TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em saúde

Por:   •  10/12/2015  •  Seminário  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Estágio em Saúde Pública[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]

Foi dado o primeiro passo em um estágio de 834 horas no total, pelo qual construiremos nosso conhecimento em saúde pública, ao longo do curso de odontologia. O estágio foi realizado em Itajaí/SC, na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) no bairro Cordeiros. O propósito alcançado foi integrar o ensino teórico com a prática diária em saúde, na qualidade de cirurgião dentista

O Portfólio será apresentado, de acordo com o plano de ensino da matéria; a associação entre os conhecimentos obtidos estarão divididos em 4 momentos:

Quanto às expectativas da disciplina:         

Inicialmente, encarei o estágio sem saber direito o que esperar, me vi em um desafio, no qual haveria interação entre a teoria e a prática, sendo uma oportunidade para entender como acontece a assistência integral a saúde e qualidade de vida ao ser humano.

Para iniciar, seguem os princípios do Sistema Único de Saúde

INTEGRALIDADE

É o princípio pelo qual as ações de saúde terão uma abordagem integral e contínua do indivíduo e da coletividade no contexto familiar e social, englobando atividades de promoção de saúde, prevenção e vigilância de riscos, danos e agravos, concomitantes com as ações de assistência e reabilitação.

EQUIDADE

Este princípio estabelece que o poder público deva promover a atenção à saúde para toda a população e de forma equânime, considerando as diferenças individuais e de grupos populacionais específicos. Portanto, os investimentos serão maiores para aqueles que mais necessitam, adequando a oferta de serviços aos princípios da justiça social.

DESCENTRALIZAÇÃO/REGIONALIZAÇÃO

Por este princípio as decisões técnicas e de gestão levam em consideração as questões locais de saúde, ou seja, instancias decisórias mais próximas a população usuária. A descentralização se viabiliza através do fortalecimento e qualificação das Regionais de Saúde.

HIERARQUIZAÇÃO

Princípio que estabelece a forma de integração e articulação dos serviços de atenção b ásica com os demais níveis do sistema SUS, garantindo que a porta de entrada seja a unidade básica de saúde.

HUMANIZAÇÃO

Este princípio operacionaliza o desenvolvimento das ações promotoras de saúde a partir da troca e construção de saberes baseadas na val particularidades dos diversos atores sociais.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Princípio pelo qual se garante a participação da comunidade nas decisões que definem as prioridades e diretrizes da gestão dos serviços de saúde através instâncias constituídas, socializando o conhecimento do processo saúde sistema de saúde.

ACESSIBILIDADE

É a adequação das características dos serviços e dos recursos de saúde para facilitar o seu acesso pelos usuários.

RESOLUTIVIDADE

É a capacidade de oferta de um atendimento eficiente e efetivo, preferencialmente na atenção básica; ou a garantia de encaminhamento para um serviço de maior nível de complexidade.

CIDADANIA

Conjunto de direitos e deveres que permite a pessoa participar ativamente da vida política, econômica e social do governo de seu povo.

Entendendo a complexidade e o contexto no qual a assistência à saúde pública se organiza, é possível formular uma política de gestão na saúde, procurando atingir a ação ideal para atendimento da população, garantir o acesso e todos e resolver os seus problemas de saúde.

Itajaí

A rede de saúde e serviços conveniados com o SUS, através da Secretaria Municipal de Itajaí, presta serviços a população como: consultas médicas e tratamentos, atendimentos de enfermagem, visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, exames de laboratório, como ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia e tomografia, entre outros. Itajaí criou um serviço de entrega gratuita de remédios nas casas dos pacientes.

A estrutura da Secretaria Municipal de Saúde está dividida em: Diretoria de Atenção a Saúde; Diretoria de Vigilância Epidemiológica; Diretoria de Vigilância Sanitária; Diretorias e Setor Administrativo; Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas; Unidades de Atendimento a População; Unidades Farmacêuticas e Assistenciais.

Para definir o plano municipal de saúde de Itajaí, foi feito uma análise situacional, contemplando todos os índices relacionados à aspectos demográficos e socioeconômicos; aspectos epidemiológicos; sistema municipal de saúde de Itajaí = Dados que são chamados de INDICADORES DE SAÙDE.

Indicadores de saúde

"Indicadores de saúde são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo" (Rouquayrol, 1993). 

Considerando-se os serviços de saúde em geral, é possível empregar indicadores que analisem as várias dimensões da qualidade propostas por Donabedian (os sete pilares) - eficiência, eficácia, efetividade, otimização, aceitabilidade, legitimidade e eqüidade. O enfoque tradicional considera principalmente a estrutura, objeto muito mais fácil de ser caracterizado, avaliado e medido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (229.8 Kb)   docx (282.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com