TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO DIAGNOSTICO DE IMAGEM

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE BARRA

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2022.1

PROF. MARCOS WILKER DA CONCEIÇÃO SANTOS

ESTUDANTE: Thanielle Rocha

ESTUDO DIRIGIDO

  1. Cite e discorra 3 vantagens do exame ultrassonográfico em relação à radiografia convencional.
  1. O exame ultrassonográfico é uma imagem feita através de ondas sonoras, a maior vantagem é que as imagens da ultrassonografia são feitas em tempo real e já são mostradas ao vivo, o que pode melhorar o diagnóstico, por não haver a espera do exame ficar pronto para que assim, possa ser analisado.
  2. Pode ser usado em grávidas e crianças, pois não oferece nenhuma influência para eles, principalmente nas grávidas, que o raio-x pode afetar o desenvolvimento do feto e no crescimento ósseo de crianças.
  3. O ultrassom também pode trazer e exibir imagens que não apareceriam normalmente de forma adequada na radiografia e além disso também é possível haver a distinção entre cistos e tumores solidificados.

  1. Explique o que é o efeito piezoelétrico.
  1. O efeito piezoelétrico é um fenômeno onde alguns cristais têm a capacidade de gerar correntes elétricas em resposta a uma pressão mecânica, ou então transformarem uma pressão em correntes elétricas. O cristal em si é um transdutor, ou seja ele pode converter um tipo de energia em outro, quando cortado em uma forma em que um campo elétrico nele alternado acaba produzindo variações em sua espessura, resultando um movimento na face do cristal, originando assim as ondas sonoras.
  1. Quais são os inimigos naturais do ultrassom (US) e como esses fatores podem afetar o exame diagnóstico?
  1. Um dos principais "inimigos" do ultrassom é o gás, pois as estruturas que contém gases são as alças intestinais, por conta disso, para que haja a menor quantidade possível de gases é sempre pedido para ser feito o jejum, resultando uma visualização melhor das estruturas.
  1. Discorra sobre as aplicações da ultrassonografia na medicina veterinária.
  1. A ultrassonografia é de suma importância para a medicina veterinária, pois é usado em vários diagnósticos e também para vários exames, com ele é capaz de visualizar a anatomia e as principais alterações internas nos animais, é o mais eficaz entre os equipamentos nesse tipo de visualização. Além disso, é um equipamento que não oferece nenhum tipo de dano físico de longo ou curto prazo  tanto aos animais quanto para os veterinários operadores. Uma das maiores vantagens do ultrassom, é o seu resultado imediato, o que auxilia de forma consecutiva ao exame. Contudo tem a sua praticidade de ser um equipamento versátil, e que ocupa pouco espaço e pode ser levado a qualquer lugar que seja necessário.
  1. Defina os termos e cite uma estrutura corporal que dê origem a esta imagem:

a) ANECÓICO: O termo anecóico se refere àquilo que não reproduz um eco, ou seja que a sua reverberação nas estruturas têm um grau muito baixo.O que resulta em imagens pretas. Exemplo: bexiga.

b) HIPOECÓICO: O termo hipoecoico acaba se referindo àquilo que tem uma densidade extremamente baixa, ou seja, que reflete pouco as ondas emitidas. O que acaba resultando em imagens cinzentas. Exemplo: fígado

c) HIPERECÓICO: O termo hiperecóico é referido à estrutura que é refletida de forma extremamente intensa as ondas que são dirigidas a ela, o que resulta em imagens brancas.

  1. Na medicina veterinária, utilizamos normalmente transdutores de diferentes frequências por exemplo 5,0; 7,5 e 12,0 MHz durante o exame de um mesmo animal. Explique o porquê desta necessidade do ponto de vista diagnóstico e cite estruturas que podemos observar com cada uma das diferentes frequências.
  1. dado que cada transdutor tem sua diferença e também sua especificidade, cada um é usado para atingir certas profundidades e certas cavidades também, sendo assim, a frequência de cada um faz com que o exame atinja várias profundidades dentro da cavidade abdominal do animal em questão.

  1. Qual a finalidade da tricotomia e do uso do gel para o exame ultrassonográfico?
  1. Sabemos que o ultrassom trabalha com a emissão de sons, um dos seus fatores principais para a operação é a presença de ar entre a superfície da pele e o transdutor, ou até mesmo a descamação e a sujeira da pele, o que acaba refletindo o som do aparelho e dificulta a utilização do aparelho ou as vezes até impossibilita, por isso é de extrema importância fazer a tricotomia para obter um resultado satisfatório. O gel é usado para diminuir esse contato de ar entre a pele e o aparelho, assim como para aumentar o contato acústico.
  1. Cite e descreva 5 artefatos de imagens que podem ser gerados durante o exame ultrassonográfico.
  1. Reverberação:  produção de ecos falsos, é causada por dois ou mais refletores no caminho do som.
  2. Sombra acústica: A interação do feixe de som com um limite acústico altamente   refletivo como osso, cálculo ou gás resulta no sombreamento acústico.
  3. Reforço acústico: Reforço acústico (também chamado de transmissão sem interrupção) representa um aumento localizado da amplitude do eco que ocorre distal a uma estrutura de baixa atenuação.
  4. Imagem em espelho: Quando o som encontra a superfície côncava totalmente reflexiva, o som bate e sofre um desvio. Quando desvia, volta novamente e só depois retorna até o transdutor. O aparelho de ultrassom mostra a densidade (mais ou menos hiperecogênico) e a profundidade da estrutura.
  5. Refração: ocorre quando a onda sonora incidente atravessa tecidos de diferentes impedâncias acústicas
  1. Cite e comente a importância de todos os passos para preparação do paciente/ambiente na realização da ultrassonografia.
  1. Jejum de oito horas de alimentos.
  2. Água a vontade
  3. Dar Luftal 2 horas antes do exame (1 gota por quilo do paciente).
  4. Não deixar o paciente urinar há pelo menos 2 horas que antecedem o exame.

Para se obter o melhor resultado possível, o paciente deve estar em jejum de alimentos de oito horas. Pois o jejum é feito para ser evitado o acúmulo de gases no estômago e nas alças intestinais, pois o gás atrapalha a condução do som, e o som é o princípio do ultrassom. Se houver alguma interferência na hora do exame não será possível analisar todo o trato gastrointestinal e nem os órgãos que estão ao seu redor. Pois o som será dispersado e os órgãos como o pâncreas e algumas estruturas menores não serão possíveis de ser visualizadas  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com