TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Processo de Fabricação

Por:   •  31/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

             UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA[pic 1]

             FACULDADE DE TECNOLOGIA

             DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA                                                                

PROCESSOS DE FABRICAÇAO

ESTUDO DIRIGIDO  -  2020_1

- A ser entregue, via email (gennari@unb.br), até 26/08 (4ª feira) -

Marcos Vinícius Miranda Cruz

180126962

Turma A

Aula 1 - “Processos - Introdução”

  1. Qual a diferença entre processos cavacantes e não cavacantes? Como se relacionam com o conceito de usinagem tradicional e não tradicional?

Os cavancantes “arramcam” o material da peça por meio de uma cunha cortante, diferente dos não cavacantes são feitos por processo de fabricação que não precise cortar a peça, e sim por meio de modelagem, por exemplo. O processo cavacante está ligado diretamente com a usinagem tradicional, uma vez que o mesmo utiliza de ferramentas cortantes para se chegar ao formato ideal, diferente dos não cavacantes, que se pode utilizar equipamentos de ultima geração para moldar a peça de acordo com o projeto, como por exemplo: a laiser.

  1. Além dos processos metalúrgicos (conformação mecânica, soldagem, metalurgia do pó, fundição, etc), quais outros processos de fabricação podem ser considerados de grande relevância industrial?

Outros processos de fabricação de grande relevância para a indústria, além dos metalúrgicos, é o processo de usinagem, no qual se é possível remover material com o auxílio de uma ferramenta de corte, como por exemplo: torneamento, aplainamento, furação, alargamento… Esses processos são importantes no momento de adaptação de uma peça aos requisitos do projeto. Além disso há processos na fabricação de plástico, processos em madeiras, químicos e físicos que são importantes na indústria, uma vez que o método de ação se diferencia um pouco do metalúrgico e usinagem.

  1. Por que a primeira característica da fabricação em série apresentada (intercambiabilidade) resulta por determinar todas as outras apresentadas (mão-de-obra, ritmo de produção, etc).

A primeira característica nos diz que se distingue a fabricação em série x fabricação seriada é o processo e não a quantidade de peças, uma vez que o processo irá definir toda a cadeia produtiva da peça, pois cada peça terá sua peculiaridade, ou seja, o seu modo próprio de fabricação, seja ele em série ou unitário, isso será determinado previamente de acordo com a necessidade do material. Esse comportamento irá refletir nas demais ações dos procedimentos posteriores, no sentido de se definir a mão de obra, ritmo de produção, qualidade, investimento, etc…

  1. Como o crescimento dos processos de fabricação por manufatura aditiva está revolucionando o conceito clássico de flexibilidade?

Com o advento da manufatura aditiva, o campo de processo de fabricação tem sido revolucionado cada vez mais e tecnicamente especializado, de forma que, modelos tradicionais de fabricação tenham ficado em desuso devido a um aumento expressivo na demanda por manufatura aditiva, pois a mesma além de utilizar tecnologias avançadas, se consegue, com ela, produzir materiais com alta precisão sem a intervenção humana. Nesse sentido o conceito clássico de flexibilidade tem sido aplicado nos processos de fabricação com relação à substituição de modelos tradicionais de fabricação por modelos contemporâneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com