TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PEQUENAS BARRAGENS DE TERRA

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.216 Palavras (21 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 21

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS MORRINHOS

DISCIPLINA DE HIDRÁULICA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PEQUENAS BARRAGENS DE TERRA

Discentes: Eduardo Gonçalves Silva

Igor Alves Pereira

Rhaylander Nogueira da Silva

Victor Moises Mendes dos Santos

Docente: Dr. Cícero José da Silva

MORRINHOS – GO

SETEMBRO, 2018

Sumário

1.Introdução        3

2.Pequenas Barragens de Terra        4

2.1.O que é?        4

2.2.Vantagens        4

2.3.Desvantagens        4

2.4.Utilização        5

3.Etapas preliminares para a construção de barragens de terra        5

3.1.Delimitação da Bacia Hidrográfica        5

3.2.Tempo de Concentração        6

3.3.Intensidade de Precipitação        6

3.4.Período de Retorno        7

3.5.Vazão de Pico        7

3.6.Levantamento Topográfico        7

4.Componentes de barragens de terra        8

4.1.Aterro        8

4.2.Taludes do Aterro        8

4.3.Crista do Aterro        9

4.4.Base do Aterro        9

4.5.Espelho d’água        9

4.6.Borda livre ou folga        10

4.7.Núcleo Central        11

4.8.Fundação        11

4.9.Desarenador        12

4.10.Altura de barragem        12

4.11.Extravasor        13

4.12.Tomada de água        13

4.13. Período de Retorno        14

5.Conclusão        15

6.Referências        16

1.Introdução

        Uma barragem de terra é uma construção em cursos de água, permanentes ou temporários, feita pelo homem, este curso d’água pode ser tanto pequeno, como um córrego, quanto grande, como um rio. A construção de uma barragem de terra tem como principal função a contenção e acumulação de água, ou misturas de líquidos e sólidos. A água acumulada pode ter diversas utilidades, como a utilização na irrigação, abastecimento de indústrias, piscicultura e recreação, e no caso das pequenas barragens de terra que originam menor acúmulo de água, a mesma pode ser utilizada para pequenas atividades agrícolas, abastecimento de pequenas comunidades e também para a criação de peixes.

        As pequenas barragens de terra quando bem projetadas e construídas podem ser feitas em grande diversidade de tipos de solo, e também pode ser adequada a solos com grandes deformações e rupturas, o que faz a construção de pequenas barragens de terra ser bastante recomendada para qualquer tipo de solo e de fundação, já que a tensão exercida nesses fatores é relativamente pequena, e a quantidade de água infiltrada pela fundação não é tão grande.

        Uma pequena barragem de terra é constituída de vários componentes, e possui uma resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos(CNRH) para estabelecer critérios sobre sua construção e potenciais riscos ambientais devido ao volume de água acumulado, a legislação sobre barragens consta na Resolução Nº143, de 10 de julho de 2012.

        No presente trabalho iremos abordar as principais questões levantadas sobre pequenas barragens de terra (funções, vantagens, desvantagens, utilização, etc.), as partes constituintes de uma pequena barragem de terra, e as etapas necessárias para sua construção, desde a preparação do terreno até sua construção em si.

2.Pequenas Barragens de Terra

[pic 1]

2.1.O que é?

        São barragens de pequenas proporções e de baixo custo, são estruturas simples compactadas que dependem de sua massa para resistir ao deslizamento e tombamento, não é necessário muita tecnologia para a sua execução, são construídas à direção do curso d’água com o objetivo de armazenamento e abastecimento. Um dos principais usos das pequenas barragens é para a irrigação.

2.2.Vantagens

        As principais vantagens nas construções de pequenas barragens são: Os procedimentos para se construir são simples e de baixo custo, pois não necessitam de equipamentos sofisticados, é de fácil execução, a fundação da barragem é menos exigente.

2.3.Desvantagens

        Algumas desvantagens em sua utilização são : a facilidade de ser danificada ou destruída pela água corrente que passa sobre ela, ou que fique batendo contra ela. Durante a construção deve ser adequadamente compactada, ou apresentará uma integridade estrutural fraca apresentando pontos de infiltração. Requer uma manutenção continua para evitar erosões, devido ao crescimento de árvores, danos provocados por animais, etc.

2.4.Utilização

        As barragens de terra podem ser utilizadas em vários meios, seja ele urbano, no meio rural, onde se destina a irrigação ou abastecimento de propriedades rurais. Na irrigação é utilizada para corrigir a distribuição natural das chuvas, possibilitando uma boa quantidade de água em épocas de escassez de recursos hídricos. Hoje a irrigação visa aumentar a rentabilidade da propriedade agrícola, através do aumento da produção e produtividade, oposto do que era antigamente, onde se buscava apenas o combate contra a seca.

3.Etapas preliminares para a construção de barragens de terra

3.1.Delimitação da Bacia Hidrográfica

Bacias de contribuição, de drenagem hidrológica, hidrográfica ou de recepção referem-se á área do terreno em que todo o escoamento superficial que seja produto da precipitação pluviométrica se direciona para seção de um único curso de água referência.

Para a escolha de locais propícios à construção de reservatórios de água é de fundamental importância o levantamento de dados básicos, como: mapas variados, perfis dos rios, dados hidrométricos, estudos hidrológicos, históricos e fichas descritivas de estações fluviométricas e climatológicas, dados topográficos e geológico-geotécnicos. Recomenda-se uma consulta a órgãos ou empresas públicas e privadas a fim de se verificar a disponibilidade de dados sobre a bacia em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com