TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioteapia no Idoso

Por:   •  6/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Curso de Fisioterapia

BRENDA P. E SILVA BRITO

ELISABETE A. D. V.

JULIANA DE OLIVEIRA CASTRO

KAREN R. COSTA LIMA

LARISSA MACEDO DOS SANTOS

MYCAELY M. DE OLIVEIRA

SAMANTA SILVERIO ROSA

 

O PAPEL DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM IDOSOS


BRENDA P E SILVA BRITO – R.A. 001201708732

ELISABETE A. D. V. – R.A. 001201708847

JULIANA DE OLIVEIRA CASTRO – R.A. 001201708717

KAREN R. COSTA LIMA - R.A. 001201709131

LARISSA M. DOS SANTOS - R.A. 001201708747

MYCAELY M. DE OLIVEIRA - R.A. 001201708749

SAMANTA S. ROSA – R.A 001201708036

 

O PAPEL DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM IDOSOS

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco, como requisito parcial para obtenção de media semestral da disciplina de Metodologia de Pesquisa e Bioética.

Orientadora: Profa. Dra. Cleonice Souza


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03

1.1 OBJETIVO        03

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        04
  1. TIPOS DE TRATAMENTO ………………………………………………………..04

2.2 PROGRAMA DE ERERCPICIOS PREVENTIVOS (PEPI)        05

  1. METODOLOGIA        06
  2. RESULTADOS ESPERADOS        07

REFERÊNCIAS        08


  1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas a população brasileira passou por muitas mudanças, uma dessas mudanças foi o aumento da expectativa de vida, gerando com isso o crescimento da população idosa.

Segundo estimativas no ano de 2025, o Brasil provavelmente terá 32 milhões de habitantes com 60 anos ou mais. O envelhecimento populacional vem entrelaçado com o aumento de doenças crônicas, degenerativas e eventos incapacitantes, dentre eles as quedas.

Atualmente os profissionais da fisioterapia atua de forma muito eficiente em programas preventivos muitas vezes trabalhando com uma equipe multidisciplinar, tendo em vista que envelhecer não é uma doença, mas quando há um declínio físico acrescentado à uma vida mal suportada, o corpo na idade mais avançada pode expressar diversas consequências.

O processo do envelhecimento trata–se de uma experiencia única e diversificada, sendo influenciado por fatores de ordem genética, biológica, social, ambiental, psicológica e cultural.  

 O idoso na maioria das vezes não sabe que pode melhorar, modificar, preservar e desenvolver um potencial, isso se dá por conta da sociedade que impôs um papel inativo e de incapacidade mas já sabemos que é possível retardar o declínio da capacidade funcional, aumentando assim a sua independência, autonomia, dando a ele qualidade e perspectiva de vida.  

1.1.  OBJETIVO

 

O principal objetivo do presente trabalho é mostrar a atuação e a importância do fisioterapeuta na prevenção da saúde do idoso, para o envelhecimento com qualidade de vida e auto independência. 


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na Fisioterapia encontramos duas áreas de atuação para a população idosa: fisioterapia geriátrica que atua nos tratamentos das doenças e nos métodos e técnicas para preveni–las e a fisioterapia gerontológica onde atua na prevenção e reabilitação do idoso.

Segundo Assis; Hartz; Valla (2004) desde a década de 1980 a promoção da saúde vem sendo incentivada internacionalmente para a pratica de programas para idosos, como uma abordagem critica da educação em saúde e prevenção;

O fisioterapeuta deve fazer uma avaliação global do idoso, contendo todos os questionamentos sobre a história de vida do paciente, englobando atividades ocupacionais, sociais, relações familiares e atividade de lazer. O fisioterapeuta conduzira essa ampla avaliação tornando possível um cuidadoso diagnóstico para traçar um plano de tratamento fisioterapêutico com condutas segundo as necessidades de cada caso.

        Para Brito e Ramos (2007), a fisioterapia procura ter como proposito basico que fundamenta a promoção de saúde manter essa longevidade com o maximo de capacidade funcional e independencia física e mental na sociedade e no meio familiar. Assim, a promoção de saúde deve ter em foco mudanças no estilo de vida do individuo o que ocasionaria uma diminuição dos risco de morte e adoecimento.

2.1. TIPOS DE TRATAMENTO

 Fisioterapia domiciliar: é um conjunto de atividades programadas e continuadas desenvolvidas em domicilio, busca a prevenção a manutenção ou a reabilitação por meio de elementos que fortaleçam os fatores benéficos ao indivíduo, o atendimento é individual e especializado, o paciente tem o conforto, comodidade, praticidade, bem-estar e economia de tempo para o paciente e cuidador.

Fisioterapia Respiratória: o seu objetivo é tornar mais eficiente e confortável a entrada e saída de ar dos pulmões e através de técnicas facilitar o carreamento e expectoração da secreção presentes nos pulmões melhorando a expansibilidade, proporcionando alivio e conforto ao paciente.

Acupuntura; é uma área da medicina chinesa que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar diferentes doenças ou provocar afeito anestésico, ela tem um papel importante no tratamento do idoso pois não tem contra indicações e possibilita a redução da quantidade de medicação e diminuindo ainda a chance de efeitos colaterais, a redução da dor, da ansiedade, do

sono e sintomas de depressão leve são alguns dos efeitos benéficos da acupuntura.

 

2.2. PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PREVENTIVOS (PEPI)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com