TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Alimentos

Por:   •  22/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

IFCE CAMPUS SOBRAL

EIXO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

 

 

 

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE RELATIVA

 

 

CRISTINA RODRIGUES SILVA

JULIANA RODRIGUES DA SILVA

 

SOBRAL

2019

CRISTINA RODRIGUES SILVA[pic 2]

JULIANA RODRIGUES DA SILVA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE RELATIVA

Relatório de aula prática apresentado a disciplina de Tecnologia de óleos e gorduras vegetais do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral.

Professor(a): Profa. Katiane Arraes Jales.

SOBRAL

2019

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

3 METODOLOGIA        

3.1 Materiais        

3.2 Equipamentos.......................................................................................................4

3.3 Procedimento........................................................................................................4

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................................. ..5

5 CONCLUSÃO .............................................................................................. ............6

6 REFERÊNCIAS.........................................................................................................6

7 ANEXO......................................................................................................................7


PRÁTICA 2: Determinação da densidade relativa

1 INTRODUÇÃO

         A densidade é uma das propriedades físicas, tendo como uma das aplicações determinar a relação entre sólidos e líquidos das gorduras. Onde a densidade total mede a massa e divide pelo volume, ou seja a massa de um corpo pelo volume que ele ocupa. (ORDOÑEZ, 2007).

        A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma outra substancia denominada como padrão. É comum considerar a água como tal padrão (SAMPAIO; SILVA, 2007).

Quanto maior a densidade do óleo, maior será a massa necessária para o preenchimento do equipamento, ou seja, mais espaço irá ocupar. Esse procedimento pode ser determinado por diversos aparelhos como: densímetro, picnômetro e dilatômetro (SILVA, 2009).        

2 OBJETIVOS

Verificar a densidade de diferentes tipos de óleos.

3 METODOLOGIA

3.1 Materiais

  • Picnômetro;
  • Papel absorvente;
  • Água destilada;
  • Álcool etílico;
  • Óleos (girassol, algodão e coco).

3.2 Equipamentos

  • Balança analítica;
  • Geladeira.

3.3 Procedimento

Inicialmente, determinou-se a massa da água que foi usada como líquido de referência. É importante lembrar que não pode tocar o picnômetro com a mão, utilizou-se sempre papel. Pesou-se o picnômetro seco e anotou-se o valor obtido, em seguida encheu-se o picnômetro de água destilada, colocou a tampa de forma que a água escorreu pelo capilar, enxugou o excesso de água que escorreu pelo braço lateral e levou até a geladeira até atingir 20 °C. Quando atingiu a temperatura desejada, secou externamente o picnômetro e pesou-se na balança analítica, anotou-se o peso e calculou o peso a massa da água, pela diferença do picnômetro cheio com água e do mesmo vazio.

Logo após, foram determinadas as massas das amostras. Esvaziou-se o picnômetro, lavou-o com álcool etílico e esperou secar internamente. Sempre utilizando o papel para tocar no picnômetro, após seco adicionou-se a amostra de óleo até transbordar, limpou-se o excesso de da amostra derramada com papel absorvente e álcool. Em seguida, levou-se até a geladeira até atingir 20 °C, atingindo a temperatura desejada, pesou-se o picnômetro com a amostra, anotou o peso e calculou-se a densidade da amostra conforme mostra o ANEXO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com