TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE MONTES BELOS

GABRIELLY FREITAS CAMARGOS

HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Revisão Bibliográfica

                                        São Luís de Montes Belos

2019

RESUMO

Trata-se de uma revisão bibliográfica que teve como fundamento buscar meios de exemplificar e descrever a homeopatia veterinária. Quando se está inserido no setor pecuarista é necessário se observar maneiras de produzir com menor impacto ao organismo do animal que resultará em um bom produto final, a homeopatia é responsável por auxiliar nesse processo, além da diminuição dos impactos ambientais por meio de medicamentos orgânicos.


                                                          SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        HOMEOPATIA NOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO        6

3.        BOI ORGÂNICO        8

4.        A HOMEOPATIA E O TRATAMENTO DAS VACAS LEITEIRAS        9

5.        CASO CLÍNICO        11

6.        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A homeopatia veterinária é um tratamento alternativo que visa curar enfermidades de forma menos ofensiva para o organismo do animal, utiliza-se pequenas doses de medicamento com o intuito de promover a cura de forma passiva e menos prejudicial.

Segundo Mônica F. A. SOUZA a Homeopatia tem como fundamento o tratamento de cada organismo de forma específica, visando as suas especificidades. Com base no que foi dito, a conduta do médico veterinário homeopata é a de especificar o paciente, buscando ao máximo todos os sintomas individuais, estranhos e peculiares apresentados, entendendo que o que é digno de curar é o paciente e não a doença propriamente dita.

De acordo com Samuel Bovy de Castro Costa (2015), os medicamentos homeopáticos possuem diversas finalidades e estão diretamente ligados ao controle de ansiedade e medo em processos pré-cirúrgicos, além disso, a homeopatia é responsável por auxiliar também nos procedimentos pós- cirúrgicos amenizando riscos de infecção e acelerando o processo de cicatrização.

Os medicamentos utilizados nesse tratamento possuem origem natural o que diminui os efeitos colaterais, o custo de obtenção também é menor o que leva a alguns proprietários aderirem a tal alternativa, o medicamento é desenvolvido de acordo com o que é observado no paciente.

Hahnemann começou a reduzir as doses numa técnica de diluição em água e álcool, em escala centesimal progressiva, tendo o cuidado de homogeneizar cada diluição através de um procedimento nomeado por ele de sucussão. O criador da Homeopatia surpreendeu-se com os resultados, pois os medicamentos preparados por esta técnica além de apresentarem uma redução das agravações dos sintomas observadas nas doses altas, eles adquiriam maior potencial curativo.(FUTURO,2012,P.1)

A prática homeopática além de contemplar o bem-estar animal pode ser considerada uma alternativa aos medicamentos alopáticos, em função de seu menor custo e sua mais fácil administração (uma vez que o medicamento pode ser fornecido na água, ração ou sal mineral), de forma que os animais não são submetidos à contenção e traumas, como pela aplicação de injeções. COSTA e col.(2009)

Há também uma grande desconfiança com relação aos tratamentos convencionais em geral, aos antibióticos e corticosteróides em particular, que são associados a reações medicamentosas adversas. Essa desconfiança leva muitas pessoas à procura de uma terapia mais suave. COSTA e col.(2009)

         

                   

                   

  1. HOMEOPATIA NOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

A homeopatia tem se tornado cada vez mais utilizada em determinadas áreas da Medicina Veterinária, desde a clínica de pequenos animas até os grandes rebanhos de animais de produção.

O setor pecuarista tem, igualmente, experimentado um aumento no interesse pela homeopatia. As razões desse fato, no entanto, diferem fundamentalmente da situação dos animais de estimação. COSTA e col (2009)

Isso pode ser comprovado na medicina veterinária, onde cresce o número de veterinários interessados em conhecer a terapêutica homeopática, ora por livre iniciativa e busca de novos conhecimentos científicos, ora por sofrerem pressões de clientes e até de movimentos ecológicos. CARMO (2002)

Como seus custos são de  menor valor, para os proprietários o lucro será maior e seu animal será menos afetado com as ações dos medicamentos e a recuperação será mais rápida.

Os lucros também podem ser contabilizados de outra forma, beneficiando o proprietário e o clínico, já que os medicamentos homeopáticos custam menos que os alopáticos e permitem que a recuperação do organismo ocorra em curto período de tempo. (CARMO,2002,P.3)

Em animais de produção como bovinos de corte a homeopatia está presente em:

• Interrupção do ciclo da mosca de chifre

O Manejo Homeopático não apresenta ação inseticida sobre as moscas de chifre adultas, porém estas moscas morrem entre 7-30 dias. No entanto quando as fêmeas da mosca de chifre, abandonam o gado bovino e procuram as fezes (bovinas exclusivamente) para realizar a ovospostura, inicia a ação da HOMEOPATIA. As larvas eclodem nas fezes, porém as formas jovens das larvas (denominadas L1 e L2), não conseguem realizar a metamorfose em pupa. Desta forma interrompemos o ciclo, ressalvado a dificuldade de um controle mais eficaz é atentos a autonomia de vôo da mosca de chifre (até 20 Km em 24 horas). CARMO (2002)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com