TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE REABERTURA DOS IMPLANTES

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

TÉCNICAS DE REABERTURA DOS IMPLANTES                                      Bianca T.S.F. 2018.2

Vocês já viram a parte de planejamento, a parte cirúrgica propriamente dita, já vimos também sobre componentes, confecção da prótese. E vcs viram que uma das etapas, que em alguns casos, o paciente precisa passar, que seria o segundo tempo cirúrgico é a reabertura.

O que é a reabertura? É a etapa feita antes de iniciar a etapa protética. Antes de reabrir, tem que esperar o período de osseointegração. Qual seria o menor tempo de osseointegração? Antes era de 3 a 6 meses, mas aí evoluiu, houve uma melhoria principalmente no tratamento de superfície do titânio e aí abreviou o tempo de osseointegração. Tem implantes hoje que osseointegra em até 4 semanas.

Hoje também existe a possibilidade de trabalhar com carga imediata, vc coloca o implante e depois já pode colocar uma coroa provisória ou uma prótese total provisória (que a gente chama de protocolo).

E existe uma terceira possibilidade que hoje se trabalha muito também, é de imediatamente na colocação do implante, já se fazer a instalação do cicatrizador, em vez de colocar o tapa-implante coloca logo o cicatrizador e não precisa fazer a reabertura depois.

Perguntam se a carga imediata logo após o implante não vai prejudicar, ele explica que não vai deixar com uma oclusão muito carregada em cima, vai deixar em infraoclusão, e ele também diz que a carga vai ser distribuída em várias regiões.

De 4 semanas a 3 meses é o tempo que se espera hoje pra se iniciar efetivamente a parte protética definitiva.

Alguns autores desenvolveram a técnica de instalação de implantes osseointegrados, vai levar um tempo de espera maior pq não existiam estudos a longo prazo que comprovassem que aquele implante já poderia receber cargas funcionais. Então havia um cuidado em esperar por um tempo maior e começaram a ver que tinha muito sucesso, a maioria dos implantes colocados davam certo e aí começaram a diminuir o tempo, melhorar a qualidade dos implantes; e hoje já se tem condições de esperar um tempo mínimo e já poder trabalhar em cima desse implante.

Dentro dessa evolução dos implantes, pode-se imediatamente instalar um cicatrizador (ele mostra um que é largo, numa área de 1º molar).

Existem implante estreitos, regulares e largos (os cicatrizadores são de acordo com os implantes). Dependendo da indicação.

Quando se faz um protocolo de carga imediata, você precisa trabalhar com 4-5 implantes na mandíbula e 5-6 implantes na maxila. E aí num prazo de até 15 dias após os implantes já tem que estar parafusando a prótese que vai ser apoiada em cima desses implantes.

Hoje, trabalha-se com o conceito de enxertias? Pq? Pq a preocupação estética é muito maior do que era no início da implantodontia. Hoje, os implantes são muito indicados em situações de perdas anteriores, em pacientes que tiveram trauma, alguma situação de perda óssea, de remodelação ou reabsorção óssea consequentemente se não tem osso não tem tecido mole. É preciso, muitas vezes, ou previamente ao implante ou no ato de instalação do implante fazer algum tipo de enxertia (regeneração tecidual ou óssea) pra que tenha resultados estéticos previsíveis.

Biótipo ou fenótipo gengival: fino, grosso, espesso, intermediário. O fenótipo gengival vai ter influência na estética da coroa sobre implante e o menos favorável é o fenótipo mais fino (é o tipo que os pacientes mais tem).

Entre dente e implante qual é a distância? 1,5 – 2

Entre implantes? 3

Pq? Pq eu posso ter algum grau de reabsorção e aí vai formar uma papila entre os implantes, então tem que ter uma distância maior entre os implantes pq vai ter o tecido mole se formando aí.

Qual o menor implante que tem? 3,3 (arredonda pra 3)

Se o paciente perdeu os dois incisivos centrais inferiores, coloca 1 ou 2 implantes? Depende.[pic 1]

                       1,5 (distancia dente/implante)[pic 2]

                       1,5 (distancia dente/implante)         [pic 3]

                       3 (distancia implante/implante)

                       6 (dois implantes)

Se tiver 12 mm pode colocar 2 implantes; se tiver menos coloca só 1 implante.

E a prótese como vai ser? Coloca o implante em um dos lados e faz um cantilever, uma prótese com dois dentes apoiada em um implante.

Implante só pode se unir a implante pra fazer uma ponte. Não pode ser implante + dente pra servir como pilares.

Pode ser dente + dente OU implante + implante.

Pq? Pq o dente tem ligamento periodontal e o implante não tem; então biomecanicamente a carga vai se diferente.

Então depois da reabertura foi instalado um pilar e esse pilar foi moldado (o componente protético que molda o pilar é o transfer), e prendeu no transfer o análogo, vazou-se o modelo, que é o modelo de trabalho sobre o qual o técnico vai confeccionar a prótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com