TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meningite Eosinofílica

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

meningite eosinofílica

o que é?

A meningite eosinofílica é um quadro inflamatório inespecífico afetando as meninges, as membranas que envolvem o sistema nervoso central (SNC), acompanhado de um aumento de eosinófilos no líquido céfalo-raquidiano (LCR). Pode ter diversas causas, infecciosas ou não-infecciosas, mas uma das mais comuns é a invasão do SNC por verminoses. E dentre os helmintos, tem bastante destaque o nematódeo metastrongilóide Angiostrongylus cantonensis.  e o A. costaricensis, causando doença abdominal. Os vermes são identificados no líquor e nos olhos. é um parasita de ratos infectados que eliminam vermes em suas fezes.  O ciclo de vida do parasita completa-se quando ratos infectados comem lesmas e caramujos infectados. A doença pode durar de alguns dias a vários meses. Na cirurgia, observam-se granulações amarelas na parede subserosa intestinal, bem como ovos e larvas nos linfonodos,e parede intestinal . Vermes adultos migram para as arteríolas, na área ileocecal.. Mortes raramente são registradas.

Modo de transmissão: Por ingestão de lesmas/caramujos crus ou mal cozidos infectados, verduras e produtos alimentares contaminados com lesmas/caramujos infectados.

Período de incubação: De uma a três semanas, podendo ser mais curto ou mais longo esse período.

Ciclo de Vida: 

. [pic 1]

Vermes adultos de A. cantonensis vivem nas artérias pulmonares dos ratos. As fêmeas depositam os ovos que evoluem para o primeiro estágio larvário, nas artérias pulmonares, e em seguida migram para a faringe, que engolidas passam para as fezes. Elas penetram ou são ingeridas pelo hospedeiro intermediário (lesmas/caramujos).  Duas mudas após, passam para o terceiro estágio, e são infectivas para os hospedeiros mamíferos. Quando o molusco é ingerido pelo hospedeiro definitivo, a larva (terceiro estágio) migra para o cérebro e se desenvolve em adulto jovem, retornando para o sistema venoso e para as artérias pulmonares onde, torna-se sexualmente madura. Vários animais atuam como hospedeiros paratênicos (transportadores): depois de ingerirem lesmas infectadas, carregam as larvas (terceiro estágio) as quais encurtam seu desenvolvimento quando o hospedeiro paratêncio é ingerido pelo hospedeiro definitivo. Humanos podem adquirir a infecção por ingestão de lesmas cruas ou mal cozidas infectadas com o parasita, ou por ingestão de produtos crus como verduras ou frutas contaminadas com lesmas/caramujos. Não se sabe ao certo se o muco das lesmas pode estar contaminado com o parasita.  A doença pode ser adquirida pela ingestão de animais paratênicos contaminados (caranguejos e camarões de água doce). Em humanos, vermes jovens migram para o cérebro ou raramente para os pulmões, onde em geral, morrem. O ciclo de vida do Angiostrongylus (Parastrongylus) costaricensis é similar, exceto que o verme adulto reside em arteríolas da área ileocecal do hospedeiro definitivo. Em humanos, A. costaricensis torna-se maduro sexualmente e libera ovos dentro da luz intestinal. Os ovos e larvas degeneram e causam inflamação local intensa e não é detectável nas fezes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com