TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da Família no Desenvolvimento de Crianças com Deficiência

Por:   •  14/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Inclusão escolar e educação de pessoas com deficiência

Nesse tópico abordaremos os princípios que guiam a Educação Inclusiva no Brasil e no Mundo. Você deve questionar-se sobre a viabilidade desse processo dentro da realidade brasileira, assim como, deve entender a partir da leitura realizada que esse é um processo de busca pela igualdade de direitos de pessoas com e sem deficiências, sendo esses direitos assegurados pelo Ministério da Educação.

É importante considerarmos que o acesso à educação para indivíduos com Deficiências foi um processo lentamente conquistado. Inicialmente a Segregação era predominante por se considerar que o atendimento seria melhor se as pessoas com deficiência fossem atendidas em ambientes separados. Até a década de 1970 a Educação especial constitui-se como um sistema paralelo ao sistema educacional geral. Havia a crença de que a segregação produziria melhor atendimento aqueles impedidos de acessar o ensino comum ou incapacitados de acompanhar o ensino regular.

Algum marcos políticos como as Guerras Mundiais foram essenciais para produzir mudanças ideológicas sobre as deficiências, como, por exemplo, as mutilações produzidas trouxeram a necessidade de se criar estratégias para tratar os sobreviventes da guerra e pensar sobre a necessidade de Reabilitação.

Outros questionamentos como o fracasso escolar e avaliação das escolas de Educação Especial fizeram repensar sua posição. Educação Especial passou a produzir poucas expectativas de desenvolvimento dos alunos e dificuldades de integração social posteriores. Movimentos de igualdade social passaram a buscar os direitos das minorias para sua integração na sociedade. O avanço científico da época promoveu a produção de novas formas de ensino a pessoas que anteriormente não haviam sido consideradas nem sequer educáveis. Houve também ampliação dos valores sociais de igualdade.

Dentre os principais princípios de Educação Inclusiva estão:

  1.  Rede de Apoio: Funcionários; professores; Diretores Parcerias com a comunidade – vizinhos, familiares pais; irmãos e outras pessoas que a criança convive no meio em que está inserida.
  2. Transporte especial. 
  3. Consulta cooperativa: diferentes profissionais trabalham juntos para planejar e implementar programas para diferentes alunos em ambientes integrados. 
  4. Aprendizagem cooperativa: alunos com diferentes características e interesses podem atingir níveis de desempenho não esperados.
  5. Instrução multinível: diferentes maneiras de desenvolver a atividade e de oferecer instruções. 

Ganhos apresentados pela literatura na defesa do Ensino Inclusivo:

  •  Benefícios para todos os alunos: As crianças aprendem umas com as outras; desenvolvem-se para cuidar umas das outras, reafirmando valores e atitudes relacionadas à inclusão. Pesquisas mostram que alunos com diferentes NEE’s aprendem mais em ambientes integrados que em ambientes segregados quando há apoio e experiências educacionais adequados. 
  • Atitudes Positivas: em relação aos alunos com deficiência ajudam no desenvolvimento de amizades e o trabalho com colegas.
  • Ampliação da sensibilidade e compreensão das diferenças.
  • Ganhos nas habilidades acadêmicas e sociais: Aprendizagem de habilidades acadêmicas; Habilidades de vida diária (comer de forma independente; tomar banho; Lavar as mãos; escovar os dentes; se vestir; ir ao banheiro sem ajuda);
  • Habilidades sociais: Empatia; Assertividade; Cooperação e Civilidade. (Pedir, por favor; dizer obrigado; dizer e aceitar “não”; pedir para brincar; fazer perguntas para a professora.)
  • Preparação para a vida em comunidade: Quanto mais tempo se passa em ambientes inclusivos melhor é seu desempenho nos âmbitos educacional, social e ocupacional. Pais falam do maior ajustamento de seus filhos para sua vida! Possibilidade de atuar em situações complexas.

Dentro dos princípios de Educação Inclusiva estão:

A) Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

B) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.

C) Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com