TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme: O Primeiro Mentiroso .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “O Primeiro Mentiroso” conta a história de Mark, um roteirista de cinema falido que vive em um mundo onde só são ditas verdades e, onde os habitantes simplesmente falam aquilo que vem a cabeça sem se quer raciocinar sobre isso. Em um momento de necessidade, Mark diz “algo que não existe” e, isso modifica sua vida, fazendo-o desfrutar dos prazeres e desprazeres da mentira.

Sendo a sociedade atual repleta de juízo de valor, julgando acontecimentos, atitudes e pessoas como certas ou erradas, à mentira é condenada como algo errado praticado pelo ser humano, mas se sabemos que a mentira é algo errado de se fazer, por que ainda mentimos?

Segundo BARBOSA et al. (2010), o ser humano mente por motivos como falha na educação, má índole, conquistar algo e, também, para prevenir um mal como no exemplo a seguir utilizado pelo professor de literatura na Universidade Estadual do Rio de Janeiro:

“Um homem fugia de uma quadrilha de bandidos violentos quando encontrou, sentado na beira do caminho, o profeta Maomé. Ajoelhando-se à frente do profeta, o homem pediu ajuda: essa quadrilha quer o meu sangue, por favor, proteja-me! O profeta manteve a calma e respondeu: continue a fugir bem à minha frente, eu me encarrego dos que o estão perseguindo. Assim que o homem se afastou correndo, o profeta levantou-se e mudou de lugar, sentando-se na direção de outro ponto cardeal. Os sujeitos violentos chegaram e, sabendo que o profeta só podia dizer a verdade, descreveram o homem que perseguiam, perguntando-lhe se o tinha visto passar. O profeta pensou por um momento e respondeu: falo em nome daquele que detém em sua mão a minha alma de carne: desde que estou sentado aqui, não vi passar ninguém. Os perseguidores se conformaram e se lançaram por outro caminho. O fugitivo teve a sua vida salva.”

A partir desse conto árabe, é possível refletir sobre as consequências da mentira que pode até ser usada para proteger alguém, mas que é muito usada, também, para beneficio próprio ou para prejudicar o outro e, na maioria das vezes, o ser humano acaba se enrolando na própria mentira e fazendo isso com tanta frequência que passa a ser desacreditado por quem está a sua volta, pois mente tanto que quando fala a verdade ninguém acredita. Quando paramos para refletir sobre a mentira e a verdade, percebemos também que pensamos muito mais para mentir do que para dizer a verdade, pois quando falamos de verdade contamos o que aconteceu e da forma que aconteceu, mas quando contamos mentiras precisamos pensar muito mais para que seja possível convencer alguém do que estamos falando.

No caso do filme que acontece em um mundo onde todos falam o que pensam, quando Mark “fala algo que não existe” ele percebe que sua vida começa a ser modificada, passando de uma vida fracassada para uma de sucesso e conquistas, mas ele acaba perdendo o controle quando fala algo que não existe para confortar os últimos momentos de vida da sua mãe e outras pessoas escutam, então, suas mentiras acabam interferindo na vida de dezenas de pessoas que querem saber sobre a vida após a morte. Quando refletimos sobre o que acontece na sociedade atual, percebemos que é exatamente a mesma coisa, pois muitas vezes contamos uma mentira por algum motivo e não pensamos se ela vai modificar a vida de alguém e, em alguns casos, a pessoa se acostuma tanto com a própria mentira que passar a acreditar que é verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com