TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA DA DISGESTÃO

Por:   •  10/9/2017  •  Seminário  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

FISIOLOGIA DA DISGESTÃO

  • O que é a digestão? Compreende desde a apreensão, mastigação, insalivação e deglutição, condução por TGI, onde ocorre reações de hidrolise com ações de algumas glândulas acessórias, e posterior excreção do que não foi dissolvido. Tendo ação do sistema nervoso e hormonal.
  • Por que comemos? Para repor carboidratos, proteínas, lipídios, água, vitaminas e sais minerais, isto, para executar pelo menos três funções básicas: obtenção para manutenção das atividades básicas do corpo; execução de contração muscular, tanto da lisa como estriada e as trocas gasosas; e promover a síntese de tecido e o crescimento animal.
  • Além de comer para suprir as necessidades energéticas, como para reservar energia no tecido adiposo, principalmente. E no fígado e músculos em forma de glicogênio.  
  •  Comemos alimentos complexos que serão quebrados durante a digestão, e para serem armazenados no organismo será de forma complexa.
  • Qual a função da digestão?

- armazenar o alimento por um período, normalmente curto, e ir liberando esse alimento de forma continua para passar pelo processo de digestão.

- fornecer ao organismo de forma continua nutrientes, água e eletrólitos.

- metabolizar os alimentos para absorção.

- promover a absorção e a eliminação dos resíduos não digeridos.

  • Entre as atividades do TGI, tem: a entrada do alimento, o processo de digestão com secreções de algumas enzimas, alguns nutrientes e absorção dos nutrientes, jogando-os nos vasos sanguíneos que vão direcionar para o local mais apropriados, e a eliminação dos resíduos.
  • Todo caminho esse bolo alimentar, a partir da deglutição, sofre a ação dos movimentos peristálticos que empurra esse bolo para a frente. No caso de ruminantes, esse bolo retorna.
  • Boca, esôfago, estomago, intestino delgado e intestino grosso, reto é um tubo, que sofre dilatações ou dão voltas. A água e alimentos que entram pela boca, sofre a primeira digestão na boca, depois no estômago, no intestino há absorção e secreção quando necessário, e direcionado ao reto para formação do bolo fecal. As substâncias absorvidas, quase 100% passam pelo fígado, e dele é redirecionado para o resto corpo, bombeada pelo coração.  
  • Ao logo do trato os órgãos são de forma cilíndrica, os órgãos são formados, histologicamente, por: túnica mucosa, túnica sub mucosa, muscular e túnica serosa. Garantem a motilidade, secreção e absorção.
  • Divisão anato-fisiológica:

- cavidade oral: composto por lábios, dentes, glândulas salivares.

- faringe

- esôfago

- estômago (delimitado pelos esfíncter- cárdia e piloro)

- intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo)

- intestino grosso (ceco, cólon, reto e ânus)

- glândulas acessórias: salivares (parótida, sublingual e submandibular); fígado (maior glândula do corpo) e pâncreas.

      *Otimizam a digestão.

  • Vesícula biliar armazena a bile produzida pelo fígado. A vesícula é ausente no cavalo, a bile é liberada por gotejamento.
  • Pâncreas produz o suco pancreático, emulsificador de gordura.

  • Tipo de alimentação:

Carnívoro: basicamente proteína animal, alimentos de alta digestibilidade, TGI curto e alta digestão química.

Herbívoro: rica em vegetais, TGI comprido e alta capacidade fermentativas.

            - ruminantes (rumem, reticulo, omaso e abomaso)

            - não-ruminantes

                    Cavalo com ceco funcional

Onívoros: dieta mista, TGI intermediário, digestão química importante.

          *suíno adulto pode apresentar digestão microbiana.

  • Aspectos comparativos da digestão:
  • Aparelho digestivos diferenciado de acordo com a espécie animal, já que a alimentação é diferente por espécie.
  • Classificar os animais pelo estômago simples ou multi compartimentalizado.
  • Desenvolvimento do ceco.

       

  • Fatores responsáveis pela digestão:
  1. Mecânico: mastigação, deglutição, regurgitação em algumas espécies, motilidade gástrica e intestinal, e defecação.

Função: Garantir que tenha fluxo das digestas ao logo no TGI; retenção da digesta para sua digestão, para permitir ação das secreções (HCL, suco pancreático, bile); garantir que o alimento seja quebrado e misturado; garantir que o alimento através dos movimentos do TGI possa passar por todas superfícies que são capazes de absorver os nutrientes.

*A motilidade é um movimento coordenado para que o alimento siga o fluxo no TGI. Ação combinada pela sensibilização do musculo liso pelo sistema nervoso e a sinalização da contração, por exemplo, causado pela presença do bolo alimentar.

  1. Químicos: são os formados por enzimas, que são proteínas altamente especificas para o substrato alvos.  Podem ser produzidas por glândulas ou mucosa.
  2. Microbianos: está presente em todas espécies, com uma importância digestiva maior em algumas. Os microrganismos que compõe a microbiota ruminal, intestinal ou/e cecal que digere ou potencializa a digestão dos nutrientes.

Simbiose com o hospedeiro, onde o microrganismo recebe nutrientes e anaerobiose e em troca quebra a parede celular (celulose, hemicelulose, pectina e lignina), permitindo a ação das enzimas mais à frente. Forma também ácidos graxos que podem ser absorvidos pela mucosa do estomago.

- processo fermentativo dos herbívoros não ruminantes é depois do estômago. Primeiro digere e absorve os nutrientes, e o que escapa ainda pode ser disponibilizado e absorvido no ceco.

- no ruminantes é no rumem, no estômago, levando em conta que o abomaso é como o estomago dos monogástricos. Os microrganismos absorve os nutrientes, e o que não dá tempo de absorver segue o fluxo e é absorvido pelo animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com