TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Melhoramento

Por:   •  7/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

1. Discorra sobre Endogamia (principais conceitos, como é utilizada no melhoramento de plantas, quais os tipos e sistemas mais comuns).

R.: A Endogamia é conhecida por sua causa, em que ocorre o aparecimento de características deletérias, ou seja, uma característica prejudicial ao indivíduo, isso acontece por ocorrer cruzamento de indivíduos com algum grau de parentesco, que promove a homozigose. No melhoramento a Endogamia é utilizada para a fixação genética dde um genótipo. Dos sistemas temos a autofecundação, retrocruzamento, irmãos completos e meios irmãos.

2. Discorra sobre Depressão Endogâmica. Em plantas com qual sistema reprodutivo o seu efeito é observado? Quais as possíveis consequências desse fenômeno?

R.: Na depressão endogâmica ocorre a perda de vigor pela endogamia, que tem grande ocorrência em plantas alógamas e possui algumas consequências como a presença de alelos deletérios em genótipos homozigóticos e muitos genes recessivos que permanecem ocultos em condições heterozigotas nas populações naturais.

3. Conceitue Heterose, Heterobeltiose e Heterose Padrão. Crie três exemplos com: presença da heterose, ausência da heterose e presença de heterobeltiose.

R.:

4. Darwin estava correto ao afirmar que o “cruzamento promovia um ganho em vigor nas descendências e que autofertilização produzia uma perda de vigor”? É possível determinar qual sistema reprodutivo vegetal observou? Discorra.

R.: Darwin estava correto, pois esse observou espécies alógamas, sendo relativamente menor.

5. Discorra sobre as duas hipóteses genéticas principais para ocorrência da heterose, ou seja, sobre a teoria de Dominância e da teoria de Sobredominância. Explique porque a aceitação de uma não implica na exclusão da outra.

R.: Dominância – a heteroze é devida a existência de dominância parcial ou total nos genes envolvidos e o acúmulo de heterozigotos de F1.

Sobredominância – heteroze ocorre porque o heterozigoto adquire um valor acima de qualquer homizigoto.

Sendo dois métodos indistinguiveis pela sua similaridade.

6. Por que, segundo a teoria de Sobredominância, um heterozigoto adquire um valor acima de qualquer homozigoto? O que esses produzem diferente?

R.: Enzimas diferentes en heterozigotos e homozigotos, produzindo uma enzima superior.

7. Conceitue: Variedades; Cultivares (tipo linha pura e de polinização aberta); Linhagens e Híbridos (Simples, Triplo, Duplo e Múltiplo).

R.: Variedades – obtidas pelo cruzamento natural entre plantas da mesma linhagem;

Cultivares – São variedades cultivadas atualmente;

C. linha pura – Arroz, feijão, soja (autofecundação);

C. polinização aberta – Tomate, pimentão (polinização);

Linhagens – os materiais genéticos homogêneos, obtidos por algum processo autogâmico continuado;

Híbridos – o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com