TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica e cosmética

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.610 Palavras (39 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 39

1 INTRODUÇÃO

Gartner (2007), explica que as células são unidades funcionais básicas encontradas em organismos complexos. As células que estão relacionadas entre si, ou que possuem alguma semelhança, se agrupam, formando os tecidos que compõe o corpo. Os tecidos também associam- se para formar os órgãos, que, por sua vez, unem- se em sistemas de órgãos. Cada sistema de órgão tem uma função especifica, e embora o corpo humano tenha mais de 200 tipos diferentes de células em sua formação, todas elas possuem características em comum, podendo assim, serem descritas de uma forma geral.

De acordo com Silverthorn (2010), o sistema músculo- esquelético dá suporte e capacidade de movimento ao corpo, já o sistema circulatório bombeia sangue pelos vasos, distribuindo materiais pelo corpo, e os sistemas nervoso e endócrino são responsáveis por coordenarem as funções do corpo.

Silverthorn (2010), também explica que devemos examinar primeiramente as partes que compõe o corpo humano, para conseguirmos entender como a fisiologia se relaciona com a anatomia humana. A fisiologia estuda o funcionamento normal do organismo vivo, enquanto a anatomia estuda a estrutura do corpo, sem dar muita ênfase as suas funções. Apesar desta distinção, não é possível separar a fisiologia da anatomia, pois a função dos órgãos e tecidos do corpo está diretamente ligada a sua estrutura.

Segundo Kavanagh (2006), o corpo humano é formado por mais de 200 ossos, com a finalidade de suporte, proteção, movimento, armazenamento e produção. Temos também os músculos que desempenham diversas funções, entre elas, as mais importantes são as de locomoção e respiração. Podemos trabalhar os músculos tanto em nível superficial quanto no nível mais profundo através da massagem, visando o relaxamento, estimulação e liberação de toxinas do corpo.

De acordo com Ribeiro (2002), a drenagem linfática tem como principal finalidade remover os resíduos metabólicos e líquidos exsudados do organismo. Por melhorar a circulação local, a drenagem linfática diminui a formação de nódulos, proporciona uma melhora da oxigenação e nutrição celular, provocando assim, uma melhora na textura e elasticidade da pele.

1.1 Objetivo

Apresentar pesquisa cientifica relativa aos temas abordados nas disciplinas do presente semestre.

Realizar revisão bibliográfica dos principais conceitos da Anatomia, Fisiologia, Biologia e Técnicas de Estética Corporal.

2 REVISÃO DA LITERATURA

De acordo com Santo (1992), a revisão da literatura tem como finalidade evitar a duplicação de esforços, ela nos permite verificar se outros autores já obtiveram respostas e explicações para o que estamos buscando. Através da revisão da literatura, é possível ter uma visão melhor sobre o assunto, e nos sentirmos mais seguros sobre a pertinência da metodologia empregada.

2.1 Células: suas organelas e funções.

Thibodeau e Patton (2002) contam em sua obra que o corpo humano é muito complexo, ele é formado por mais de trilhões de células de diferentes formas e tamanhos, e que as células são as menores unidades estruturais dos seres vivos, já que seu tamanho é microscópico.

Segundo Cohen e Wood (2002), as células começaram a ser estudadas cientificamente após a invenção do microscópio há mais de 300 anos. Para serem examinadas, normalmente são tingidas com corantes especiais, que ajudam na sua visualização.

Segundo Karp (2005), as células são muito complexas em termos de organização e consistência, quanto mais complexas forem suas estruturas, maior será a quantidade de partes que a compõe. Cada parte que compõe a célula tem sua localização especifica dentro dela, não permitindo assim, que haja erros nas interações entre as partes, e aumentando a regulação e o controle exercido para manter o sistema.

De acordo com Thibodeau e Patton (2002), a célula é formada pela membrana plasmática, encontrada em todas as células, independente de sua forma ou tamanho, por um pequeno corpo circular ao qual chamamos núcleo, pelo citoplasma, substancia que só pode ser encontrada nas células, e por numerosas estruturas denominadas organelas.

Membrana Plasmática- De acordo com Tortora e Derrickson (2012), a membrana plasmática é composta por lipídeos e proteínas, além de possuir uma bicamada, onde encontra- se fosfolipídeos, colesterol e glicolípideos.

Segundo Applegate (2012), toda célula possui uma membrana plasmática. A membrana reveste a célula, separando o liquido extracelular do liquido intracelular, mantendo assim a integridade celular. Ela tem a capacidade de escolher o que entra e o que sai da célula, característica chamada semipermeabilidade ou permeabilidade seletiva, ou seja, algumas substâncias podem passar por ela, enquanto outras não.

Thibodeau e Patton (2002) explicam que a troca de substancias entre a célula e o meio, é determinada por dois tipos de transportes, o transporte ativo, que é aquele em que há necessidade de energia celular para que as substâncias se movam de um local de baixa concentração, para um local de alta concentração, ou seja, a célula gasta energia para que ocorra essa troca. E o transporte passivo, que é aquele em que não há a necessidade de energia celular, a célula não gasta energia, para que uma substancia se mova de um local de alta concentração, para um local de baixa concentração.

Núcleo- De acordo com Zorzi (2010), o núcleo celular é um pequeno corpo que fica imerso no citoplasma, normalmente fica no meio da célula. Ele é o responsável por guardar as informações genéticas, que são armazenadas por meio de um código molecular, o código genético.

Applegate (2012), explica que uma dupla camada de membrana nuclear envolve o núcleo, separando o citoplasma do nucleoplasma, parte fluida encontrada dentro do núcleo.  

Envelope nuclear- Segundo Marieb e Hoehn (2009), o envelope nuclear é uma barreira que delimita o núcleo, é formado por uma membrana dupla. A parte externa desta membrana é continua com o RER, com ribossomos associados a sua face. A parte interna é revestida de lâmina nuclear, responsável por manter a forma do núcleo e organizar o DNA nuclear. O envelope nuclear, nada mais é que uma membrana que envolve o núcleo, e assim como as outras membranas, também possui permeabilidade seletiva, porém, as substâncias passam com mais facilidade por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)   pdf (300.1 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com