TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA DA ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

BIOSSEGURANÇA DA ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

A constante busca de homens e mulheres pela estética perfeita torna o ramo da beleza cada vez mais crescente no mercado. Nos últimos cinco anos, esse mercado cresceu 47% (segundo dados da ANVISA) e continua em expansão.

A expansão destes serviços no Brasil se deu a partir da década de 1990, como a vinda da crescente inserção da mulher no mercado de trabalho e o maior acesso aos meios de comunicação, que trouxeram padrões de imagem alimentados pela mídia. O resultado foi à sofisticação deste mercado que é empregador de expressiva mão de obra não necessariamente qualificada, dada à facilidade de ingressar no ramo. Com isso muitos profissionais não têm conhecimento sobre os cuidados que devem ser tomados ao realizar as atividades, desrespeitando assim as normas de Biossegurança.

A Biossegunça segundo a Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (aput Teixeira & Valle, 1996) “é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades. Sejam elas de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.

Alguns dados importantes sobre a imagem pessoal quanto à apresentação aos clientes:

 Uniforme; manter sempre limpo e estar em bom estado de uso.

 Unhas; as unhas devem estar sempre limpas e de preferência curtas.

 Maquiagem; nada de exageros, sempre pensar que você não está indo para uma festa, muitas vezes o “mais” é “menos”.

 Cremes, óleos e perfumes; cuidado para que não utilize de forma desagradável, o exagero muitas vezes pode incomodar o cliente, mesmo que para você pareça suave.

Quando se têm uma boa higiene pessoal, é difícil que bactérias e vírus possam estar presentes nos vários atos realizados no decorrer do dia-a-dia. Com isso há o aumento da autoestima dos profissionais, que se sentem mais confortáveis e confiantes em si mesmos, e no serviço que prestam aos clientes.

Etapa importante:

Na prática da biossegurança, a limpeza constitui a primeira e a mais importante etapa para a eficácia dos procedimentos de desinfecção e esterilização dos objetos. Limpar significa remover lixo, matéria orgânica e manchas, e inclui escovar, limpar, lavar ou esfregar com água contendo sabão ou detergente. A biossegurança objetiva anular, ou pelo menos, minimizar os riscos de infecção, portanto materiais utilizados nos procedimentos devem ser higienizados, quando não o fazemos, seria o mesmo que admitir que cada vez que um cliente fosse atendido, ele teria grande possibilidade de entrar em contato com microrganismos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com