TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)

Por:   •  7/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)

Tutor: Prof. Dr. Fernando Medina

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Diante de tantos problemas de saúde provocados pela não aplicação dos conhecimentos presentes na Ergonomia em postos de trabalho, entre os quais se incluem problemas posturais e danos dos mais variados tipos, o governo brasileiro, através do Ministério do Trabalho e Emprego, estabeleceu uma conduta obrigatória que deve ser seguida pelas empresas. Na prática, trata-se de fornecer orientações junto aos trabalhadores quanto às possibilidades de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem implicar em afastamento temporário ou definitivo de função. Por outro lado, busca-se a adoção de condutas com a finalidade de proteger a saúde e a segurança de cada indivíduo no seu ambiente de trabalho. E, isto tem impacto na forma como o trabalhador

Tomando-se o texto como referência, pergunta-se:

  1. Qual é a norma que pode ser utilizada como referência para que as organizações de trabalho possam seguir a determinação proposta pelo governo brasileiro? (0,5 ponto)

A Norma mais eficaz aplicada nas organizações de trabalho é a NR5. A NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como o seu principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças recorrentes do trabalho, de modo a tomar mais coerente e compatível à permanência do colaborador no seu local de trabalho tendo sempre o principal foco a preservação da vida.

  1. Qual área da empresa pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho? (0,5 ponto)

A área mais coesa a tomar por si a responsabilidade em prevenir os acidentes é a CIPA. A CIPA deve ser constituída de acordo com o número de funcionário de cada empresa conforme estipulado pelo quadro I da NR5. Quando formado a CIPA todos os integrantes devem se responsabilizar pela orientação dos riscos de acidentes de trabalho, juntamente com o SESMT (Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho).

  1. Como o trabalhador pode evitar doenças ocupacionais? (1,5 pontos)

Toda empresa quando contrata qualquer colaborador, a mesma deve destinar o mesmo a treinamentos de segurança conforme as NR’s e suas regras internas. Todo o treinamento deve ser ajustado a cada tipo de operação. Uma empresa de Telemarketing deve orientar sobre altura das cadeiras, posturas ao se assentar, alinhamento da cabeça ao computador ou em caso de escritórios alertarem sobre a iluminação local (sempre permanecer bem iluminado) e etc. A partir desse ponto cabe ao colaborador seguir corretamente todas as orientações a que a foram dadas. A empresa também deve fazer o seu papel de cobrar e instigar a utilização dos EPI’s e o seguimento das regras promovendo assim uma qualidade laboral ao trabalhador evitando acidentes e doenças laborais.

  1. Existe alguma relação entre a minimização de riscos ergonômicos e o aumento da produtividade no trabalho? Justifique. (1,5 pontos)

Além de assegurar um ambiente mais confortável para que o colaborador produza melhor, a ergonomia também visa garantir a sua saúde fora da empresa. Para atingir estes objetivos, uma série de pequenos ajustes pode ser bem efetiva, como:

  • A adoção de um mobiliário e de equipamentos ergonômicos é essencial para garantir o conforto básico para os colaboradores. Especialmente aqueles que passam longas horas na mesma posição ou que realizam atividades repetitivas precisam deste cuidado para evitar as chamadas ‘lesões por esforço repetitivo’ (LER);
  • Respeitar uma carga horária adequada à atividade também é importante. Excesso de horas extras, por exemplo, pode levar ao estresse e comprometer o desempenho e a produtividade;
  • A ginástica laboral é uma medida já bem popularizada entre as empresas preocupadas com a saúde dos colaboradores. Realizada antes do começo do expediente ou ao longo da jornada, em paradas estratégicas, apresenta grandes benefícios para a saúde física e mental dos colaboradores;
  • Evitar passar horas na mesma posição também é um cuidado importante. Além disso, o funcionário deve sempre acomodar-se de forma confortável e relaxada;
  • Quem trabalha no computador, deve posicionar a tela do monitor em uma altura que não exija que se dobre a cabeça para visualizá-la. O teclado deve ficar em um local em que as mãos fiquem eretas e os braços, relaxados. Cotovelos devem permanecer junto ao corpo quando se usa o mouse;
  • Cuidado com a iluminação no ambiente de trabalho. Uma iluminação ruim pode prejudicar a saúde e o desempenho do trabalhador.
  • Pausas ao longo do dia: quando se realiza uma atividade repetitiva, é importante fazer uma parada para descanso a cada 45 minutos para relaxar e alongar o corpo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (332.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com