TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA
Cursos Superiores de Tecnologia 


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TECNÓLOGO DE GESTÃO AMBIENTAL


ALUNO: Kauana Nascimento Brito

RA:1722081

PÓLO: JUINA MT

        JUINA-MT, 2018

RESUMO

A água é um dos componentes essenciais para a manutenção da vida no planeta, desempenhando um papel fundamental nos processos metabólicos dos seres vivos e no desenvolvimento dos fenômenos climáticos. Ao longo dos séculos a complexidade dos usos da água pelo ser humano aumentou e produziu poluição e degradação. Os usos múltiplos da água e as permanentes necessidades de água para fazer frente ao crescimento populacional e às demandas industriais e agrícolas têm gerado permanente pressão sobre os recursos hídricos e superficiais.

Define nascente como o afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água e olho d’água é considerado o afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente. A legislação ainda prevê que uma área com raio mínimo de 50m deve ser delimitada no entorno dos afloramentos perenes, compondo Áreas de Preservação Permanente (APP), cujo principal objetivo é a manutenção da vegetação nativa que protege e mantém o equilíbrio das nascentes.

Mesmo apresentando grande importância ambiental, as nascentes continuam sendo degradadas. A proteção das APP’s é fundamental para a preservação das nascentes e cursos d’água. A redução destas apresenta como consequência a erosão dos solos, diminuição da biodiversidade no local e degradação de grandes áreas.

A vegetação ciliar é fundamental na proteção dos corpos d’água e das nascentes contra o assoreamento, a contaminação química, como agrotóxicos e em vários casos, como em zonas rurais, são os únicos remanescentes florestais e acabam sendo também essenciais à conservação da fauna.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com