TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO

Por:   •  26/11/2018  •  Artigo  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO

Daniel de Souza Resende, Filipe Ferreira Marques, Júlia Araújo Silva, Nathália Célia da Silva Xavier.

RESUMO

.[a]O objetivo deste estudo é apresentar as características gerais das barragens de aterro. Os quais são colocados de forma resumida os principais aspectos e formas de construções, ressaltando os parâmetros de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional De Recursos Hídricos (CNRH).

De acordo com os dados obtidos no Repositório ANA (Agencia Nacional de Águas), e em pesquisas realizadas por meio de fontes eletrônicas, foram observados a importância de realizar um estudo complexo e prévio do empreendimento, no local a ser construída a barragem, levando em consideração o atendimento a legislação e os possíveis danos ambientais relacionados à implantação da barragem.

Palavras-chave[b]: Barragem de terra. Barragem de enrocamento. Talude .  Água.

Introdução[c]

O presente artigo faz referencia ao tema “Barragens de terra e Enrocamento’’. A barragem é um elemento estrutural, construída transversalmente á direção de um curso d’ água, destinada a criação de um reservatório artificial de acumulação de água.

As barragens são construídas de acordo á sua finalidades, e temos como os principais objetivos:

  • Aproveitamento hidrelétrico;
  • Regularização de vazão, para fins de navegações;
  • Abastecimento doméstico e industrial;
  • Controle de inundações;

E elas podem ser classificadas em diferentes tipos de acordo com o seu objetivo, seu projeto hidráulico, e os tipos de matérias utilizados em sua construção. Com relação aos aspectos, as barragens são classificadas como:

  • Barragens de concreto
  • Barragens de terra
  • Barragens de Enrocamento

Daniel de Souza Resende - gunnergv@hotmail.com; Filipe Ferreira Marques – f-fmarques@hotmail.com; Júlia Araújo Silva – juliaaraujp@gmail.com; Nathália Célia Da Silva Xavier – nathaliacsxavier@hotmail.com

Através destes elementos básicos apresentados, os quais tem uma alta relevância na hora de realizar um estudo para construção de barragens, devemos levar em consideração o levantamento planialtimétrico, estudos geotopográficos, estudos pluviométricos, licenciamento ambiental e atendimento as legislações e portarias/ NBRs.  [d]

De acordo com a resolução Nº 143, de 10 de Julho de 2012,

Estabelece critérios gerais de classificação de barragens por categoria de risco, dano potencial associado e pelo volume do reservatório, em atendimento ao art. 7º da Lei nº 12,334 de 20 de setembro de 2010).

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é apresentar de forma geral os conceitos ligados a barragens de aterro, que subdividem entre barragens de terra e enrocamento, utilizadas em varias funções.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

O texto final foi fundamentado nas legislações, ideias e concepções de autores como: Prof. Romero César Gomes – Departamento de Engenharia Civil/ UFOP, Repositório ANA – MODULO l – BARRAGENS: ASPECTOS LEGAIS, TÉCNICOS E SÓCIOAMBIENTAIS – UNIDADE 9: BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO.

Desenvolvimento[e]

As barragens de terras são as mais utilizadas em suas construções são utilizados materiais naturais com o mínimo de processamento (argila, areia e silte). Segundo Schoklitsch (1946), as barragens de terra podem assumir alturas de até 100 m, desde que as condições geológicas do terreno e os custos envolvidos sejam compatíveis. Para Hradilek et al (2002), essas barragens são apropriadas quando houver a disponibilidade de solo argiloso ou areno-siltoso/argiloso próximo à área da obra, além da existência de um local apropriado para a localização do vertedouro em uma das margens.

Podendo ser homogêneas ou zoneadas, dependendo da qualidade do material existente no local dos processos construtivos a serem utilizados e dos solos que constituem as fundações da barragem. Se no local da barragem existir quantidades suficientes de solo argiloso ou areno-siltoso/argiloso, a barragem homogênea é a mais recomendada para alturas até 10 metros, por ser mais simples e prática em termos construtivos.

 A barragem homogênea é constituída praticamente por um único material, com permeabilidade suficientemente reduzida (depois de compactado) para permitir níveis aceitáveis de percolação. As inclinações dos taludes a montante e jusante, por regra, são diferentes para atenderem adequadamente ao princípio da estabilidade.

Caso inexistam no local as quantidades suficientes de material para a construção de uma barragem do tipo homogênea, recomenda-se a utilização de uma barragem do tipo zoneada ou mista. Neste tipo de barragem, os materiais mais permeáveis são lançados nas partes externas da seção transversal da barragem, sendo os menos permeáveis (material mais argiloso) lançados na parte central e/ou na parte de montante.

        Nas barragens de Enrocamento, o aterro é feito com material rochoso, ou seja, com fragmentos de rocha ou cascalho, compactado em camadas, o local considerado adequado deverá possuir as seguintes características:

  • A disponibilidade de material rochoso em quantidade suficiente. Normalmente é necessário desmontar 100 m³ de rocha para cada 130 m³ lançados no corpo da barragem. As pedreiras devem estar localizadas preferencialmente em cotas superiores às da área de construção da barragem, visando facilitar o transporte de materiais;
  •  A possibilidade de utilização direta do material independente da fonte seja proveniente da escavação das fundações ou das outras estruturas, ou das pedreiras;  
  • A largura do vale, na cota da crista da barragem, deve ser a mais estreita no trecho aproveitável do rio, visando reduzir o volume da barragem;
  •  As fundações e as ombreiras devem ser resistentes e estanques;
  •  Deve haver facilidade para construção e acessos.

Geralmente, uma barragem de enrocamento apresenta mais de 50% de material permeável compactado ou descarregado.

As mais comuns são as de núcleo interno de argila, existindo algumas com face de concreto e, mais recentemente, barragens de enrocamento com núcleo de asfalto, sendo que no Brasil encontramos duas barragens deste tipo: nas usinas hidrelétricas Foz do Chapecó e Jirau.

 Para selecionar o tipo de material e a devida barragem a ser construída no local, deve-se primeiramente, realizar um estudo geotécnico e geológico do local e do material de construção, devem-se conhecer as condições das fundações e a sua relação com o material. É nesta análise que são investigadas a deformação da fundação ou recalque devido ao peso da barragem e a percolação d’água do reservatório através da fundação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com