TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TESTE DE GERMINAÇÃO DE SEMESTERS DE ALFACE

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

TESTE DE GERMINAÇÃO DE SEMESTES DE ALFACE (Lactuca sativa) E RÚCULA (Eruca sativa).

Bruno Cesar de Oliveira, Beatriz Iasmim, Max Jati, Laiane Pereira da Silva, Wanny Barbosa.

RESUMO: O teste de germinação tem como objetivo principal determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes de hortaliças, sendo os resultados deste teste usados para comparar a qualidade entre diferentes lotes, e, também estimar o valor da semente para o plantio.  Com isso, objetiva-se nesse trabalho avaliar a germinação das sementes de alface e rúcula e comparar com dados fornecidos pelos fabricantes. O teste de germinação foi composto de 3 repetições com 25 sementes por repetição. As sementes foram semeadas em placas de Petri sobre papel filtro umedecido com água destilada. As sementes de alface e rúcula apresentaram 90,6 de germinação no sétimo dia após a semeadura.  Os dados obtidos não conferiram com os dados fornecidos pelos fabricantes.

PALAVRAS-CHAVE: Germinação, alface, rúcula.

INTRODUÇÃO

A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais importante na alimentação dos brasileiros. Seu plantio é feito por meio de sementes, as quais apresentam particular sensibilidade às variações na umidade e temperatura do meio onde germinam, podendo ser afetadas em germinação e vigor (SAMPAIO E SAMPAIO, 1994).

A rúcula (Eruca sativa L.) é uma hortaliça da família das Brassicaceae, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Apesar de ser produzida melhor sob temperaturas amenas, essa olerácea tem sido cultivada ao longo do ano, em diversas regiões do país (Filgueira, 2008).

        A produção de sementes de hortaliças no Brasil tem crescido nos últimos anos, e, com isso a demanda por produtos de qualidade também cresceu, em consequência, a forma de produção foi significativamente afetada. A alta qualidade de sementes é de grande importância, principalmente quanto à germinação uniforme, necessária para garantir um stand ideal de plantas (MENDONÇA et al., 2003).

        O teste de germinação tem como objetivo principal determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes de hortaliças, sendo os resultados deste teste usados para comparar a qualidade entre diferentes lotes, e, também estimar o valor da semente para o plantio (BRASIL, 2009).  Com isso, objetiva-se nesse trabalho avaliar a germinação das sementes de alface e rúcula e comparar com dados fornecidos pelos fabricantes.

METÓDOS

        Foram utilizadas sementes de alface da marca Feltrin Sementes, variedade Lechuga Mônica SF 31 e sementes de rúcula da marca ISLA sementes, cultivar rúcula cultivada. As mesmas foram obtidas em casa agropecuária localizada no município de Santarém/PA. O teste de germinação foi composto de 3 repetições com 25 sementes por repetição. As sementes foram semeadas em placas de Petri sobre papel filtro umedecido com água destilada. Em seguida, ficaram sobre a bancada do laboratório de Biologia no Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS-ULBRA).

        A contagem de germinação procedeu-se segundo Brasil (1992), e foi realizada no quarto e no sétimo dia. Em todos os testes de germinação as primeiras contagens de plântulas normais foram realizadas aos quatro dias e a contagem  final aos sete dias.  As avaliações foram realizadas diariamente até o 7° dia após a semeadura, para que se obtivesse o Índice de Velocidade de Germinação das sementes (IVG), conforme Maguire (1962).  

        O índice de velocidade de emergência e de germinação foi determinado segundo a metodologia proposta por Maguire (1962) : IVE = E1/N1 + E2/N2 + ... + En/Nn, em que: IVE ou IVG = o índice de velocidade de emergência ou germinação; E1, E2,... Em = o número de plântulas emergidas no dia, computadas na primeira, segunda,... e ultima contagem; N1. N2,... Nn = número de dias da semeadura a primeira, segunda,... última contagem.  

        Após o término da germinação (7° dia após a semeadura), as plântulas foram separadas em normais, anormais e deterioradas, sendo determinada a massa da matéria fresca das plântulas normais utilizando-se uma balança analítica, com 3 casas decimais.

        Para a avaliação da massa seca, as plântulas foram mantidas em estufa a uma temperatura de 105°C por 72 horas. Em seguida, a massa da matéria seca foi determinada usando a mesma balança empregada para determinação da massa da matéria fresca.  

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Segundo Brasil (1992), as avaliações da germinação das sementes de alface e rúcula devem ser realizadas no quarto e no sétimo dia após a semeadura. No quarto dia após a semeadura as sementes de alface apresentaram 89,3% e no sétimo dia apresentaram 90,6% de germinação, e as de rúcula, no quarto dia apresentaram 86,6% e no sétimo 90,6 % de germinação (Tabela 1).

        Os dados obtidos para as sementes de alface e de rúcula não conferem com os dados fornecidos pelos fabricantes, que são de 95% de germinação para a variedade estudada de alface e de 98% para a rúcula.

         Cantliffe (1997), relata que a germinação das sementes pode ser afetada por vários fatores tais como: a temperatura, a aeração, a umidade, a espécie, a cultivar, a qualidade da semente, a secagem e as condições de ambiente durante a conservação.

Tabela 01 - Valores médios da germinação das sementes de alface e rúcula aos 4º e 7º dias após a semeadura.

Sementes

% Germ. no 4º dia

%Germ. no 7º dia

Alface

89,3

90,6

Rúcula

86,6

90,6

Como pode ser observado na (Tabela 2) o índice de velocidade germinação (IVG) das sementes de rúcula com 8,90 plantas por dia foi superior ao das sementes de alface com 8,83 plantas por dia. O condicionamento de sementes de alface em temperaturas sub ótimas pode-se reduzir a germinação a valores baixos (NASCIMENTO E CANTLIFFE, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com