TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁREA DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS DA VIDA

Por:   •  11/6/2020  •  Ensaio  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL[pic 1]

ÁREA DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS DA VIDA

AGR 0211 – Irrigação e Drenagem

Prof. Henrique Cunha Corrêa

TAREFA 01 – IRRIGAÇÃO E DRENAGEM – peso 3,5 pontos

  1. CASO: lavoura de arroz irrigado por inundação. Considerando um módulo de irrigação de 1,5 L/s.ha, qual será a dotação hídrica total média correspondente (m3/ha e mm), para um ciclo de irrigação de 90 dias?

12,97 mm dia x 90 = 1.167,75 mm

  1. Certa cultura agrícola produz 13.700 kg/ha de matéria seca total (MSt), consumindo na média 450 L de água por kg MSt produzida. A quantos m3/ha e mm correspondem esta necessidade?

6.165.000 litros – 6.165 m³/ha

  1. Certa cultura agrícola produz 10.000 kg/ha de matéria seca total (MSt), consumindo na média 300 L de água por kg de MSt produzida. A quantos m3/ha e mm correspondem esta necessidade?

3.000.000 litros – 3.000 m³/ha

  1. A dinâmica da água no sistema solo-planta-atmosfera obedece aos níveis variáveis do estado energético da água em diferentes pontos desse sistema. Esse estado energético é chamado de potencial total da água, o qual é expresso pela soma algébrica dos seguintes componentes. Identifique esta soma algébrica:

ψT = ψg + ψp + ψos + ψm

  1. O que você entende por capacidade de água disponível (CAD)?

Capacidade de Água Disponível no solo. Na prática a CAD do solo é o máximo de água que o solo pode reter levando em conta suas características físicas. Isso significa que cada tipo e textura de solo possuem CADs diferentes.

  1. Como é denominada a necessidade total de água de uma cultura e em que unidades pode ser expressa?

Necessidade hídrica, expressa por mm/dia

  1. Em função da eficiência de irrigação, a dose de irrigação calculada deve ser corrigida, para compensar as perdas verificadas durante a irrigação. Assim sendo, a dose bruta de irrigação consiste na?

A dose bruta consiste no volume total a ser utilizado para obter a eficiência da irrigação, sendo já considerado o volume total, contabilizando as perdas, para que assim seja possível atingir o volume desejado.

  1. No dimensionamento das instalações de recalque (bombeamento) de água para um sistema de irrigação, deve-se procurar, sempre que possível, manter a potência instada em níveis mais baixos.

(   x  )

Certo

(     )

Errado

  1. O ferro dissolvido na água de irrigação (Fe+2) reduzido, ao oxidar-se e passar a forma Fe+3, precipita podendo causar ________obstrução______________________ nas tubulações e emissores do sistema de irrigação por gotejamento
  2. Eficiência de irrigação é o parâmetro que expressa o nível de aproveitamento hídrico em um sistema de irrigação. Um índice de 67% de eficiência representaria que da água total bruta derivada ao projeto a cultura estaria aproveitando efetivamente ___45______ %, sendo que __22______% estariam sendo “perdidos” no processo de irrigação.

  1. Nas duas situações a seguir (situação 1 e situação 2), indique:
  1. Onde o potencial de pressão é nulo;
  2. Qual o potencial total nos pontos A e B;
  3. Onde há potencial matricial?

Situação 1

                  N.A                  10 cm[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Situação 2

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16]

        [pic 17]

OBSERVANDO AS 2 SITUAÇÕES ACIMA (1 e 2), RESPONDA NOS 3 QUADROS ABAIXO, OS ITENS I, II E III PERGUNTADOS NA ORDEM DO EXERCÍCIO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com