TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtividade na pecuária de corte com a eficiência da pastagem

Por:   •  17/3/2019  •  Monografia  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

Produtividade na pecuária de corte com a eficiência da pastagem

Nathália Coelho da Fonseca Rattis¹*; Kátia Feltre2

1 Av. Dom Pedro II, 660 (pessoal) – Centro; 19400-000    Presidente Venceslau, SP, Brasil

2 Centro Universitário Max Planck – Professora Doutora – Rodovia João Ceccon, Km 4 – Jd. Altos do Bela Vista; 13331-400    Indaiatuba, SP, Brasil

*autor correspondente: coelho.nath@hotmail.com


Produtividade na pecuária de corte com a eficiência da pastagem

Resumo

        O resumo é uma descrição geral do trabalho, apresentando de forma resumida todas as seções do trabalho. Deve ser escrito de forma clara e objetiva, e capaz de informar ao leitor em que consiste a monografia e despertar o interesse para leitura de todo trabalho. Os termos Resumo e Palavras-chave devem ser grafados em negrito, alinhados à esquerda com somente a primeira letra da palavra em letra maiúscula. O resumo deve conter no máximo 250 palavras, ser redigido em único parágrafo, em espaçamento simples, no tempo verbal pretérito perfeito do indicativo. O resumo deve ser iniciado com uma curta apresentação da importância/justificativa (contextualização do tema) do trabalho. Em seguida, deve ser apresentado o objetivo geral, que deve ser escrito de maneira sucinta e direta. Deve conter uma breve descrição da metodologia que foi empregada no trabalho de pesquisa, abordando os aspectos mais importantes para o entendimento do trabalho. É importante destacar os melhores ou mais importantes resultados que foram obtidos pesquisa. Deve-se buscar apresentar relações interessantes que chamem atenção do revisor e do público em geral. O final do resumo conter uma conclusão geral (uma ou duas frases). Deve-se ter cuidado para não repetir os resultados. A elaboração do “Abstract” e “Keywords” ou “Resumen” e “Palabras Clave” deve seguir as mesmas regras. O Resumo deve ser seguido de um máximo de cinco Palavras-chave (ou “Keywords” ou “Palabras Clave”) diferentes daquelas contidas no Título e inseridas imediatamente, sem espaçamento, ao Resumo.

Palavras-chave: (inserir até 5 palavras diferentes das contidas no título, separadas por ponto-e-vírgula).

Título em inglês ou espanhol (opcional)

Abstract ou Resumen (opcional)

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Keywords ou Palabras Clave: (opcional)

Introdução

A pecuária de corte no Brasil, apesar de ser uma atividade extensiva, com clima e pastagens propícias para a atividade, passou por diferentes momentos nos últimos anos. Até meados dos anos 90, o boi gordo era visto pelos pecuaristas como reserva de valor, sendo um tipo de preservação de capital já que a economia no Brasil estava desaquecida e com valores altíssimos de inflação.

A partir do Plano Real, em que a moeda voltou a ganhar valor e a inflação começou a se estabilizar, as margens ganhas com reserva de valor foram diminuindo e os produtores tiveram que se adaptar com a nova realidade e a necessidade de capital de giro. Foi a partir desse período que a pecuária de corte passa a ser vista como um negócio em que para obter mais lucro precisa ser gerenciada com uma gestão especializada, baseada na produtividade.

Essa necessidade de melhorar a produtividade e rentabilidade da pecuária também foi devido ao avanço de outras atividades (grãos, cana de açúcar, florestas) e ao limite de área disponível para expansão.

Além do limite de expansão da terra, o seu valor também foi e ainda é um empecilho, fazendo com que o pecuarista aumente sua produtividade primeiro dentro de sua propriedade com novas tecnologias em nutrição, pastagem, manejo sanitário e genética.

As pastagens, por serem a principal fonte de alimento dos animais ruminantes, deveriam ser estudadas e analisadas pelos produtores como também por profissionais para sua melhor eficiência, corrigindo o solo, fazendo a correta adubação e escolha da melhor forrageira para cada tipo de solo.

Porém, sua exploração não tem conseguido se tornar competitiva em relação a outras culturas como milho, soja e cana-de-açúcar. Perdendo espaço para elas pelo uso indevido da pastagem, como pela degradação dos pastos cultivados pela falta de manutenção dos mesmos.

O objetivo deste trabalho é monitorar a área de pastagem após a aplicação de práticas de correção do solo e avaliar como essas práticas podem fornecer maiores ganhos em produtividade.

Revisão de Literatura

O uso de pastagens na produção de ruminantes é a forma mais econômica de alimentação dos rebanhos e, quando bem manejadas e utilizadas respeitando-se suas características fisiológicas, climáticas e de fertilidade do solo, essas pastagens mantêm-se produtivas por muito tempo. No entanto, o cenário predominante no Brasil e no mundo mostra que, devido ao desconhecimento, questões econômicas e situações particulares dos sistemas de produção em que geralmente se insere grande parte das áreas de pastagens encontram-se degradadas, entendendo como degradadas aquelas pastagens que apresentam queda contínua de sua produtividade (Costa et al., 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com