TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Melhoramento Genético em Suínos

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto que está na unidade web e responda a pergunta abaixo.

Texto Melhoramento Genético em Suínos

Alguns criadores ouviram dizer que atualmente o mercado vem apresentando Médicos Veterinários com imenso diferencial teórico/prático, além da capacidade criativa e inovadora sobre a resolução de diversos problemas direcionados a produção e criação animal. Em consequência disso, vocês foram selecionados e contratados pela Associação de Criadores de Suínos da sua região com a finalidade de melhorar os seus produtos. Baseado no texto apresentado como vocês organizariam um Programa de Melhoramento Genético em Suínos?

O objetivo de fazer o MGA em suínos é selecionar animais com um maior potencial genético, atendendo as características exigidas pelo consumidor.

O sistema de produção de suínos apresenta estrutura piramidal composta pelos rebanhos Núcleo – no ápice -, Multiplicador e Comercial – na base. Selecionaremos animais para compor a pirâmide organizacional. O rebanho núcleo é composto de raças puras ou linhagens sintéticas. Há alta intensidade de seleção, visando maximizar o progresso genético. Os melhores são selecionados para reposição do próprio rebanho; parte dos demais é utilizada na reposição do rebanho multiplicador ou na comercialização, e o restante é destinado ao abate. O rebanho multiplicador recebe raças puras ou linhagens sintéticas do rebanho núcleo, e faz-se o cruzamento entre essas raças ou linhagens para produção de animais F1 ou híbridos. Além de aproveitar a complementação de raças ou linhagens pela prática do 4 cruzamento, esse rebanho tem a finalidade de produzir fêmeas e machos híbridos, e os melhores animais são utilizados na reposição do rebanho comercial. O rebanho comercial utiliza o material proveniente do rebanho núcleo e, ou, do rebanho multiplicador, dependendo do sistema de cruzamento adotado, para produção de suínos híbridos que são destinados ao abate.

Os animais do plantel deverão passar por avaliação genética – isso trará aumento de ganho genético por seleção em programas de melhoramento genético de suínos. Atualmente, a metodologia de modelos mistos (multivariados) para avaliação genética de suínos tem sido recomendada, pois quando as características são selecionadas separadamente, há atraso de progresso genético. Além disso, utiliza-se técnicas de marcação molecular.

O método de cruzamento pode ser simples Fêmeas de uma raça (B) são acasaladas com machos de uma raça (A). É utilizado nos rebanhos multiplicadores para produção de machos e fêmeas F1 ou híbridos; alternado, cruzamento entre duas ou três raças, alternando a raça do pai, a cada geração. As fêmeas são acasaladas em cada geração, de forma alternada, com machos de uma das raças puras; triplo, acasalamento de fêmeas F1 ou híbridas com machos de uma terceira raça pura; ou duplo entre quatro raças, acasalamento de fêmeas F1 ou híbridas com machos F1 ou híbridos.

Neste contexto, poderíamos proceder da seguinte forma:

O objetivo do melhoramento será baseado na análise das características de importância econômica dos suínos: característica de desempenho (avaliado pelo teste de granja ou ETRS); característica reprodutiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com