TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil de Trabalho

Por:   •  30/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS GUANAMBI.

Curso de Agronomia

Disciplina: Biologia Geral

Docente: Sayonara Cotrim Sabioni

Discente: Igor Viana Alves

Atividade Avaliativa sobre Biologia Celular

Guanambi/ BA

Dezembro/2020

  1. Defina célula.

R: A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.

  1. Caracterize o processo que os organismos utilizam para armazenar e transferir informações a seus descendentes.

R: O organismo parental transfere informações especificando, em extraordinário detalhe, as características que seus descendentes devem ter. Esse fenômeno de hereditariedade é parte central para a definição da vida: ele diferencia a vida de outros processos, como o desenvolvimento de um cristal ou a queima de uma vela, ou a formação de ondas na água, nos quais são geradas estruturas ordenadas, mas sem o mesmo tipo de ligação entre as características dos pais e as de seus descendentes.

  1. Defina:

      a) Monômeros

R: Esses monômeros, compostos químicos conhecidos como nucleotídeos, são nomeados a partir de um alfabeto de quatro letras – A, T, C e G – e estão ligado um ao outro em uma longa sequência linear que codifica a informação genética, assim como as sequências de 1s e 0s que codificam as informações em um arquivo de computador. Cada monômero em uma cadeia simples de DNA – ou seja, cada nucleotídeo – consiste em duas partes: um açúcar (desoxirribose), com um grupo fosfato ligado a ele, e uma base, que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) ou timina (T).

b) Polímeros

 R: Cada açúcar está ligado ao próximo pelo grupo fosfato, criando uma cadeia de polímero composta por uma cadeia principal repetitiva de açúcar e fosfato, com séries de bases projetando-se dela. O polímero de DNA se estende pela adição de monômeros em uma das extremidades. Para uma fita simples isolada, essas bases podem ser em princípio, adicionadas em qualquer ordem, pois cada uma se liga à próxima da mesma maneira, por meio da parte da molécula que é igual para todas elas.

  1. Esquematize um Nucleotídeo de DNA e do RNA.

R:

Nucleotídeo de RNA

   Fosfato[pic 1]

        Adenina

        Uracila[pic 2][pic 3][pic 4]

        Citosina[pic 5]

                    Base Nitrogenada        Guanina

                              Ribose                        

Nucleotídeo de DNA

   Fosfato[pic 6]

        Adenina

        Timina[pic 7][pic 8][pic 9]

        Citosina[pic 10]

                    Base Nitrogenada        Guanina

                         Desoxirribose                                

  1. Diferencie todas as bases púricas e pirimídicas: conceito e composição química.

R: Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a adenina (A) e a guanina (G); Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U). As bases nitrogenadas adenina, guanina citosina são encontradas nas moléculas de DNA e RNA, enquanto a timina T pertence especificamente ao DNA e a uracila é exclusiva ao RNA.

  1. Descreva:

a) Replicação do DNA

R: A replicação do DNA é o processo de duplicação da molécula de DNA. Nele ocorre a separação das duas cadeias de nucleotídeos e a formação de cadeias complementares. A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas. Têm-se agora duas moléculas de DNA, constituídas por uma fita antiga, pertencente à molécula original, e uma fita nova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com