TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  14/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: NUTRIÇÃO DE ANIMAIS RUMINANTES

PROF. Dr. Arnaud Azevêdo Alves

ESTUDO DIRIGIDO – IMPORTÂNCIA E HISTÓRICO DA NUTRIÇÃO DE RUMINANTES

  1. Discorra quanto à relação da Nutrição de Ruminantes com a intensificação da produção animal.
  2. O que se entende por conversão alimentar. Buscar um artigo relacionado à alimentação de ruminantes e calcular a conversão alimentar. Comparar a conversão alimentar de ruminantes a pasto com a conversão alimentar de ruminantes em confinamento.
  3. Porque a eficiência de uso da energia de um alimento concentrado energético (milho) pelos ruminantes é inferior à sua eficiência pelos não ruminantes? Mesmo sendo inferior, qual a principal vantagem em se explorar animais ruminantes?
  4. Qual a diferença entre Nutrição e Alimentação de Ruminantes?
  5. Justifique como o valor biológico das proteínas de origem animal impactam seu custo para a alimentação humana?
  6. Discorra quanto à situação da produção de alimentos (commodities) pelo Brasil, ao impacto destes no PIB brasileiro e à perspectiva do Brasil quanto à produção de alimentos de origem vegetal e animal para a humanidade frente à expansão dos mercados interno e externo?
  7. Qual a importância em se conhecer a relação da produção animal/área? Quais os principais entraves devem ser superados para melhoria desta relação?
  8. Considerando que a relação da produção de leite/vaca aumentou no Brasil, buscar dados e explicar esta variação na produção de leite bovino no período 2010 a 2020.
  9. Nos ruminantes tanto ocorre a degradação quanto a digestão dos alimentos. Qual a distinção entre estes processos, em quais segmentos do trato digestório ocorrem e quais responsáveis por estes processos?
  10. Comente quanto à evolução da Nutrição Animal a partir do Século XVIII, considerando o metabolismo e exigências energéticas, o metabolismo de Nitrogênio e as pesquisas sobre metabolismo no rúmen.
  11. O que se entende por nutrientes essenciais? Sabendo-se que grande parte destes nutrientes é suprida com alimentos, segundo uma dieta e via ração, explique os conceitos de dieta e ração.
  12. Qual a relação da Nutrição com a Sanidade, Melhoramento Genético, Reprodução e Manejo dos rebanhos, com vistas à eficiência dos diversos produtos dos ruminantes?
  13. Discorra quanto às pesquisas em Nutrição de Ruminantes relacionadas aos alimentos, ao Ruminante, ao manejo e ao impacto ambiental da nutrição e produção de ruminantes.
  14. Considerando os custos dos alimentos convencionais (milho e farelo de soja), qual a vantagem em avaliar fontes alimentares energéticas e proteicas alternativas? Cite duas fontes alternativas ao milho e duas ao farelo de soja e considere suas relações de composição química e de valor.
  15. O que significa Metabolismo de Nutrientes no Ruminante? Quais reações estão envolvidas no Metabolismo quando do Anabolismo e Catabolismo de nutrientes. Exemplifique o metabolismo da proteína do farelo de soja no organismo de um Ruminante.
  16. Comente quanto às normas ou padrões de exigências nutricionais dos ruminantes.
  17. Comente quanto às fontes de informações de Nutrição de Ruminantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com