TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina: Ergonomia

Por:   •  28/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ergonomia

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo

Pontuação: 10 pontos

Tarefa 4

A inter-relação dos campos de saberes da ergonomia e outras áreas da higiene e segurança do trabalho vem no intuito de superar a prevenção de doenças ocupacionais para efetivamente promover espaços de trabalho e trabalhadores saudáveis. Assim, para além das disciplinas supracitadas, houve no século passado a evidência de um campo amplo e diversificado para a saúde do trabalhador: a qualidade de vida no trabalho ou apenas QVT.

Em suma, sintetize em um texto dissertativo com no mínimo 2 (duas) laudas contendo:

  1. A definição e descrição da QVT.

Resposta

B) A relação entre ergonomia x QVT.

c) Práticas reais da implantação de um programa de QVT na sua empresa ou um case de sucesso de qualquer empresa do mercado.

Bom trabalho!

ALUNO: ALEXANDRE JORGE TEIXEIRA NOGUEIRA

Trabalho

O QVT ele pode ser descrito como um conceito de gestão organizacional que é feito por um conjunto de normas e práticas, e uma organização e relações sociais do trabalho, olhando o bem estar individual e coletivo dos funcionários, desenvolvimento do trabalhador e a humanização empresarial. Na sua suma corresponde as condições de vida dentro dos ambientes de trabalho, ou seja, qual o grau de satisfação das   necessidades pessoais que os trabalhadores conseguissem obter enquanto estão fazendo as suas funções trabalhistas ou laborais.

Com a explosão da economia vinda da revolução industrial, as industrias deixaram de lado os valores humanos e ambientais, olhando apenas os avanços tecnológicos, as produtividades e os lucros, porem os crescimentos econômicos foi com o aparecimento dos trabalhadores desmotivados e estressados, e com isso consequentemente ocasionava acidentes devido à falta de atenção e a falta de preocupação com a qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.

Com estes fatores, na década de 1960 começou aparecer a qualidade de vida nos ambientes de trabalho, onde os cientistas sociais, e os sindicatos e os empresários perceberam que a saúde, e o bem estar e o rendimento dos trabalhadores era influencia para a qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Com o uso de mais tecnologias, os trabalhadores gastavam menos tempo para produzir  as sua atividades, o que acabava gerando o sedentarismo, e longas horas de trabalho na mesma posição, sem um tempo mínimo de atividades físicas e também configuravam um comportamento chamado de sedentarismo no trabalho, gerando um serio risco de doenças tais como hipertensão, stress, dores musculares e diabetes, olhando este contesto a ergonomia objetiva era reduzir ou eliminar os riscos, como incentivar a alimentação saudável e a pratica  de exercícios.

Ergonomia ela é conhecida como um estudo nas relações HOMEN & TRABALHO avaliando os riscos presentes nas diferentes atividades realizadas em determinando as condições ideais para a sua realização, sendo assim quando se fazia necessário á adequação dos ambientes de trabalho, eles eram minimizando os riscos à saúde física e mental e emocional do trabalhador.

Com diversos benefícios e relacionado coma melhora da ergonomia são descritos com o aumento na produtividade redução dos afastamentos, os trabalhadores mais motivados e atentos o reduzindo as falhas assim diminuindo os desperdícios de matérias primas, e se sentido a valorização dos trabalhadores eles estavam mais despostos a permanecer na empresa, com a melhoria geral na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, com menor índice de estresse e doenças ocupacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com