TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE

Por:   •  13/11/2016  •  Monografia  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS

CURSO DE ZOOTECNIA

PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Camilla Trevisan Teixeira

Santa Maria, RS, Brasil

2015


PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE

Camilla Trevisan Teixeira

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Zootecnia, Área de Cadeia Produtiva da Carne Bovina, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), Santa Maria, como requisito parcial para obtenção do grau de Zootecnista.

Orientador: Prof. Leonir Luiz Pascoal

Santa Maria, RS, Brasil.

2015[pic 1]


RESUMO

Trabalho de Conclusão de Curso

Curso de Graduação em Zootecnia

Universidade Federal de Santa Maria

PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E

SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE

AUTORA: CAMILLA TREVISAN TEIXEIRA

ORIENTADOR: LEONIR LUIZ PASCOAL

Data e Local da defesa: Santa Maria, 30 de junho de 2015.

O presente trabalho teve como objetivo descrever os programas de certificação de carne bovina com mais expressão no Rio Grande do Sul, sendo eles o Programa Carne Pampa, pertencente à Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e o Programa Carne Angus, pertencente à Associação Brasileira de Angus. Os programas consistem na classificação e certificação de carcaças provenientes de animais das raças Hereford, Angus e suas cruzas, conforme definido nos protocolos de cada programa. Além das características raciais, há que se levar em conta a idade, que é estimada pela dentição, onde o Programa Carne Pampa aceita animais até 6 dentes e o Programa Carne Angus aceita até 4 dentes. Também é levada em conta a gordura de cobertura, onde, são aceitos animais Gordura 3, 4 e 5 conforme classificação proposta pelo MAPA, 2002. Com isso, os objetivos dos programas de certificação estudados dizem respeito, principalmente, à garantia de uma carne de qualidade para o consumidor, com as características próprias das raças participantes, como maciez, suculência e palatabilidade. Para obtenção destes animais, os produtores são incentivados  a produzi-los, pela indústria frigorífica, por meio de bonificações para carcaças que se enquadrem nos requisitos de cada programa, fomentando-se também, a raças em questão. Durante o relato deste documento, será abordado como funcionam os programas em nível de frigorífico e também far-se-á uma breve análise de questões quantitativas e econômicas destes programas.

Palavras-chave: Bonificação de carcaça. Certificação de carcaça. Programa Carne Angus. Programa Carne Hereford. Programa Carne Pampa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com