TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERESSE DOS CRIADORES DE CABRAS LEITEIRAS DO LESTE-AGRESTE POTIGUAR EM MELHORAR O REBANHO GENETICAMENTE

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Uma das formas de melhorar a produtividade dos caprinos no Brasil é através do melhoramento genético abalizado na seleção de indivíduos com maior ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça, produção de leite e melhor precocidade sexual.A eficiente multiplicação desses animais superiores proporciona maior lucratividade na atividade. No entanto, a multiplicação e disseminação desse material genético somente são possíveis com um adequado programa de melhoramento genético.Objetivou-se no presente trabalho conhecer o interesses dos produtores em melhorar geneticamente o seu rebanho.

MATERIAIS E METODOS

Este trabalho foi realizado na Microrregião de Macaíba/RN, que compreende os seguintes municípios: Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu e Nísia Floresta (IBGE 2014). Os dados foram coletados através de visita em todas as propriedades selecionadas. A seleção baseou-se no método de amostra não probabilística intencional. Os dados foram obtidos e foram organizados em tabelas e avaliados usando estatística descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSAO

Observamos que 50% das cabras pertenciam a raça Saanen e 70% dos reprodutores estavam distribuídos entre a raça Saanen e SRD. Esse comportamento de inclusão de raças especializadas na caprinocultura leiteira também foi encontrado por Andrade (2013) e Riet-Correa et al. (2013). O que enfatiza o interesse de melhoria do rebanho, procurando raças especializadas e adaptadas a nossa região.No entanto, é importante ressaltar que apenas a incorporação de raças especializadas na produção de leite, não significa, sempre, maior produtividade dos sistemas de produção. Existindo outros fatores limitantes da melhor eficiência produtiva. É importante frisar que a maior produção de leite está ligada a diversos fatores além do genético (Souza, et al. 2011). A interação da genética e ambiente, deve ser considerada na produção leiteira. Raças especializadas apresentam demanda nutricional maiores para conseguir alcançar seu potencial produtivo.

A maioria dos produtores planejam melhorar geneticamente o rebanho, por meio dos cruzamentos (Tabela 1). Isso revela a intenção do produtor em melhorar a produtividade de leite ou, até mesmo direcionar seu rebanho para produção de matrizes e reprodutores, alternativa à produção de leite. Outro ponto relevante e citado pelos entrevistados, refere-se à adoção de novas tecnologias para melhoria da sanidade: limpeza de úbere e das instalações com maior frequência. Esse diagnóstico, pode sugerir que há uma preocupação por parte do produtor, em relação a higiene do leite produzido.

Tabela 1- Planejamento para a caprinocultura leiteira

Planejamento para a atividade

Item Percentual (%) Nº de entrevistados

Manter como está 8 1

Melhorar o rebanho através do cruzamento 46 6

Adotar inovações tecnológicas para melhorar a sanidade 23 3

¹Outras alternativas 23 3

1- Iniciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com