TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparacao protese fixa

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

A prótese fixa é uma área da Odontologia, que por meio de restauração parcial ou total da coroa de um dente, devolve toda a função e estética, que eventualmente foram perdidas. Com o auxilio de exames físicos, como extra orais e intra-orais bem detalhados, mais exames complementares como radiografias, podemos fazer o planejamento mais adequado para o paciente que necessita do tratamento protético. Essa fase inicial é muito importante, pois através dela poderemos dar o prognostico para o paciente, bem como planejar as sessões durante todo o tratamento.

Nesse segundo semestre de 2015, estamos participando da disciplina de Prótese Fixa III. O primeiro atendimento, foi da paciente L.D.R.C, que chegou a clinica com a necessidade, relatada pela mesma, de fazer duas próteses fixas. Segundo a paciente, os dentes em questão posteriormente apresentaram caries extensa com envolvimento pulpar. Após o tratamento endodôntico, surgiu então a necessidade da restauração coronária.

No exame extra-oral não foi observado nenhum alteração passível de anotação. No exame intra-oral foi observado:

• Dente 24 com cavidade OD;

• Dente 25 com cavidade MO;

• Diastema entre os dentes 11 e 21;

• Ausência do dente 26;

• Classe I de Angle.

Após os exames clínicos, e com o auxilio dos exames complementares radiográficos e a analise dos modelos de estudos, obtidos inicialmente, devidamente montados no ASA, foi indicado a paciente: fazer o tratamento cirúrgico (implante) do dente 26, que foi extraído por história prévia de carie, a fim de restabelecer a função perdida e também manter espaço e contato oclusal com o seu antagonista; foi indicado também fazer restaurações fixas estéticas, mais pinos intra-canais para o auxílio na retenção dessas peças, nos dentes com cavidade, o 24 e 25; e por fim, foi orientado a paciente o tratamento ortodôntico, a fim de fechar todos os diastemas presentes, principalmente entre os dentes 11 e 21.

Como todo planejamento, é importante ressaltar a necessidade de uma manutenção preventiva, já que no caso em questão, a paciente apresentou casos de lesões cariosas que comprometeram mais de um dente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com