TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia I

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

  1. Cite e explique quatro funções do sistema cardiovascular.

Transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.

Transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "autoestrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.

Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue.

Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.

Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.

  1. Por que a parede do ventrículo esquerdo é muito mais espessa que a parede do ventrículo direito?

Devido precisar de uma pressão maior já que a artéria aorta sai do ventrículo esquerdo, e distribui o sangue rico em oxigênio e nutrientes. Para isso a espessura é maior devido a necessidade de ter mais musculo para isso ter a contração necessária para levar o sangue para o corpo.

  1. O que se espera quando o marca-passo cardíaco (nodo sinoatrial) de um mamífero for experimentalmente destruído?

O coração pode bater mais lentamente. Podendo causa tonturas, desmaios e cansaço.

  1. O que é débito cardíaco (DC)? Quais são os dois fatores que afetam diretamente o DC?

Sangue bombeado pelo coração por minuto. A idade, dimensões do corpo, metabolismo e falta de exercícios físicos afetam diretamente no débito cardíaco.

  1. Esquematize e explique as fases do potencial de ação cardíaco.

Fase 0

Corresponde ao início da despolarização, que é caracterizada pela abertura rápida dos canais de sódio, ocasionando a entrada deste íon para dentro da célula.

Fase 1

Corresponde ao lento funcionamento dos canais de sódio e início da saída de potássio, ocasionando a inversão das concentrações iniciais entre os compartimentos do líquido intracelular e líquido extracelular.

Fase 2

Caracterizada pela abertura dos canais de Cálcio sendo conhecido como período de Platô, ou seja, período máximo da despolarização (Sístole).

Fase 3

Corresponde ao início da repolarização celular que é caracterizada pela grande saída de Potássio da célula e fechamento dos canais de sódio e cálcio resultando em uma positividade do líquido extracelular e negatividade do líquido intracelular, ainda com concentrações iônicas invertidas na tentativa de retornar ao repouso.

Fase 4

Corresponde ao restabelecimento das cargas e concentrações iônicas, havendo uma saída com auxílio da Bomba sódio e potássio a saída de sódio e a entrada do potássio é igual a velocidade voltando as relações eletrolíticas existentes antes da excitação sem alterar a carga da membrana.

[pic 1]

  1. Qual é a principal diferença entre o potencial de ação cardíaco e neuronal? Qual é a explicação para essa diferença e qual a importância?

O Neuronal as ondas são constantes, já a cardíaca tem as ondas constantes, porém a forma é diferente.  

  1. Explique o papel do sistema simpático e parassimpático sobre a atividade cardíaca e vascular.

Regulação da pressão arterial e na regulação da frequência cardíaca. Por exemplo quando vai a regulação de frequência o sistema parassimpático e o simpático pode diminuir ou aumenta. Agora na pressão artéria pode contrair ou dilatar podendo diminuir ou aumentar o DC.

  1. Explique resumidamente o ciclo cardíaco.

O ciclo cardíaco consiste de um período de relaxamento, onde o coração se enche de sangue, período este denominado de diástole, seguido de um período de contração, denominado sístole.

  1. Conceitue, do ponto de vista funcional, veias, artérias e capilares.
  • As artérias levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.
  • As veias levam sangue rico em CO2 para o coração ou pulmão.
  • Os capilares realizam as trocas gasosas.
  1.  Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do débito cardíaco.

Intrínseca é realizado pelo coração, o coração se auto regula, já a extrínseca é um controle realizado pelo sistema nervoso central e controle químico feito por hormônios.

  1.  Quais são as causas para o aparecimento da primeira e a segunda bulhas cardíacas?

É o fechamento e abertura das valva.

  1.  Em qual segmento da rede vascular a velocidade do fluxo é menor? Explique.

Nos capilares, devido as trocas gasosas serem realizadas no mesmo, e essa trocas necessitarem de um tempo maior.

  1.  Em qual segmento da rede vascular a pressão do fluxo é maior? Explique.

Nas artérias, devido elas serem responsáveis por levar o sangue para todo corpo então assim demanda uma velocidade e pressão maior.

  1.  Explique o reflexo barorreceptor no controle da pressão arterial.

Os barorreceptores respondem com extrema rapidez a alterações da pressão arterial; de fato, a freqüência de descarga de impulsos aumenta durante a sístole e diminui novamente a diástole. Além disso, os barorreceptores respondem muito mais a uma pressão que está se alterando rapidamente que à pressão estacionária. Isto quer dizer que, se a pressão arterial média for de 150 mm Hg, mas, nesse momento, está se elevando rapidamente, a freqüência de transmissão de impulsos pode ser até o dobro da que ocorre quando a pressão está estável no nível de 150 mm Hg. Por outro lado, quando a pressão está caindo, a freqüência pode ser de apenas um quarto da vigente para a pressão estacionária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (386.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com