TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformando Membros em Lideres

Por:   •  28/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.995 Palavras (28 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

Quando Cristo viu as crescentes necessidades ao seu redor, disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” (Mt.9.36-38). Igrejas não fazem a colheita pelo fato de terem grupos pequenos. Elas fazem a colheita porque tem trabalhadores para a colheita. A menos que os membros de grupos pequenos sejam convertidos em líderes, poucos frutos duradouros vão permanecer.

O desenvolvimento de liderança é o fator determinante, é a chave da questão, se você forma líderes, eles formarão grupos pequenos, e por meio deles a igreja. Pequenos grupos não são a resposta, grupos pequenos vêm e vão, eles surgem e desaparecem. A menos que os membros dos grupos pequenos se convertam em líderes. As igrejas não fazem a colheita pelo fato de terem grupos pequenos. Elas fazem a colheita porque tem trabalhadores para fazer a colheita. Igrejas que não tem nenhum plano para formar líderes planejam por omissão perder a colheita.

Observamos oito passos que Jesus usou para desenvolver líderes eficazes sendo repetidamente reforçados na sua experiência ministerial. Estes oito passos ajudarão qualquer pessoa interessada em mentorear e multiplicar líderes eficazes.

1- SONHAR:

UM GRANDE SONHO FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA.

O primeiro passo para desenvolver novos líderes de grupos pequenos é sonhar em mentorear líderes saudáveis em crescimento e multiplicadores. O sonho nos permite ter visões. “A visão tem de dominar sua vida, e você precisa ser capaz de transmitir essa visão”.

MUDANDO O MUNDO PELA FORMAÇÃO DE LÍDERES.

É uma grande emoção tocar a vida de um homem que tocará uma grande multidão de homens. Nosso melhor investimento é em homens fiéis que também serão capazes de ensinar outros, a mensagem é esta reproduza reprodutores. Você crescerá na medida da sua visão e sua visão crescerá na medida do seu sonho.

SONHOS QUE MOVEM MONTANHAS

A equação é simples: nenhum sonho= nenhuma visão, nenhuma visão= nenhuma liderança. O nome Abrão significa pai, Deus deu-lhe o sonho da paternidade, por isso passou a se chamar Abraão pai de muitos mesmo sem ter filhos. José teve o sonho de ser um grande líder anos antes de isso se tornar realidadade.

A MULTIPLICAÇÃO DE LÍDERES UM SONHO BíBLICO

Multiplicar líderes era tanto uma estratégia como um sonho de Jesus (Mt.28.19-20), Jesus no seu caminho até a cruz, concentrou sua vida em fazer  alguns discípulos, esses homens foram ensinados a fazer o mesmo até que por meio do processo de reprodução, o evangelho do reino pudesse alcançar os confins da terra.

Multiplicar líderes também foi a estratégia e a ordem do apóstolo Paulo, como lemos no seguinte versículo. “ E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros” (2 Tim 2.2).

A MULTIPLICAÇÃO DE LÍDERES É A MANEIRA MAIS RÁPIDA DE CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO.

O lento processo de levantar líderes multiplicadores, é o meio mais rápido de cumprir a grande comissão. O mundo está crescendo em ritmo de progressão geométrica e a igreja em ritmo de progressão aritiética.

Waylon Moore diz: Quando a igreja exala discípulos, ela inala convertidos. Quem forma um líder é outro líder, através do relacionamento discipulador de liderança, multiplicar lideres pode ser algo custoso, e nos estágios iniciais será muito mais lento que a adição, mas a longo prazo é o meio mais rápido de cumprir a grande comissão.

A primeira geração de líderes

     1x1

1 lider

A segunda geração de líderes

     1x2

2  líderes

A terceira geração de líderes

     2x2

4  líderes

A quarta geração de líderes

     4x4

16 líderes

A quinta geração de líderes

   16x16

64 líderes.

A multiplicação de líderes é um processo aparentemente pequeno, lento e pouco valorizado, mas o que nos entusiasma é que ao empregarmos esse  demorado processo de multiplicação de líderes, podemos alcançar o maior número de pessoas  em tempo mínimo.

OITO PRINCÍPIOS BASICOS PARA TORNAR O SONHO EM REALIDADE.

1- Busque a Deus e receba dele o sonho para sua vida e ministério.

2- Escreva o sonho e visualize-o. Use uma das afirmações abaixo que se aplique a sua situação.

  • Tenho um sonho de mentorear outro líder multiplicador saudável e em crescimento
  • Eu creio que Deus quer me usar para levantar um exército de líderes de grupos pequenos.
  • Eu creio que Deus quer que eu me concentre em desenvolver cinco líderes multiplicadores nos próximos anos.

3- Assine e coloque  a data do seu sonho

4-  reporte-se com frequência ao seu sonho, faça dele motivo constante de oração, aprendizado e esforços.

5- Creia que Deus pode e irá realiza-lo

5- Peça a Deus que o realize

6- Planeje cumprir a sua parte, se você já está mentoreando um líder ou líderes, planeje o que você precisa fazer para ajudá-los a se multiplicar como líderes.

7- Trabalhe como se tudo dependesse de você. Ore como se tudo dependesse de Deus.    

8- Comece pequeno, mas fale e viva como se o sonho estivesse se tornado realidade.

2- DEMONSTRAR    

O segundo passo para desenvolver novos líderes de grupos pequenos é demonstrar-lhes uma liderança multiplicadora.

SEJA MODELO DE UMA LIDERANÇA EFICAZ

O médico missionário de grande influência Albert Schweitzer observou: “exemplo não é a coisa mais importante para influenciar outras pessoas. E a única”. Voçe precisa produzir antes de poder reproduzir. A experiência comprova que liderança e multiplicação são muito mais percebidas do que ensinadas.

John Maxwell diz: É preciso um líder para formar outro líder.

Robert Coleman diz: Um sermão vivo vale mais do que centenas de explicações.

Waylon Moore conclui: Como é necessário um discípulo para desenvolver outros discípulos, a corrente da multiplicação começa com você.

SEJA MODELO DOS SETE REQUISITOS DE CARATER NECESSÁRIOS PARA O MINISTÉRIO MULTIPLICADOR.

A Bíblia descreve sete condições essenciais de caráter que são necessários para que haja maior produtividade e múltiplas colheitas.

1- Sacrificio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com