TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO EXPANDIDO FISIOLOGIA DO MUSCULO ESQUELETICO JORGE PAGLIARINI

Por:   •  17/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO

Jorge Luis Pagliarini

04094716

Odontologia

Palavras-chave: Músculo; Esquelético; Fibras; Contração.

INTRODUÇÃO: A fisiologia do músculo esquelético tem como objetivo mostrar a organização da musculatura estriada esquelética e compreender os mecanismos envolvidos na contração muscular. Destacar as estruturas funcionais básicas e determinar as relações entre as estruturas do sistema nervoso central e o sistema muscular.

METODOLOGIA: O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental de artigos e livros com análise sobre o assunto escolhido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Estrutura: Iniciando o assunto, o músculo esquelético é composto por fibras musculares com características denominadas epimísio, fascículos, perimísio e endomísio. Tratando-se da fibra muscular, ela é envolta pelo sarcolema e composta pelas miofibrilas que contêm os filamentos contráteis de miosina e actina. (Figura 1).

[pic 1]

Figura 1

As fibras colágenas são responsáveis pela grande resistência e trações durante as contrações e fibras tendinosas para a formação dos tendões, fixados aos ossos.

Na linha longitudinal do músculo esquelético, encontram-se duas faixas intercaladas: Banda I (filamentos de actina) e Banda A (filamentos de miosina com ou sem sobreposição de filamentos de actina). No meio da Banda I, encontra-se a Linha Z, responsável pela conexão dos filamentos de actina e miofibrilas vizinhas. No centro da Banda A, encontra-se a Linha H ou disco de Hansen, onde contêm somente filamentos de miosina. Já o sarcômero é a região compreendida entre duas linhas Z consecutivas. (Figura 2).

[pic 2]

Figura 2

Os filamentos grossos são longos polímeros de miosina. As cabeças dos filamentos de miosina têm um sítio de ligação à actina e um sítio catalítico com atividade ATPase, a qual quebra trifosfato de adenosina (ATP), fornecendo energia necessária para o processo de contração muscular. Os filamentos finos são formados por actina, tropomiosina e troponina. A tropomiosina e a troponina têm funções importantes na regulação do processo de contração e relaxamento muscular.

Acoplamento excitação-contração muscular

Na unidade motora, cada neurônio se ramifica para ativar determinadas fibras musculares (que abrigam os receptores nicotínicos, por meio da liberação de acetilcolina), e quando esse motor neuromuscular é ativado, essas fibras encolhem. O músculo estriado esquelético é estimulado por esses neurônios motores na placa motora (terminal axonal + sarcolema).

Na contração muscular, o Ca²+ liga-se a troponina, assim os sítios de ligação para a miosina, na actina, são expostos. As cabeças de miosina conectam-se a actina e fazem movimento de rotação e desconectam-se às custas do ATP. O ciclo prossegue enquanto Ca²+ e ATP estiverem presentes. (Figura 4). No relaxamento, o Ca²+ é sequestrado pelo retículo sarcoplasmático e os sítios de ligação para miosina na actina são cobertos por troponina. Esses processos são descritos na Teoria das Pontes Cruzadas. (Figura 5)

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Figura 5

Sistemas geradores de energia no músculo esquelético

-Vias oxidativas

-Vias glicolíticas

-Sistema creatina-fosfato

Tipos de fibras musculares

  • Fibras vermelhas ou L (Tipo1) = Aeróbica
  • Contração lenta e sustentada.
  • Alta concentração de mioglobina (Vermelha)
  • Resistente a fadiga.
  • Exercícios de longa duração
  • Fibras brancas = Anaeróbica

  • Alta capacidade para contrair rapidamente
  • Gera movimentos rápidos e poderosos
  • Fibras brancas tipo IIb: Depende exclusivamente da glicose anaeróbica. Fácil fadiga.
  • Fibras brancas intermediárias tipo IIa: Utilizam primeiro a via oxidativa aeróbica (glicose e fosfocreatina). Moderadamente resistente a fadiga.

CONCLUSÃO: Com base na literatura analisada e no conhecimento obtido, conclui-se que o músculo esquelético é composto por fibras musculares voluntárias representadas por um neurônio mielinizado cujo neurotransmissor é a acetilcolina. No sarcômero, ocorre a contração muscular, como resultado das forças geradas pela integração de proteínas que requerem energia na forma de ATP. A despolarização do sarcolema e dos túbulos T promove a liberação de Ca++ do retículo sarcoplasmático para o sarcoplasma que é o principal fator da contração. A contração ocorre por modificações de conformação das miofibrilas gerada pela presença do Ca++. Energia é necessária para o movimento das cabeças da miosina, para o desligamento da miosina com a actina, para bombear o Ca++ para o retículo sarcoplasmático e para a restauração do Na++ e K ++ no meio intra e extracelular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (384.4 Kb)   docx (277.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com