TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Horta Orgânica

Por:   •  18/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A preocupação com a qualidade e a produtividade dos alimentos agrícolas pode estar associada ao uso indiscriminado de agrotóxicos. A quantidade de agrotóxicos encontrada no meio ambiente tem aumentado continuamente. Neste contexto, os agrotóxicos apresentam-se como componentes agressivos que têm sido utilizados em várias culturas agrícolas, contribuindo para o desequilíbrio ambiental.Resíduos de agrotóxicos têm sido encontrados em amostras de plantas e de alimentos de origem animal, e até mesmo em amostras biológicas de seres humanos.

O consumo mundial de agrotóxicos, nos últimos anos, chegou a 2,7 milhões de toneladas e tende a aumentar devido à demanda crescente de alimentos para atender a população mundial. As alterações climáticas também afetam cada vez mais o cultivo de alimentos, aumentando o consumo de agrotóxicos para o combate de pragas.

As hortaliças fazem parte da dieta de uma vida saudável. Podem ser atacadas por muitas pragas devido à sua grande porcentagem de água. Para controlar as pragas e aumentar a produtividade, a maioria dos produtores utiliza agrotóxicos. Essas substâncias podem causar efeitos nocivos ao meio ambiente e aos seres humanos. Portanto, é necessário o desenvolvimento de métodos para monitorar o uso de pesticidas.

1.1 Justificativa

Escolhemos alface e cebolinha para o estudo, pois são hortaliças cheias de benefícios, além de serem baratas e de fácil cultivo.

O alface, por exemplo, tem baixíssimo valor calórico. Cada 100 gramas da hortaliça não apresenta mais do que 9 calorias. Além disso, ajuda a regular o funcionamento do intestino, dada a boa quantidade de fibras que possui e ajuda na remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.

A cebolinha não exige tanto espaço e nem de tanto trabalho. Ela possui vários benefícios para a saúde e contém inúmeros nutrientes, baixa caloria e antioxidantes que contribui com a imunidade, saúde óssea, humor e insônia.

1.2 Problema

Uso de agrotóxicos em plantações: vantagens e desvantagens

Também chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos, os agrotóxicos são um conjunto de substâncias produzidas para exterminar ou inibir a proliferação de insetos, ácaros, ervas daninhas, fungos e outros tipos de vida animal ou vegetal que possam prejudicar a produção agrícola.

As preocupações com a qualidade e produtividade dos alimentos agrícolas podem ser decorrentes da utilização indiscriminada de agrotóxicos. A quantidade de pesticidas presentes no ambiente segue a aumentar. Nessa circunstância, os agrotóxicos apresentam-se como componentes agressivos que vêm sendo utilizados em muitas culturas agrícolas, contribuindo para o desequilíbrio ambiental. Resíduos de pesticidas foram encontrados em amostras de alimentos, plantas e animais e até mesmo em amostras biológicas colhidas de humanos.

O consumo global de agrotóxicos nos últimos anos obteve 2,7 milhões de toneladas e está se ampliando devido à crescente procura por alimentos para agradar a população mundial. As mudanças climáticas também estão afetando cada vez mais as culturas alimentares, aumentando o uso de pesticidas para controlar pestes.

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

1.3 Hipótese

O consumo de alimentos frescos tem aumentado devido a mudanças de hábitos para uma alimentação mais saudável. Entretanto, uma preocupação tem surgido relacionado a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, o que tem levantado questionamentos sobre a segurança alimentar. Devemos procurar formas mais sustentáveis para plantio e pesquisar formas de adubação e fertilização orgânicas.

1.4 Objetivo

1.4.1 Objetivo geral

Na busca de resgates de valores, o principal objetivo do projeto da horta é integrar diferentes tipos de recursos de aprendizagem, integrando o cultivo no dia a dia da escola.

Temos como objetivo observar, analisar e pesquisar como ocorre o plantio e as técnicas necessárias para realizar um bom cultivo. Vamos analisar também a diferença de hortaliças com dois tipos de adubação, e assim observar vantagens e desvantagens de cada um.

1.4.2 Objetivo específico

Determinar a melhor época de adubação em relação ao crescimento das hortaliças;

Verificar a melhor concentração de ambos adubos em relação a um solo húmido e bem cuidado e a um com pouca humidade;

Propor a melhor relação área/quantidade de adubo;

Definir se há diferenças significativas entre os tipos de adubação utilizados.

METODOLOGIA

2.1 Cronograma

Atividades

Agosto

Setembro

Outubro

Produção de mudas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com