TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Produtiva Suco de Limão Industrializado

Por:   •  13/10/2018  •  Artigo  •  4.369 Palavras (18 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia de Rio Preto

Cadeia Produtiva

Do

Suco Industrializado

De Limão

Alunos (as): Klisly Dark, José Alves, Jhernnifer Leticia, Rafaela Santana.

Turma: Noite

Disciplina: Produção Agroindustrial e Defesa Sanitária

Curso: Tecnologia em Agronegócio

Professor: M.e Eduardo Oliveira Ignácio

São José do Rio Preto, 01 de Outubro de 2017


Cadeia Produtiva do Suco Industrializado de Limão

Klisly Dark Pereira de Jesus, Rafaela Santana, Jhennifer Leticia, José Alves

Faculdade de Tecnologia, FATEC de S. J. do Rio Preto

Resumo:

Como podemos entender melhor o desenvolvimento de uma cadeia produtiva do suco industrializado de limão, este trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar como funciona uma cadeia produtiva de suco industrializado de limão, quais as exigências e barreiras tarifarias existentes, o que o mercado está exigindo no momento em relação a cuidados no processo de produção, quais cuidados que se deve ter com o fruto para que ele seja apto a consumo e transformação e outros cuidados no processo de produção e transporte.

Palavras-chave: limão taiti, suco industrializado, cadeia produtiva

Abstract: 

As we can better understand the development of a productive chain of industrialized lemon juice, this work was elaborated with the objective of showing how a productive chain of processed lemon juice works, what the requirements and tariff barriers exist, what the market is demanding at the moment regarding care in the production process, what care should be taken with the fruit so that it is fit for consumption and processing and other care in the production and transportation process.

Keywords: Lemon tahiti, juice industrialized, productive chain

1. Introdução

Sabemos que o limão é um fruto que pode não ter a polpa consumida in natura, porém seu extrato é amplamente usado em bebidas, doces, sorvetes e molhos para salada. Ele é classificado em mais de 70 variedades, sendo as mais conhecidas o Taiti, Galego e o Cravo. O sabor característico do limão vem do acido cítrico, eficaz no combate de resfriado e também na regularização das taxas de colesterol.

O limoeiro é originário da Ásia, foi trazido para o Brasil pelos europeus e sua produção teve inicio no século 20, hoje o Brasil é o maior produtor mundial de limão Taiti que é um fruto hibrido, resultado da enxertia da lima da Pérsia e do limão cravo, essa qualidade tem um grande valor comercial, pois tem ausência de semente, um elevado volume de suco e tendo a capacidade de produzir o fruto o ano inteiro desde que adote as tecnologias adequadas, sendo assim ele tem um excelente potencial para exportação.

De acordo com Lima (2016) no Brasil interior de São Paulo especificamente na cidade de Itajobi temos o maior indicie de produção de limão Taiti, podemos considerar que essa é a capital do limão. Essa cidade e mais outras 20 pequenas cidades produzem juntas 70% do fruto brasileiro.

2. Revisão de Literatura

2.1. Origem do Limão Tahiti

Segundo o portal globorural (s/d), o limão teve origem na Asia, uma de suas caracteristicas é o sabor acido citrico que é eficaz no cmbabate a gripes e resfriados. No Brasil a produção do limão teve inicio no seculo 20, quando encontravamos em uma luta contra a gripe espanhola, nessa epoca o limão era vendido a a peso de ouro.

Segundo o portal globo rural  (s/d), hoje o Brasil é um grande produtor mundial de limão Tahiti, que é  um fruto hibrido, resultado da enxertia da lima da Pérsia e do limão cravo, além do limao Tahiti ainda ha cerca de 70 variedades de limões em todo o mundo, porém no Brasil os mais conhecidos são o Tahiti, Siciliano e Galego.

Como em todo o mundo, cultivam-se no Brasil variedades híbridas de limão, propagadas por enxertia, cujos frutos apresentam diferentes tamanhos e mudam muito de aspecto, podendo ter casca lisa ou rugosa e mais ou menos suco. Taiti, siciliano, eureka, feminello, vilafranca e berna estão entre as variedades mais plantadas no Brasil (PORTAL SÃO FRANCISCO, S/D).

2.2. Planta

A lima ácida Tahiti, chamada popularmente de limão, é uma planta tropical de rápido crescimento, que alcança quatro a seis metros de altura. A copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico (PORTAL SEBRAE, 2016).

Segundo o Portal Sebrae (2016), dentre as diversas espécies cítricas, a lima ácida Tahiti é considerada uma das mais precoces – a fase produtiva se inicia a partir do segundo ano de plantio. Floresce e frutifica ao longo do ano, mas tem maior produção de janeiro a junho e menor oferta de julho a dezembro.

Segundo o Portal do Jardim (2009), o limoeiro é uma arvore de porte relativamente pequeno, de folhas persistentes, seu fruto tem uma elevada concentração de vitamina C. Tem também uma rica concentração de ácido cítrico que lhe dá o seu gosto extremamente forte. O pH chega a estar compreendido entre 2 e 3.

2.3. Cultivo

Segundo o Portal Sebrae (2016), o limão Tahiti exige atenção e planejamento do produtor, pois a diversos problemas com pragas e doenças. Um dos métodos usados para inibir possíveis dores de cabeça para o produtor é adquirir mudas der qualidade e com procedência, evitar mudas que tenham sempre o mesmo porta enxerto.

A utilização de mudas de boa qualidade é base para o sucesso e longevidade do pomar, garantindo a sua produtividade, menor incidência de doenças e, consequentemente, o retorno econômico do investimento (PORTAL SEBRAE, 2016).

De acordo com Neto (2016), para iniciar a produção temos que ver se o clima da região está entre 23°C e 32°C, visto que esse é o clima adequado para o cultivo. É necessário analisar o solo, inserir calcário no solo para diminuir a acidez e também arar a terra para facilitar o plantio. O limão deve ser plantado através de mudas com ótima procedência, a melhor época para realizar plantio é no período chuvoso, sempre respeitar o espaçamento entre mudas, pois quando grandes elas necessitam de iluminação solar e ventilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (892.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com