TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA: RETENÇÃO DE PLACENTA EM VACAS LEITEIRAS – RELATO DE CASO

Por:   •  5/6/2018  •  Dissertação  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA: RETENÇÃO DE PLACENTA EM VACAS LEITEIRAS – RELATO DE CASO

A retenção de placenta (RP) se caracteriza pela falha na eliminação das membranas fetais nas primeiras 12 horas após a expulsão do feto, devido à inabilidade de separação da conexão materno-fetal. O motivo da RP pode ser por doenças metabólicas, fatores nutricionais, ambientais e bacterianos. Como consequência, há atraso tanto no processo de involução uterina quanto no reinício da atividade ovariana no pós-parto, além de elevar a ocorrência das infecções uterinas, sendo esta a razão principal da baixa fertilidade de vacas leiteiras acometidas por esta patologia. 

Assim, este trabalho foi conduzido com o objetivo de relatar um caso pós-parto de uma vaca com provável retenção de placenta, relatando os sintomas, diagnóstico e tratamento.

O atendimento foi realizado em uma propriedade rural no interior do município de Tupanciretã-RS, uma vaca da raça Holandesa de 4 anos de idade, pesando 580kg, escore corporal 4. O animal teve um parto normal, sem necessidade de nenhuma intervenção. É adotado na propriedade depois da retirada do colostro a aplicação de Prostagladina nas primeiras horas após o parto, justamente para reduzir a incidência de retenção de placenta.

Apesar desse procedimento, 5 dias após o parto, este animal demonstrou falta de apetite e uma queda na produção de leite (animal produzia 32lts/dia na primeira lactação, nesta lactação atual começou com 30 lts/dia e houve uma queda para 12 lts/dia), o que poderia ser causado por retenção de placenta, deslocamento do abomaso ou ainda hipocalcemia. Foi realizada a administração de 5mg de Cipionato de Estradiol e 20mg de Oxitetraciclina, buscando tratar os sintomas apresentado pelo animal.

Porém, devido um agravamento do quadro, o animal apresentou um aumento da temperatura corporal (40°C) e foi constatado a presença de exsudato purulento na vulva do animal, que levou a possível conclusão que o animal estaria com retenção de placenta. Sendo assim, foi realizado de imediato a aplicação de 5mg/kg de Gentrin® (para evitar uma futura metrite), 0,4 mg/kg de Dipirona Sódica (para controlar a temperatura) e 0,04mg/kg de Dexametasona (anti-inflamatório).

Contudo, após 4 dias do tratamento realizado o animal apresentou melhora significativa. E hoje na propriedade é utilizado o método de prevenção para evitar situações como essa, que consiste em um manejo adequado no período pré-parto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (377.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com