TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

18AGO14

MUSCULO CARDÍACO ESTRIADO

Junções comunicantes

As junções comunicantes, também chamadas de junções gap ou nexos, são estruturas que permitem a comunicação entre células através de conexinas (proteínas pertencentes a cada uma das células e que as atravessam). Através desse tipo de junção, substâncias celulares como, por exemplo, íons, podem passar de célula para célula, fazendo com que grupos celulares formem um conjunto funcional.

sincício

Conjunto de células que se fundem, perdendo parte de sua membrana, e formando uma única massa citoplasmática multinucleada.

As células do músculo cardíaco formam um sincício.

NODO SINOATRIAL (SA)

Também chamado nodo sinusal, de onde partem os impulsos, a cada ciclo, que se distribuem por todo o restante do coração; pode ser considerado o marcapasso natural. Localiza-se na parede lateral do átrio direito, próximo à abertura da veia cava superior. A cada despolarização, forma-se uma onda de impulso, que se distribui, a partir deste nodo, por toda a massa muscular que forma o sincício atrial, provocando a contração do mesmo, por aumento da concentração citoplasmática de cálcio.

FEIXES INTERNODAIS

As fibras internodais são fibras especializadas para condução do PA de um nodo ao outro, por toda a parede do átrio, onde o conjunto fibras formaram um feixe.

NODO ATRIO-VENTRICULAR (AV)

Este nodo, localizado em uma região bem baixa do sincício atrial, tem por função principal retardar a passagem do impulso antes que o mesmo atinja o sincício ventricular. Isto é necessário para que o enchimento das câmaras ventriculares ocorra antes da contração das mesmas, pois, no momento em que as câmaras atriais estariam em sístole (contraídas), as ventriculares ainda estariam em diástole (relaxadas). Após a passagem, lenta, através do nodo AV, o impulso segue em frente e atinge o feixe AV.

FEIXE ATRIO VENTRICULAR

Através do mesmo o impulso segue com grande rapidez em frente, e atinge um segmento que se divide em 2 ramos esquerdo e direito.

FEIXE DE HISS - RAMOS DIREITO E ESQUERDO

Através destes ramos, paralelamente, o impulso segue com grande rapidez em direção ao ápice do coração, acompanhando o septo interventricular. Ao atingir o ápice do coração, cada ramo segue, numa volta de quase 180 graus, em direção à base do coração, desta vez seguindo a parede lateral de cada ventrículo.

FIBRAS DE PURKINJE

Cada ramo emite uma grande quantidade de ramificações, as fibras de Purkinje, que têm por finalidade otimizar a chegada dos impulsos, através da maior quantidade possível, e no mais curto espaço de tempo possível, por todo o sincício ventricular. Com a chegada dos impulsos no sincício ventricular, rapidamente e com uma grande força, ocorre a contração de todas as suas fibras. A contração das câmaras ventriculares reduz acentuadamente o volume das mesmas, o que faz com que um considerável volume de sangue seja ejetado, do ventrículo direito para a artéria pulmonar e, do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.

Observações

• A transmissão pode ser através fibra, fibra ( mais lento ) ou feixes internodais ( mais rápido )

• Quanto maior a despolarização das células marcapasso a frequência cardíaca

• Sinapse neurotransmissora despolariza contração

PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO

INOTOPISMO - CONTRAÇÃO

• Inotropismo é a propriedade que tem o coração de se contrair ativamente como um todo único, uma vez estimulada toda a sua musculatura, o que resulta no fenômeno da contração sistólica.

CRONOTROPISMO - FREQUÊNCIA

• Diz respeito a capacidade de o coração gerar seus próprios estímulos elétricos e manter a frequência

DIOTROPISMO - CONDUÇÃO

• É a condução do processo de ativação elétrica por todo o miocárdio, numa sequência sistematicamente estabelecida, à qual se segue a contração do coração como um todo.

25AGO14

PROPRIEDADE DAS FIBRAS CARDIACAS

EXCITABILIDADE E REFRATARIEDADE ( é o que faz seguir em um único sentido )

• É a capacidade de uma célula excitável devido a um estímulo elétrico e esse estímulo reduz o potencial de ação a um nível crítico chamado potencial de disparo. A refratariedade é a capacidade da célula não responder a um estímulo externo enquanto ela ainda não se encontra totalmente repolarizada.

0 a 1 – despolarização, entrada de sódio ( Na )

2 – platô, entrada de cálcio ( Ca² )

3 – repolarização, saída de potássio ( K )

4 – hiper polarização, continua a saída de potássio ( K ) e mantém.

CONDUTIVIDADE ( condução do estimulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com