TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA CULTURA CENOURA

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 8

EFEITO DOS FATORES ECOLÓGICOS

  • TEMPERATURA
  • UMIDADE
  • RADIAÇÃO SOLAR
  • VENTO

RELAÇÕES HÍDRICAS, FOTOSSÍNTESE E TRANLOCAÇÃO DE RESERVA.

EFEITO DOS REGULADORES VEGETAIS

INTRODUÇÃO

A cenoura é uma hortaliça da família Apiacea, do grupo das raízes tuberosas, cultivada em larga escala nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. A estimativa de área plantada no Brasil em 2001 foi da ordem de 28 mil hectares com produção de 750 mil toneladas de raízes. Os municípios com maior produção são: Carandaí, Maria da Fé e São Gotardo (Minas Gerais); Piedade, Ibiúna e Mogi das Cruzes (São Paulo); Ponta Grossa e Marilândia (Paraná) e Irecê (Bahia). Embora melhor produzida em áreas de clima ameno, nos últimos anos face ao desenvolvimento de cultivares tolerantes ao calor e com resistência às principais doenças de folhagem da cultura, o cultivo de cenoura vem expandindo-se também nos Estados da Bahia, Pernambuco, e no Distrito Federal. Esta olerícola apresenta alto conteúdo de vitamina A (12000 UI/100 g), textura macia e paladar agradá- vel. Além do consumo in natura, é utilizada como matéria prima por indústrias processadoras de alimentos, que a comercializam na forma de seleta de legumes, alimentos infantis e sopas instantâneas.

EFEITOS DOS FATORES ECOLÓGICOS

A cenoura em germinação até os primeiros 30 e 40 dias e quando nova, é muito fraca e fatores adversos podem causar falhas na cultura. Assim, o vento excessivo, seca a superfície do solo e associado à alta radiação solar cria uma crosta difícil de ser rompida pela semente em germinação, principalmente quando os solos são ricos em argila. Também a chuva excessiva e forte, comum no período mais quente do ano causa a compactação do solo dificultando a germinação e destrói as plantas novas.

        Condições ambientais como temperatura ou fotoperíodo podem provocar a indução do estado reprodutivo, iniciação de meristemas florais, desenvolvimento morfológico de flores ou mesmo a própria a antese.

        A temperatura exerce influência sobre vários parâmetros como: germinação, desenvolvimento de raízes e florescimento. Alguns autores salientaram a importância do conhecimento das temperaturas médias registradas durante o ano na região a ser cultivada para se estabelecer a melhor época de plantio. Estes mesmos autores afirmam ainda, ser igual a importância do conhecimento das características do cultivar a ser plantado, sobretudo no que diz respeito á precocidade e comportamento quanto a temperatura.

        De uma maneira geral, temperaturas entre 15°C e 21°C são mais favoráveis ao melhor desenvolvimento das raízes, as quais nesta faixa adquirem melhor formato e coloração mais intensa. Em condições de temperaturas inferiores as 15°C, as raízes apresentam-se mais finas e compridas, e quando sob temperaturas acima de 21°C, são curtas e grossas. Quando recebem períodos prolongados de temperaturas elevadas, há um retardamento do crescimento inicial das raízes e redução de produção. Se a superfície do solo for aquecida a temperatura muito elevada, poderá queimar as plântulas na altura do colo,

        A planta da cenoura é sensível a geada, porém caso ocorra em um período após 80 dias a semeadura, existe condições de se comercializar raízes de maior tamanho.

        Uma faixa de temperatura que determina uma boa taxa de germinação, seria de 8ºC a 30ºC, sendo que sob temperaturas muito baixas não germinação, ou em alguns casos, necessita-se de um numero maior de dias para que ocorra a germinação. Sementes expostas a temperaturas elevadas apresentam queda na taxa de germinação. Em temperatura ótima de armazenamento das raízes (porém em período curto, menos de 3 meses) as plantas não florescem, exceto nos casos em que no campo ocorram condições de baixa temperatura e fotoperíodo longo. Porém se o período de armazenamento à temperatura inferior a temperatura ótima é longo (6 meses), mesmo que no campo as condições de luz e temperatura não tenham sido adequados, as plantas florescem.

        Sementes de cenoura germinam melhor em solos bem irrigados. Isso ocorre  mesmo quando o teor de água aproxima-se no valor da capacidade de campo. No entanto, não obtiveram boa germinação quando o solo apresentou-se o teor da de água no solo acima do ponto e murcha permanente, também não observaram boa germinação quando o solo apresentou-se saturado de água.

O solo deve ser mantido úmido, mais sem que ultrapasse o ponto de murcha permanente. Se a semeadura for muito profunda, as plântulas podem não emergir; se for muito superficial poderão haver falhas na germinação, devido ao secamento da camada superficial do solo. Desta forma, para garantir uma melhor conservação de sementes, propiciando a manutenção do poder germinativo, devem ser observados os teores de umidade da semente da semente, do ar circundante e a temperatura do solo.

TEMPERATURA ºC

5°C – 10ºC

21°C

27ºC

UMIDADE DA SEMENTE

13%

9%

7%

UMIDADE DO AR

45%

65%

73%

80%

UMIDADE DA SEMENTE

7,5%

10,0%

11,0%

12,5%

A Alta umidade relativa do ar associada a temperaturas elevadas favorece o desenvolvimento de doenças nas folhas durante a fase vegetativa da cultura, por esse motivo, durante a fase vegetativa e reprodutiva a umidade relativas do ar por volta de 40% a 60%, intensificam o processo de formação da raiz e consequentemente um sabor mais firme da mesma.

RELAÇÕES HÍDRICAS, FOTOSSÍNTESE, TRANSLOCAÇÃO E RESERVA, FOTOPERIODISMO.

O excesso de água no solo diminuiu a troca de gases entre o solo e a atmosfera externa, resultando numa deficiência de oxigênio na parte radicular. A deficiência de oxigênio reduz a taxa de respiração dos tecidos radiculares e, como consequência, diminui a densidade radicular, aumenta a resistência das paredes celulares ao movimento da água e de nutrientes, além de provocar a formação de compostos tóxicos no solo.

        Em cenoura, grande parte do material sintetizado nas folhas durante o primeiro  ano de desenvolvimento é estocado na raiz na forma de açúcares de reserva. Esta reserva do material é utilizada durante o segundo ano para a produção de novos caules, flores e sementes, mas antes do transporte da raiz para a sede de renovação de crescimento, a enzima invertase decompõe a reserva em dextrose e levulose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com