TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR PARA MELHORAR O INTERESSE E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

Por:   •  2/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

ORIENTADORA: PROFA. DRA. ISABEL MARINHO DA COSTA

ORIENTANDO: MARIANA GONÇALVES SOBRINHO

COREMAS

2018

MARIANA GONÇALVES SOBRINHO

AÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR PARA MELHORAR O INTERESSE E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

COREMAS/PB

2018

  1. INTRODUÇÃO

        

         Este trabalho tem por objetivo evidenciar a influência na discussão direta dos problemas dentro da instituição educacional, e de participação para o desenvolvimento, desempenho e interesse dos alunos e sucesso no processo de aprendizagem. O projeto se baseia em ideias da doutora Anízia A. N. Luz e Lucrécia S. Mello e também de Rosa M. de A. Pontes e Arilene M. S. de Medeiros.

         A falta de interesse pelos conteúdos escolares, por parte dos alunos vistos no ensino da escola do estágio. As reclamações dos professores e os resultados das avaliações externas vêm demonstrando um baixo desempenho dos estudantes nessa etapa da educação básica.

          Uma gestão junto com os professores da rede escolar deve colocar em prática para uma melhoria desse problema existente. Com a intenção de contribuir para melhorar o desempenho, interesse e relações das crianças e adolescentes com a escola e com sua própria aprendizagem.

           O trabalho se estrutura metodologicamente em pesquisa por meio de entrevistas, debates, discussões e palestras.

        Os problemas vistos na escola e que chamam bastante atenção são as razões para o fracasso escolar, sendo diversas causas, começando pelas condições físicas e psicológicas da criança, passando pelas condições da escola, as precárias condições em que vive a maioria das pessoas no país. O contexto escolar e as comunidades sem as menores condições, aquelas que são consideradas as fundamentais para a sobrevivência. E que mesmo uma criança oriunda de carências afetivas, herdadas por uma infância difícil pode haver ainda a capacidade de recuperação ou adaptação às más condições de vida, se observadas às necessidades e oportunizar mudanças para que ele mesmo alcance suas necessidades.  
        


  1. OBJETIVOS

2.1  Objetivo Geral

             Apresentar uma reflexão estratégica de uso da discussão direta de problemas para melhorar o desempenho e interesse dos alunos no processo de aprendizagem.

2.2 Objetivos específicos:

  •  Nortear e sensibilizar a comunidade escolar dos problemas vividos em sala de aula e na escola;
  • Promover e evidenciar os fatores que prejudicam a aprendizagem dos alunos da escola de estágio;
  • Interagir e buscar possíveis relações das estratégias de ensino do professor com as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar dos alunos.


  1. CAMPO DO ESTÁGIO
  1. Escola Campo de Estágio em Gestão Educacional II

        

        A escola estadual de ensino fundamental Carlos Luíz de Araújo, fica no Endereço, Rua: Raimundo Luiz. No bairro Pombalzinho e está localizada no município de Coremas-PB. As suas modalidades são Ensino fundamental I e II; Educação de jovens e adultos e alumbra. A escola conta com várias Salas de aula, uma secretaria, uma cozinha, um banheiro feminino e um masculino, um pátio, uma biblioteca, um refeitório, uma cantina e também uma área descoberta. É uma escola Pública estadual formada por 54 alunos do ensino Fundamental I e 369 do Fundamental II. A escola não possui educação infantil. O ensino fundamental I funciona das 07h00min da manhã as 11h00min da manhã. A escola funciona também nos outros horários, tarde e noite. Nesta escola as salas são bem arejadas, amplas e iluminadas.

        O corpo administrativo pedagógico e docente é formado por uma equipe de: Direção, técnicos de informática, secretários, agentes escolares, apoio e professores.

        A atual Gestora se chama Anaíres Guimarães de Oliveira. É graduada em Licenciatura em letras, a escola dispõe de uma vice-diretora chamada Rosemary Soares Vale. A escola possui um Projeto Político Pedagógico, onde sua proposta é voltada para o desenvolvimento e acompanhamento das diretrizes curriculares. Foi elaborada em planejamento por professores e funcionários, e o Conselho de escola, funcionando com reuniões mensais e participação na gestão conforme estatuto.

        Segundo a gestora Anaíres Guimarães de Oliveira, essa escola desenvolve projetos e programas de governo que são os jogos escolares internos, desfile cívico, festival de matemática, gincana cultural, semana literária, semana de ciências e tecnologia, ação social e cidadania na escola.  A escola também foi contemplada por os programas de governos que são: PNAE, PDDE Federal, PDDE-PB, PNLD, PTRE-PB, Novo mais educação, Alumbrar.

  1.  Perfil do gestor educacional

        A gestora da escola a escola estadual de ensino fundamental Carlos Luíz de Araújo se chama Anaíres Guimarães de Oliveira, nascida em 06 de junho de 1959. Conta com uma vasta experiência profissional como professora há 17 anos e gestora há 12 anos. A atual gestora está à frente do cargo há exatamente três anos, a mesma possui formação acadêmica em Licenciatura em letras.

        A gestora Anaíres Guimarães de Oliveira, tem um ótimo relacionamento com a sua equipe de trabalho que é composta por uma vice diretora Rosemary Soares Vale e por uma secretária chamada, Rita de Cássia Henrique Araújo, a equipe de trabalho se mostrou interessada em diagnosticar os problemas da escola, que junto com a gestora Anaíres Guimarães de Oliveira procuram incentivar a equipe de trabalho e os professores a pensar das dificuldades encontrada, eles elaboram de trabalho estimulando a comunidade a participar nos processos decisórios da escola. A gestora vê com bons olhos essa aproximação com a comunidade de forma que convidam para participar das reuniões da escola para que haja maior interação entre comunidade e instituição de ensino, abrindo espaço para que os pais conheçam de perto como se dá a aprendizagem de seus filhos. A gestora é auxiliada diretamente pela Secretaria de Educação do Município de Coremas onde colabora enviando e esclarecendo sobre documentação de estatutos, leis e diretrizes que regem a educação nas três esferas ( municipal, estadual e federal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com