TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gladwell, Malcolm. Blink: a decisão num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

Por:   •  21/3/2017  •  Resenha  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Gladwell, Malcolm. Blink: a decisão num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.           

         Blink traz varias perguntas, sobre varias situações que pessoas convivem no dia-dia com nos próprios como as escolhas, por exemplo, que fazemos num piscar de olhos, mais não é tão simples assim quanto parece. O cérebro como ele age em determinadas situações, Blink faz pensar realmente de outra forma depois que se ler, pois traz descobertas neurológicas recentes, escrito por Gladwell considerado o mais novo líder do mundo empresarial.  

        Gottman provou uma coisa notável. Depois que analisa uma hora de conversa entre marido e mulher, ele pode prever, com 95% de certeza se estes casais irão ficar juntos por 15 anos. Segundo Gladwell (2005, p.18)

         A citação mostra, o porquê é chamado de fatias finas por nosso inconsciente, de achar padrões em varias situações e comportamentos em relação a fatias finas de saber.

            Um tenista e treinador, que descobriu ser capaz de saber quando os demais tenistas cometeriam uma dupla-falta nos jogos, algo raro em jogos profissionais. Essa capacidade era algo que ele não tinha consciência de como sabia definir, mas ele acertava em 100% dos casos, porém ele não sabia explicar. (pg.36)

De acordo com a citação, traz experiências que, comprovam, que a nossa mente inconsciente fica a procurar soluções para problemas mesmo quando desistimos, conscientemente. 

             Os eleitores na eleição presidencial de 1920, que deram uma olhada em Warren Harding, chegaram a uma conclusão apressada e deixaram de pensar. No caso dos eleitores, seu erro produziu um dos piores presidentes que os Estados Unidos jamais tiveram. (pg.67)

No erro de Warren Harding, mostra como, preconceitos influenciam as nossas decisões. Um caso típico foi Warren Harding, ex-presidente dos EUA, que foi eleito inconscientemente, claro devido à sua aparência física, por mais que custe acreditar.

“Se você se envolver demais na produção de informações, irá se afogar nos dados. Gladwell” (pg.99)

A grande vitória de Paul Van Riper é marcada pela vitória sua em, uma guerra, simulada no Pentágono, onde, ele comandava uma equipe sem nenhuma tecnologia enquanto, a outra usava tecnologia de ponta, mais quem ganhou essa guerra adivinhe? Foi o general Riper com sua, percepção e a simplicidade, são coisas que nunca haverá tecnologia para vencer. Então Blink mostra nessas situações que excesso de informação prejudica.

Segundo Gladwell (2005, p.108) Um gole é muito diferente de sentar-se e tomar a bebida inteira, além disso, a maioria das pessoas não distingue embalagem de produto que influencia.

 No dilema de Kenna, trás a Idea de como, vai distinguir uma coisa da outra as cegas só com o gole de um refrigerante, praticamente iguais, não dá. Porque só especialistas para definir qual o melhor.

           Gladwell (2005, pg.143 a 150), no ultimo capitulo sete Segundos no Bronx  trás ideias incríveis de pesquisadores. Paul Ekman diz que há varias possibilidades de ler mentes olhando para o rosto das pessoas. Shultz nos traz a Idea que identificamos uma pessoa passados anos, mas não a nossa mala no Aeroporto. Klinger diz que quando nós estamos bastante nervosos pressão cardíaca elevada, nós passamos a pensar igual a um cão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com