TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Processo

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES NORTEADORAS [pic 1]

Conceitos de metabolismo

  1. Defina os conceitos: energia e metabolismo.
  2. Como acontece os processos metabólicos? 3) Quais as funções do metabolismo?

4) Diferencie metabolismo acelerado e basal.

 

Alimentação, ingredientes e nutrientes

  1. Diferencie LEC e LIC.
  2. Quais as principais biomoléculas envolvidas na formação dos compostos orgânicos?
  3. Como ocorre a produção de energia?
  4. Conceitue:
  1. Aquaporinas;
  2. Glut’s;
  3. Difusão facilitada;
  4. Difusão passiva;
  1. Como podemos definir a dieta ideal para um animal?

 

Digestão Fermentativa e não fermentativa

  1. Diferencie a digestão fermentativa da digestão glandular.

A digestão fermentativa ocorre com auxilio da microbiota bacteriana. Nesse tipo de digestao há o aproveitamento de dietas fibrosas e a produção de ácidos graxos voláteis e nitrogênio não proteico que tem alto valor biológico já que são aproveitados pelas bacteias durante a fermentação. A maior parte da glicose produzida é utilizada pelas próprias bactérias e não fornecida em grande quantidade para os ruminantes.

A digestao glandular é a digestao química em que ocorre a liberação de acido clorídrico e enximas(como a pepsina) é o local onde há a maior parte da quebra dos compostos ingeridos em nutrientes de composição mais simples

  1. Quais as vantagens e desvantagens da digestão fermentativa?

Vantagens: Uso de dietas fibrosas (celulose); qualidade e quantidade de proteínas (ótima); fácil liberação de gases; Ação microbiana favorecida pela saliva; metabolização de substancias tóxicas.

Desvantagens: Mecanismos complexo no tanque de fermentação; não há adaptação das vias metabólicas; processo bastante demorado.

  1. Como ocorre a formação dos AGV?

Temos a formação dos AGV(ácidos graxos voláteis) a partir da glicólise ou fermentação lática de proteínas, celulose, amido ou óleos. Os ácidos graxos encontrados nos ruminantes são de três tipos propionato(30-20%), o acetato(70%) e o butirato(10%) e sua taxa no organismo vai depender da dieta(mais volumosa ou mais concentrada).

  1. Em relação a alimentação dos herbívoros, quais as principais dificuldades encontradas para ocorrer uma boa digestão fermentativa?

Animal ficar ruminando em alta temperatura e ingestão de agua quente podem alterar ecossistema da microbita do tanque de fermentaccao que atua com mecanismos complexos, complexo e pode parar devido a mudanças de ingestão e de ambiente do ruminante(nesse aso seria necessaaaria a transfaunacao)

Outra dificuldade encontrada é em relação a não adaptação das vias metabólicas qualquer intervenção no tanque de fermenacao as vias metabólicas bacterianas não conseguem se adaptar e a microbiota morre.

  1. Qual a diferença entre a fermentação feita pelos poligástricos e a dos monogástricos?

A principal diferença é que nos poligastricos a fermentação ocorre em um pre-estomago(câmera fermentativa/rumen) e as bactérias vao ter papel inicial na digestao dos alimentos ficando com praticamente toda a glicose para elas, enquanto que nos monogatricos a fermentação ocorre no intestino(ceco/ colon) e as bactérias ficam com o papel finalizador na digestao dos alimentos, o que os monogástricos herbívoros não desejarem mais ou não conseguirem mais digerir as bactérias o fazem, elas absorvem pouca glicose.

  1. Quais as principais características nutricionais de um monogástrico?

Reduzida capacidade de armazenamento de alimentos; A passagem dos alimentos no trato gastrointestinal é relativamente rápida(3-6horas); Baixa capacidade de digerir matérias fibrosos(não há fermentação por bactérias de celulose, com exceção dos monogástricos fermentativos); A digestão básica é realizada por intermédio de enzimas digestivas (Endoenzimas), não vai ter auxilio de enzimas(ou microrganismos) externas; Aproveitamento mais eficiente dos alimentos concentrados(alto valor de proteínas e carboidratos); Menor perda de energia durante o processo de digestão (passam muito mais rápido não precisam de tanta energia para quebrar e ainda bactéria não vão requerer uma parte da energia para elas, é tudo para os carnívoros)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com