TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Processo de Trabalho

Por:   •  25/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO: data para discussão e entrega (07/07/2022).

Vívian Maria Almeida de Amorim

1-Destaque algumas passagens do filme para discussão acerca de questões estudadas, como:

        Trabalho e sociabilidade no contexto de desenvolvimento do capital industrial

  • A sociabilidade humana compreende duas esferas essenciais, sendo elas: material e social, de modo que a primeira diz respeito ao mundo do trabalho, enquanto que a segunda é referente as relações humanas e com o meio natural, ambas são inerentes ao ser humano e importantes para a inserção do indivíduo na sociedade. Contudo, no capitalismo industrial, o trabalho perde seu caráter social e econômico, dado que o trabalhador, por não ser detentor dos meios de produção, é levado a vender sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência, matéria essa que é alvo dos processos de alienação e exploração, com intuito de manter a reprodução e acumulação do capital. Nesse contexto, tal conjuntura é retratada explicitamente no filme “Daens - Um grito de justiça” ao mostrar a situação precária de trabalho dos operários na fábrica têxtil que se submetem a atividades exaustivas e com baixa remuneração.

         Produção material e reprodução social da classe trabalhadora.

  • A produção material segue as perspectivas da ordem capitalista, de modo que os processos de exploração e alienação da força de trabalho coadunam com a reprodução e acumulação do capital onde o valor de uso é minimizado, ao passo que o valor de troca é maximizado, além da substituição do trabalho concreto pelo trabalho abstrato. Nesse sentido, o operário vende a força de trabalho, dado que se constitui como o único meio para garantir a sua sobrevivência, e é submetido a condições de trabalho precárias, permanecendo em uma situação de pauperismo que soma para o processo de reprodução social.

        A centralidade do trabalho, os direitos do mundo do trabalho e as reformas estruturais do Estado

  • A centralidade do trabalho, que compreende a importância do caráter social e econômico da atividade para a socialização do homem, tem seu sentido apropriado pelo modo de produção capitalista, dado que aliena e explora a força de trabalho da classe trabalhadora. Nesse sentido, as reformas estruturais promovidas pelo Estado visam a manutenção da ideologia capitalista e, consequentemente, a deturpação do sentido atribuído a centralidade do trabalho, de modo que os direitos concedidos na conjuntura reformista estabelecem soluções paliativas para a situação dos trabalhadores, com intuito de assegurar a produtividade no capitalismo e o controle social.

        O Estado e o Clero; Trabalho, emprego, subemprego e desemprego e a totalidade social;

  • O Estado e o Clero são importantes instituições para a manutenção dos processos de reprodução e acumulação, dado que devido a políticas socias e a doutrina da igreja coadunam com a execução do controle social. Nesse contexto, as demandas da população são parcialmente atendidas por meio de ações assistenciais que objetivam, sobretudo, a manutenção do capitalismo. No filme, tal conjuntura é pela figura dos padres e do rei, que atuam em conjunto com as demandas da burguesia para a garantia da produtividade nas indústrias.

        A classe-que-vive-do-trabalho, a divisão social do trabalho e a expansão ampla do trabalho morto;

  • A expansão ampla do trabalho morto ocorre em detrimento da maximização do valor de troca em oposição da minimização do valor de uso, dado que no modo de produção capitalista, o trabalho assume um caráter fetichizado e alienante conjuntura essa que solidifica as relações produzidas na divisão social do trabalho e desperta a insatisfação da classe-que-vive-do-trabalho, levando-os a assumirem posturas reivindicatórias e anticapitalistas.

        O mundo do trabalho, a reestruturação produtiva, a reorganização do capital e os desafios de organização e luta dos trabalhadores.

         - A reestruturação produtiva através dos processos de produção - taylorismo, fordismo e toyotismo – possibilitou a reorganização do capital, de modo que novas formas de controle sobre a força de trabalho do operariado emergem ocasionando dificuldades para a organização da luta do operariado contra a ordem capitalista.

2- Para a discussão das questões destacadas utilize as anotações de sala de aula e a bibliografia indicada para a disciplina (citações dos autores devem ser acompanhadas, corretamente, das fontes pesquisadas).

3- Para as considerações finais procure deixar as suas impressões sobre: 

        A adequação do filme à UNIDADE I da disciplina;

  • Na unidade I da disciplina é abordado a categoria do trabalho e o debate a respeito dos processos de trabalho na sociedade capitalista. Nesse sentido, as discussões apontam para o entendimento da sociabilidade humana pela centralidade do trabalho e como tal sentido foi deturpado pela lógica capitalista, seja pelas características inerentes do modo de produção - exploração, reprodução e alienação - seja pelas reformas estruturais nos processos de trabalho – taylorismo, fordismo e toyotismo. Nesse contexto, no filme “Deans - Um grito de justiça”, tais questão são materializadas na exibição do cenário das indústrias bélgicas, onde é mostrado ao espectador a total oposição entre os operários e os burgueses, a exploração da força de trabalho, o pauperismo, as condições insalubres de trabalho, a influência do Estado e do Clero na preservação da ordem capitalista e no controle social, além das reinvindicações do operariado.

        Como os trabalhadores resistiram à intensa condição de super exploração do trabalho e do trabalhador;

  • A resistência operária se concretizou por meio de reinvindicações contra as condições insalubres de trabalho e seu estopim foi com a morte de uma criança que trabalha na fábrica, situação essa que levou aos trabalhadores se organizarem para contestarem a situação que estavam inseridos em um local público para chamar a atenção das autoridades competentes do governo bélgico.  

         Quais alternativas foram buscadas diante da miséria e do desemprego?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com