TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política e Planejamento em Saúde

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Política e Planejamento em Saúde

         

  • Objetivos do jogo: 

    O objetivo desse game é:
    Interagir com a turma, utilizando o método de competição entre os participantes, testar os conhecimentos sobre a máteria do SUS – Atualidades e fixar a mesma.

Dessa forma, acreditamos ser uma excelente maneira de ajudar os alunos a guardarem o conteúdo para exercícios avaliativos futuros.

  • Desenvolvimento:

    Faremos uma espécie de tabuleiro humano.
    Será colocado um emborrachado EVA no chão, para que forme um caminho, como se fossem “casas” para que os participantes avancem, retrocedam ou fiquem no lugar de origem.
    A turma será divida em grupos. Desses grupos, apenas uma pessoa irá participar do game, ou seja, o grupo deverá selecionar aquele que representará a equipe. Entretanto, o grupo poderá ajudar seu colega escolhido.
    Feito isso, cada participante ficará na linha inicial da sua “casa”. Nossa apresentadora (aluna que fará as perguntas) ficará com a folha contendo as perguntas e respostas elaboradas por nosso grupo. Assim que ela fizer a pergunta, o participante que souber a resposta deverá levantar a mão o mais rápido que conseguir para que tenha a chance de responder. Se ele acertar ele avança uma casa, se não acertar continua na sua posição. Se o participante já estiver andado algumas casas e depois de determinada pergunta ele errar, deverá então voltar uma casa.
    Assim será feito, até que um dos participantes chegue ao final.
    Lembrando que para cada pergunta, será dado um tempo limite de um minuto.










  •  Perguntas e Respostas:

    1) Quem são os responsáveis pelo financiamento do SUS?
    R: A Tripartite. Ou seja, Governo Federal, Estadual e Municipal.
    2) Quais são os princípios organizativos do SUS?
    R: A participação popular, regionalização e hierarquização, descentralização e comando único.
    3) Quais são as principais diretrizes e princípios do SUS?
    R: Hierarquização, regionalização, descentralização, universalidade, integralidade e equidade.
    4) Diferencie Equidade de Igualdade.
    R: Igualdade prima por estabelecer situações idênticas para todas as pessoas e situações. Já a equidade, prima por analisar justa e imparcialmente cada caso, para que não haja desigualdades e injustiças.
    5) Explique o princípio de descentralização do SUS.
    R: Redistribuição de responsabilidade das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, colocando o responsável pela ação de saúde mais próximo do que ocorre.
    6) Como sabemos, o SUS possui princípios doutrinados e diretrizes. A regionalização é um deles. Defina regionalização.
    R: Trata-se da distribuição espacial de serviços de saúde, de qualquer nível de complexidade, organizados para atender à população de uma determinada região. Entretanto, isso não significa apenas distribuir os serviços espacialmente, mas também organizá-los com o indispensável suporte técnico e de recursos humanos, com suficiência de recursos e poder decisório, definido sempre de acordo com as necessidades da região.
    7) Existe ainda o SUS quase invisível que participa do cotidiano de todos nós.
    Quais ações proporcionadas pelo SUS está presente no dia a dia?
    R: Além de previnir doenças e epidemias, garante a qualidade da água que bebemos, dos alimentos e medicamentos que consumimos, das lentes que são colocadas em nossos óculos, das condições em que trabalhamos, de inúmeros aspectos da qualidade de vida.  

    8) Cite 3 objetivos da Regionalização.

1) Garantir acesso, resolutividade e qualidade às ações e serviços de saúde, cuja complexidade e contingente populacional transcendam a escala local/municipal;

2) Garantir o direito à saúde, reduzir desigualdades sociais territoriais e promover a equidade, ampliando a visão nacional dos problemas, associada à capacidade de diagnóstico e decisão loco-regional, que possibilite os meios adequados para redução das desigualdades no acesso às ações e serviços de saúde existentes no país;

3) Garantir a integralidade na atenção à saúde, ampliando o conceito de cuidado à saúde no processo de reordenamento das ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação com garantia de acesso a todos os níveis de complexidade do sistema;

4) Potencializar o processo de descentralização, fortalecendo estados e municípios para exercerem papel de gestores e para que as demandas dos diferentes interesses loco-regional possam ser organizadas e expressadas na região;

  1. Racionalizar os gastos e otimizar os recursos, possibilitando ganho em escala nas ações e serviços de saúde de abrangência regional.


9)
O termo Prevenção tem o significado de ”antecipar, preceder”. Prevenção exige uma ação antecipada, baseada na história natural, a fim de tornar improvável o progresso posterior de uma doença. A prevenção poderá ser; Primária,secundária e terceária.
Defina uma das prevenções citadas anteriormente.
R: Primária: impedir que o processo de doença se torne
estabelecida e aumentar as resistências à doenças

       Secundária: interromper o processo da doença antes       que ela se torne sintomática;

       Terciária: limitar as conseqüências físicas e sociais de      doenças sintomáticas.


10)
 Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizando de acordo com quais diretrizes?

I - Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II - Atendimento Integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III - Participação da comunidade. 

11) Segundo a Lei Orgânica da Saúde, de setembro de 1990, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde, não é da competência do nível municipal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (749.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com