TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA CARDIOVASCULAR

Por:   •  1/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA CARDIOVASCULAR

1- O que vocês percebem de errado com essas válvulas? Como você descreveria essa alteração? Eu vos digo que esse é um coração de suíno e que o agente é zoonótico, podes me dizer a provável causa? De maneira geral, independente da espécie acometida e do agente etiológico, quais as portas de entrada mais comuns para o desenvolvimento dessa lesão? Quais as válvulas mais acometidas em bovinos? E em cães? Quais as possíveis consequências dessa lesão?

[pic 1]

R: Essas válvulas apresentam um processo inflamatório. A endocardite valvular vegetativa, que é o caso da imagem acima, recebe este nome pois, apresenta macroscopicamente massas semelhantes a couve-flor, são friáveis, de coloração amarelada, essas lesões podem ocluir todo ou parcialmente o orifício valvular, também por haver depósito de fibrina, ocorre a produção de nódulos irregulares. Conforme aponta o enunciado, por ser uma zoonose e sendo o coração de um suíno, as possíveis prováveis são Streptococcus suis tipo II e Erysipelothrix rhusiopathiae. As portas de entrada para esta infecção são através das pneumonias, também por enterites e ruminites com formação de abscesso hepático, pododermatites crônicas, dermatites crônicas, faringites, periodontites e infecções umbilicais. Em bovinos a válvula mais comumente afetada é a tricúspide. Já em cães é a válvula mitral.  Em animais que afetados por infecções extracardíacas na válvula tricúspide pode apresentar pneumonia embólica, já no lado esquerdo se for para o encéfalo pode causar infarto local ou disseminado, pode formar embolo séptico em qualquer órgão causando infarto, ou se for bactérias piogenicas podem causar abscesso.  

2 – Vocês percebem que essa alteração é distinta da anterior? Como vocês a descreveriam? Qual o nome dessa alteração? Se ela for muito grave, qual pode ser a consequência?

[pic 2]

R: Esta é uma alteração distinta da anterior. São lesões que ocorrem comumente na válvula mitral, apresentando espessamento nodular das válvulas cardíacas, porém com superfície lisa e brilhante. É conhecida como degeneração valvular mixomatosa ou endocardiose. As lesões têm como resultado insuficiência valvular com subsequente dilatação atrial, pode apresentar outras complicações como ruptura das cordas tendíneas, ocasionalmente também pode ocorrer separação das fibras ou ruptura da parede do átrio.

 3 – O que há de errado com esses ventrículos? Como vocês descreveriam essas alterações? Diferencie conceitualmente cardiomiopatias dilatada e hipertrófica de hipertrofias concêntrica e excêntrica compensatórias.

[pic 3]  [pic 4]

R: Esses ventrículos apresentam a morfologia alterada apresentando distúrbio do crescimento sendo as duas fotos relacionadas com hipertrofia. É uma lesão que apresenta aumento da massa muscular, geralmente pode ser relacionada com lesões secundárias, onde ocorrerá uma resposta compensatória devido ao aumento da carga de trabalho exercida no coração. A cardiomiopatia dilatada o coração apresenta-se de forma arredondada por canta da dilatação biventricular, frequentemente também apresentam o endocárdio banco e espesso, a cardiomiopatia hipertrófica o coração apresenta aumento de volume com hipertrofia proeminente do ventrículo esquerdo, bem como do septo ventricular com cavidade ventricular esquerda diminuída e o septo hipertrofiado em relação ao miocárdio. A cardiomiopatia excêntrica a luz das câmaras e as paredes estão com espessura aumentada acontecendo por sobrecarga de volume, a cardiomiopatia concêntrica a luz das câmaras cardíacas estão diminuídas e as paredes espessas acontecendo por sobrecarga de pressão.  

4- O que é insuficiência cardíaca? O que pode causar insuficiência cardíaca? Quais alterações morfológicas extracardíacas ocorrem na insuficiência cardíaca esquerda crônica? Quais alterações morfológicas extracardíacas ocorrem na insuficiência cardíaca direita crônica?

R: É quando encontra sinais clínicos e alterações morfológicas em outros tecidos. Quando ocorre de forma crônica podemos observar no lado esquerdo pequenas áreas de hemorragias pulmonares, podendo evoluir para fibrose pulmonar, aumento da hipertensão pulmonar afetando o coração direito. A insuficiência cardíaca direita crônica causa congestão passiva crônica, isso faz com que o excesso de líquido nos vasos extravase para um local de menor pressão, podendo causar ascite e hidropericárdio, por exemplo; isto leva também a congestão passiva crônica no fígado, fazendo com que fique com aspecto de noz moscada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (2.9 Mb)   docx (2.9 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com