TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPÍTULO II: TAXONOMIA

Por:   •  7/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO II: TAXONOMIA

Os rizomas são caules subterrâneos que crescem, reproduzem-se e se afastam do bambu para colonizar novos territórios. Dão origem aos brotos que cresce e formam as partes aéreas do bambu, dependem do tipo de solo, espécie de bambu e idade, normalmente não estão muito profundos, mas podem passar de um metro abaixo da superfície (Vasconcellos, 2000).  

Esses podem ser de tipos distintos podendo ser paquimorfos, ou seja, possuem  forma de bulbos e seus entrenós são curtos e compactos, sua ponta está inclinada para cima e dela origina-se o colmo do bambu. As gemas presentes nos nós do rizoma originam novos rizomas, esses são entouceirantes e crescem lateralmente e radialmente. Já os leptomorfos, são delgados e compridos e seus entrenós são bem espaçados e longos, a ponta está no plano horizontal., crescem lateralmente e radialmente, afastando seus colmos um do outro( McClure, 1966).

O colmo é a parte do bambu que mais te variações entre as espécies, podendo ter fatores externos como cores, distâncias entrenós, diâmetro, tamanho e internos bastante distinto (Ghavami e Marinho, 2005).

Esses possuem nós e entrenós, podendo ser sólidos, fistulosos ou medulosos, eretos, arqueados, apoiantes ou escandentes. Podem ter desde milímetros ate muitos centímetros de diâmetro. Suas paredes podem variar sendo delgadas e frágeis ou espessas e rígidas, podendo também ser cilíndricos, sulcados ou levemente achatados, sua cor pode ser tons de verdes, castanhos e amarelos A superfície pode mudar sendo lisa  ou áspera, o comprimento dos entrenós ao longo do colmo e a morfologia da região nodal também variam (DRUMOND, P. M.; WIEDMAN, G, 2017)

[pic 1]
Figura 1: Colmo de Bambu Cortado
https://www.embrapa.br/busca-de-imagens/-/midia/3663001/colmo-de-bambu-cortado

As folhas caulinares, brácteas ou bainhas protege os brotos nos entrenós até que os colmos do bambu atingirem  o crescimento completo, e os galhos inicie seu crescimento.  Essas são formadas pela bainha, pela lâmina ou limbo, pela lígula franjada e duas aurículas cerdadas, características que variam e são bem distintas entre as espécies,  (Lodoño, 1993; Lodoño, 2001)

As folhas de bainhas possuem a bainha foliar mais desenvolvida que a lâmina já nas folhas de ramos, que as funções principais são atividades de fotossíntese, respiração e transpiração, possui maior quantidade do tecido fotossintetizante, localizado nas lâminas foliares, mais desenvolvidas e de formas diversas, podendo ser, por exemplo, lineares, linear-lanceoladas, lanceoladas ou ovais (DRUMOND, P. M.; WIEDMAN, G, 2017)

Os galhos dos bambus se formam dos brotos, esses são chamados de gemas, estão nos entrenós dos colmos, alternando de um lado para outro a cada nó, o volume de gema vária de acordo com a espécie (Lodoño, 1993; Vasconcellos, 2000).

As flores dos bambus são agrupadas inflorescências denominadas espiguetas, cada flor está protegida por um par de brácteas, chamadas lema e pálea, que formam um antécio. Cada espigueta possui brácteas basais, ou glumas, e antécios podendo ser de um a vários antécios, e as sinflorescências de uma a varias espiguetas.

De acordo com Vasconcellos 2000, podemos citar algumas espécies e suas características, o Dendrocalamus giganteus é uma espécie com um grande porte, seus colmos atingem até 35 metros de altura, com um crescimento muito acelerado, cerca de 1 metro por dia, é original da Malásia, se desenvolve e touceiras concentradas e densas. Já o Dendrocalamus asper pode alcançar ate 10 polegadas de diâmetro e cerca de 25 metros, se desenvolvendo e touceiras mais concentradas mas não densas como as espécie anterior.

[pic 2]

Figura 2: Dendrocalamus giganteus

(www.bambooweb.info/bb)

[pic 3]

Figura 3: Dendrocalamus asper

(www.brieri.com)

A espécie Guadua angustifólia, é facilmente encontrada no território brasileiro, possui cerca de 25 centímetros de diâmetro podendo até ultrapassar, é de alta resistência mecânica e possui uma faixa esbranquiçada na região dos nós contornando todo o perímetro que a difere das outras. Já a Bambusa vulgaris tem colmos que ultrapassam os 6 metros de altura e 5 centímetros de diâmetro possui uma cor amarelada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (296 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com