TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Único de Saúde o SUS

Por:   •  14/10/2019  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO

Implementando o cuidado em Rede

Atuação em Base Territorial

Prof. tutor: Selma Almeida de Jesus

Danila Silveira Vazquez

São Bernardo do Campo ´- São Paulo

Abril de 2019

Seguindo os princípios do SUS da, Universalidade, Equidade e Integralidade os quais são definidos: Universalidade; saúde como um direito de cidadania.

                                   Equidade; assegurar a disponibilidade da oferta dos serviços de saúde, considerando-se as diferenças entre os diversos grupos de indivíduos.

                                    Integralidade; considerar a pessoa como um todo, partindo do princípio de que as ações de saúde devem atender a todas as suas necessidades. Os princípios organizativos fundamentam o processo de gestão.

Sendo assim, seguindo as normas do SUS como D. Clotilde é uma paciente gestante ela deveria por lei ter seus direitos como gestante assegurado e ter prioridades no atendimento na USF (Unidade de Saúde da Família), mais próxima de sua casa para as consultas de pré-natal Natal. Odontologia, nutrição e psicologia, e não deixa-la no sistema de regulação de atendimento. Como ocorreu um imprevisto e a paciente passou mal e precisou ser atendida de urgência e as USF, não atendem urgências a paciente foi encaminhada a um hospital, mais próximo, visando assegurar uma vaga na maternidade e gostando, do modo como foi atendida, D. Clotilde optou por continuar suas consultas no hospital, onde ela poderia ser beneficiada com passagens de transportes públicos gratuitas para o Pré Natal como a lei 5090/09, assegura este direito pois a paciente. Quanto a vitamina teríamos duas opções: primeira o médico deveria saber quais os medicamentos se encontram na farmácia da USF, e a segunda seria a paciente retornar a uma consulta para mudança da receita, ou até mesmo fracionar a vitamina.

Após o parto onde a paciente perderia o beneficio da gratuidade das passagens , através das orientações da Assistente Social  D. Clotilde deveria ter o beneficio do bolsa família , pois a mesma possui cinco filhos menores de idade , ela e seu cônjuge estão desempregados , com isso ela conseguiria pagar as passagens para suas e de seu recém nascido filho para futuras consultas. E onde D. Clotilde deveria ser orientada a entrar no planejamento familiar, para que a paciente seja instruída e orientada para opções de prevenções de gravidez ou até mesmo uma cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com