TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Cronobiologia Para as Ciências

Por:   •  21/8/2018  •  Bibliografia  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Importância da Cronobiologia para a para a agricultura, para a pecuária e para as ciências médicas.

        

        A Cronobiologia é uma ciência que estuda os fenômenos biológicos que ocorrem em determinado período, podendo ou não ter uma correspondência temporal com ciclos ambientais, como dia e noite e os ciclos de marés. Esses fenômenos são chamados de ritmos biológicos e podem ter diferentes frequências. 

        Como consequência do funcionamento deste relógio, todos os organismos têm oscilações em suas funções, tanto no que se refere aos parâmetros bioquímicos, fisiológicos, como de conduta. Por tanto, os valores destas variáveis vão se repetir periodicamente a cada certo tempo. A ritmicidade é deste modo, uma das propriedades fundamentais dos seres vivos, permitindo a antecipação de mudanças ambientais e consequentemente maximizando a sobrevivência e a aptidão.

        Isto garante que processos bioquímicos ocorram em seu nicho temporal ótimo. Conforme a complexidade dos organismos aumenta, os relógios biológicos também se tornam mais complexos para governar tudo: de processos fisiológicos de vegetais ao controle de comportamentos complexos. No geral, os organismos obedecem esse sistema de tempo que foi selecionado durante anos de evolução e que é o pré-requisito mais importante para a manutenção de um desenvolvimento orgânico equilibrado e saudável

Agricultura e Pecuária

        Nestes ramos, a cronobiologia é de importância fundamental para o desenvolvimento deste tipo de produção. Por exemplo: saber os períodos do ano e localidades do país onde chove mais, onde tem maior e menor temperatura; podem ajudar o produtor a fazer melhores escolhas, se preparar para períodos críticos, escolher o que é melhor para ser plantado em sua região, melhores períodos de plantação e colheita, períodos onde vai haver maior ou menor disponibilidade de água para plantas e animais, etc.  Saber sobre hábitos diários (alimentação, hora em que costumam dormir, acordar...)  dos animais de criação também é de grande importância, pois assim o produtor tem maiores resultados positivos e os animais têm suas necessidades atendidas.

Ciências médicas

        É pela falta de sincronia que os cronobiologistas explicam as doenças. Exemplo: caso de trabalhadores noturnos, cujos ritmos não se invertem, e, consequentemente, poderiam ter uma estimativa de vida quase 10 por cento menor do que os outros”. Um dos objetivos da cronobiologia é aplicar o conhecimento dos ritmos ao estudo do desempenho humano, orientando as empresas no sentido de aproveitar os picos de disposição dos funcionários e, em compensação, admitir menor produção nos horários em que os ritmos caem.

        A área talvez mais quente de atuação da cronobiologia se refere ao uso de medicamentos. Drogas têm efeitos diferentes conforme o momento do dia. Assim, em vez de acreditar que o ideal seria manter uma droga em níveis constantes na corrente sanguínea até o final do tratamento, baseados em pesquisas, os cronobiologistas apostam na teoria da dose certa no momento certo: as anestesias locais, por exemplo, durariam o dobro do tempo se aplicadas entre 13 e 15 horas, quando deveriam ser marcadas as cirurgias mais longas. A cronobiologia é recente demais para que todas as suas descobertas sejam aceitas sem discussão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com