TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)

Por:   •  5/2/2019  •  Monografia  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)

Tutor: Prof. Dr. Fernando Medina

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Diante de tantos problemas de saúde provocados pela não aplicação dos conhecimentos presentes na Ergonomia em postos de trabalho, entre os quais se incluem problemas posturais e danos dos mais variados tipos, o governo brasileiro, através do Ministério do Trabalho e Emprego, estabeleceu uma conduta obrigatória que deve ser seguida pelas empresas. Na prática, trata-se de fornecer orientações junto aos trabalhadores quanto às possibilidades de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem implicar em afastamento temporário ou definitivo de função. Por outro lado, busca-se a adoção de condutas com a finalidade de proteger a saúde e a segurança de cada indivíduo no seu ambiente de trabalho. E, isto tem impacto na forma como o trabalhador

Tomando-se o texto como referência, pergunta-se:

a) Qual é a norma que pode ser utilizada como referência para que as organizações de trabalho possam seguir a determinação proposta pelo governo brasileiro? (0,5 ponto)

A norma é a NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. No item 5.1 menciona o objetivo de:

“A comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças recorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. ”

b) Qual área da empresa pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho? (0,5 ponto)

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), constituída de acordo com o número de funcionários de cada empresa, conforme quadro I da NR-5, possui esta responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes, juntamente com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

c) Como o trabalhador pode evitar doenças ocupacionais? (1,5 pontos)

O trabalhador deve estar atento as instruções dadas pelos setores responsáveis pela segurança no trabalho: CIPA/ SESMT. E devem se prevenir das seguintes formas:

Mantendo a postura correta;

Ajustando a posição da cadeira à altura ideal;

Alinhando a tela do computador na altura da cabeça;

Mantendo a iluminação adequada do ambiente de trabalho;

Atentando para o mapa de risco da empresa, onde são identificados os riscos e suas respectivas dimensões e categorias (Físicos, Biológicos, Químicos, Ergonômicos e de Acidentes);

Enfim, seguindo todas as normas de segurança e orientações dadas pelos setores responsáveis.

d) Existe alguma relação entre a minimização de riscos ergonômicos e o aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com