TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento da historia da agricultura

Por:   •  17/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

HUGO LEONARDO BATISTA SANTOS

A Contribuição da Ciência e da Tecnologia para o Desenvolvimento do Agronegócio.

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Olericultura no 6º período, sob orientação da Prof.º Dr.º Carlos Allan.

Paripiranga, Ba

Abril de 2015.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PONS, Miguel Angel. História da Agricultura. 2 ed. Ampl. Caixias do Sul. Ed. Maneco, 2008. 320p.  

 

CREDENCIAIS DO AUTOR: Formado em Engaria Agronômica, pela Universidade Federal de Santa Maria, no Estado do Ri Grande do Sul.  Ingressou no serviço público, no Ministério da Agricultura e Abastecimento, em 1982 e desde então atua na inspeção e fiscalização de vinhos e derivados da uva e do vinho.

RESUMO DA OBRA: a obra em questão retrata fatos da história da agricultura. Também apresenta conhecimentos agrícolas de antigos escritores romanos. discorre sobre a história da agricultura, focando quase a totalidade dos produtos agrícolas. Vincula o desenvolvimento das culturas e os avanços da agricultura a fatos históricos relevantes.

CAPÍTULO 1

A revolução neolítica

“Foi um momento impar quando o primeiro agricultor enterrou algumas sementes e a guardou confiante a natureza realizar o milagre da vida”. (p. 22).

(...)Algumas plantas agrícolas tiveram uma origem bem diversa geograficamente falando. (...)”. (p. 25).

Parecer: este capítulo fala que os produtos cultivados variavam de região para região com a natural predominância de espécies nativas, como o trigo, cevada, arroz, milho, batata doce e mandioca. Uma vez iniciada a atividade, o humano foi aprendendo a selecionar as melhores plantas para a semeadura e a promover o enxerto de variedades, de modo a produzir alimentos mais nutritivos do que os selvagens.

CAPÍTULO 2

Agricultura na antiga China

“As atividades agrícolas, na fértil planície de loesse no norte e no curso do Huang-Ho, garantiam a sobrevivência de uma população em constate aumento, numa época em que se substituía o uso da pedra polida pelos metais. (...)”. (p. 41).

“Já mencionamos como o Oriente Médio e No Mediterrâneo, trigo, oliveira e videira estavam predestinados a se tornarem plantas de “alta civilização”, isto é planta que gozam de uma reverência  ritualizada e  de um prestígio que transcende a sua importância econômica ve social. (...)”. (p. 46/47).

Parecer: Neste capítulo o autor relata que a China se tornou um país predominantemente agrícola. Por volta de 1985, cerca de 63% da população vivia em áreas rurais e a mão de obra era usada em trabalhos no campo. A agricultura chinesa produz trigo, arroz, batata, amendoins, milho, algodão e muitos outros produtos.

CAPÍTULO 3

Agricultura no grande Império Inca

“Os incas enfrentaram o desafio de falta de terras aptas para a agricultura. (...).” (p. 59).

“Armazéns públicos grudavam as colheitas destinadas ao consumo dos sacerdotes que se alimentavam com a produção das terras dos Sol. (...)”. (p. 60).

Parecer: relata que a agricultura espalhou-se por todo o império, desde a Colômbia até o Chile, com o cultivo de grãos comestíveis da planície litorânea do oceano Pacífico, passando pelos altiplanos andinos e adentrando na planície amazônica oriental. O plantio era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação.

CAPÍTULO 4

Agricultura Asteca

“No que diz respeito à apropriação e ao uso de terras, no império asteca, deve-se destacar que a terra útil para a agricultura no vale e na orla do lago Texcoco, assim como a recuperada no leito do lago (chinampas) pertencia a nobres de diversos clãs astecas. (...)”. (p. 66).

Parecer: relata sobre a habilidade que os astecas possuíam em cultivar em terras quase totalmente circundadas de água dos lagos – chamadas chinampas. Os Astecas faziam com que as raízes das árvores e plantas estivessem sempre em contato também com a água, deixando-as ricas em nutrientes.

CAPÍTULO 5

Agricultura no antigo Egito.

“Poderíamos dizer que a maioria das terras no Egito eram propriedade profana, secular, pois pertencia ao faraó reinante, já que também muitas terras eram propriedade da religião oficial. (...)”. (p. 76).

Parecer: As colheitas mais importantes eram de trigo e cevada. o cereal era armazenado em celeiros de forma cônica, construídos dentro de um pátio cercado por altas muralhas.

CAPÍTULO 6

Agricultura na Grécia Clássica.

“Na Grécia cultivavam-se os seguintes cereais: Trigo, cevada e aveia. (...)”. (p. 98).

“O interesse dos gregos pela botânica tinha seus motivos, se levamos em conta sua prática de amplo uso de vegetais como remédio para a cura de doenças. (...)”. (p. 106).

Parecer: A base da Agricultura na Grécia Antiga eram o cultivo de uvas, azeitonas e cereais, trigo, cevada que foram os produtos agrícolas mais cultivados pelos gregos.

CAPÍTULO 7

Agricultura no Império Romano.

“Estudos e pesquisas sobre a evolução das condições agrárias na Roma antiga e os conflitos planos de distribuição de terras cultivável aos plebeus, bem como a legislação sobre congelamento do preço do trigo , que foram o estopim de sangrentos episódios envolvendo os irmãos GRACOS – Tibério e Caio – tribunos da plebe, tem sido assunto de grande interesse para os economistas, sociólogos e filósofos modernos. (...)”. (p. 112).

Parecer: A principal cultura era a espelta e o pão era o alimento básico em todas as mesas romanas. A posse da terra era um fator dominante na distinção entre a aristocracia e as pessoas comuns. Quanto mais terra tivesse mais importante era um romano na cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com