TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tecido Ósseo

Por:   •  13/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.574 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

  1. O tecido ósseo é constituído por diferentes tipos de células e por sua matriz extracelular. Descreva as células e a constituição da matriz óssea.

O tecido ósseo é formado por algumas células, sendo elas:

a) Osteócito: localizada no interior da matriz óssea, ocupam as lacunas que se comunicam por canalículos. A função destas células é que elas são essenciais para a manutenção da matriz óssea, porém ela não secreta a matriz.

 b) Osteoblasto: localizam-se nas superfícies ósseas lembrando o epitélio simples. A função delas é a síntese da parte orgânica da matriz óssea (colágeno tipo I, proteoglicanas e glicoproteínas). Quando o osteoblasto fica aprisionado pela matriz, é chamado de osteócito.

c) Osteoclasto: são células móveis, gigantes e muito ramificadas podendo conter de 6 até mais 50 núcleos. Tem origem na medula óssea e quando chegam no tecido ósseo essas células se unem formando osteoclastos multinucleados. Sua função está relacionada com a reabsorção óssea, secretando íons H+, colagenases e outras hidrolases para digerir a matriz orgânica e dissolver os cristais de sais de cálcio. Já a matriz óssea apresenta uma parte inorgânica e uma parte inorgânica. Na parte orgânica podemos encontrar íons fosfato, cálcio e em menor quantidade, bicarbonato, magnésio, potássio e sódio. O cálcio e o fósforo formam cristais de hidroxiapatita hidratado, o que facilita a troca de íons entre o cristal e o líquido intersticial. A parte orgânica, por sua vez, é formada por fibras colágenas: colágeno tipo I e pequena quantidade de proteoglicanas e glicoproteínas. A associação hidroxiapatita com as fibras colágenas é responsável pela dureza e resistência do tecido ósseo.

  1. O osso, exceto na região das articulações sinoviais, é recoberto na sua faze externa por um tecido conjuntivo denso. Que nome recebe esse tecido e qual a sua importância para o osso?

Esse tecido é chamado de periósteo. Sua camada superficial contém, principalmente, fibras colágenas e fibroblastos. Já sua porção profunda apresenta maior celularidade, com células osteoprogenitoras, que se multiplicam e diferenciam-se em osteoblastos. A função do periósteo está relacionada com a nutrição do tecido ósseo e fornecimento de novos osteoblastos para crescimento e reparo ósseo.

  1. Explique o que são fibras de Sharpey

As fibras de Sharpey são feixes de fibras colágenas do periósteo. Elas são responsáveis por prender o tecido ósseo a periósteo.

  1. Explique o mecanismo de reabsorção óssea e os hormônios que influenciam esta atividade.

O mecanismo de reabsorção óssea está relacionado com a ação dos osteoclastos. A atividade desta célula é coordenada principalmente pela calcitonina (tireóide) e paratormônio (paratireóide). Ocorre transferência de enzimas lisossomais e íonshidrogênio para zona circunferencial clara. Depois, ocorre a acidificação, que promove a dissolução mineral e a atuação das enzimas hidrolíticas lisossomais. Assim, tem-se a remoção da matriz, que é capturada pelo citoplasma dos osteoclastos, onde ocorre a digestão e transferência de produtos para capilares sanguíneos.

  1. Diferencie osso primário de osso secundário.

Osso primário é o primeiro tecido ósseo que aparece no organismo. É pouco frequente no adulto, aparecendo somente nas suturas dos ossos do crânio, nos alvéolos dentários e em alguns pontos de inserção de tendões. Suas fibras colágenas não apresentam organização definida e há menor quantidade de minerais e maior número de osteócitos em relação ao secundário.

Osso secundário já é encontrado no adulto em maiores quantidades. Sua principal característica é que suas fibras colágenas estão organizadas em lamelas, que são paralelas ou dispostas em camadas concêntricas em torno de canais. Apresenta, também, lacunas com osteócitos entre as lamelas ósseas e a matriz está mineralizada entre grupos de lamelas.

  1. O que é sistema de Havers? E sistema de Volkmann? Qual a importância desses sistemas?

O sistema de Havers é característico da diáfise dos ossos longos. É um cilindro longo paralelo à diáfise, formado por 4-20 lamelas concêntricas, e no seu centro passam vasos e nervos. Os canais de Volkmann são canais de comunicação do sistema de Havers com canal medular e a superfície externa do osso, esses canais atravessam as lamelas ósseas. Eles são canais transversais à diáfise, e por isso são importantes para que ocorra uma comunicação vascular e nervosa entre as estruturas.

  1. Explique o processo de ossificação intramembranosa e endocondral.

A ossificação intramembranosa ocorre em membranas do tecido conjuntivo e forma os ossos do crânio. Essa ossificação contribui no crescimento de ossos curtos e crescimento em espessura dos ossos longos.

 Etapas:

  • Formação do centro de ossificação primária, onde ocorre o início do processo de ossificação na membrana conjuntiva.
  • Diferenciação de células mesenquimatosas, que se transformam em grupos de osteoblastos.
  •  Síntese de osteóide, que é a matriz não mineralizada. Forma-se uma malha de espículas e trabéculas com superfície coberta pelos osteoblastos. Ocorre a mineralização, depois o englobamento dos osteoblastos e por fim, a formação dos osteócitos.
  •  Infiltração de vasos sanguíneos e células mesenquimatosas indiferenciadas, formarão a MO entre as traves ósseas.

A ossificação endoncondral é anatomicamente semelhante a peça que será formada, mas de tamanho menor. É importante na formação de ossos curtos e longos. Essa ossificação é formada por dois processos:

  • Formação do molde de cartilagem Hialina em miniatura. Essa cartilagem sofre modificações e causa a hipertrofia dos condrócitos. A matriz cartilaginosa se reduz a finos tabiques. Ocorre a mineralização e a morte dos condrócitos por apoptose.
  •  A cartilagem em início de calcificação serve de esqueleto estrutural. As cavidades ocupadas previamente por condrócitos calcificados são invadidas por capilares sanguíneos e células osteogênicas. Estas se diferenciam em osteoblastos, que depositam a matriz óssea sobre a cartilagem calcificada.

  1. Caracterize e diferencie os três tipos de células musculares quanto: á forma da célula, número e posição dos núcleos, localização no organismo, controle do movimento, presença de estrias transversais e capacidade de regeneração.

  • Músculo Estriado Esquelético:

 - Feixes de células cilíndricas muito alongadas e multinucleadas.

-Estriações transversais

-Fibras orientadas de forma paralela

- Contração rápida e vigorosa – controle voluntário.

-Apresenta pequena capacidade de regeneração.

  • Músculo Estriado Cardíaco:

-Rede de fibras anastomosada

-Estrias transversais

-Células alongadas com um núcleo e ramificações (discos intercalares)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (593.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com