TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO, ELABORAÇÃO LAUDOS, PROJETOS E GEORREFERENCIAMENTO

Por:   •  10/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

CAMPUS IX/BARREIRAS - BAHIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO, ELABORAÇÃO LAUDOS, PROJETOS E GEORREFERENCIAMENTO

GEANDRO DE ALMEIDA SOUZA

Paratinga – BA

2016

GEANDRO DE ALMEIDA SOUZA

        RELATÓRIO DE ESTÁGIO, ELABORAÇÃO LAUDOS, PROJETOS E GEORREFERENCIAMENTO

Paratinga-Ba

2016


1. INTRODUÇÃO

O meio rural sempre viveu grandes transformações em sua dinâmica produtiva e social. Em maior ou menor escala, essas transformações têm sido devidas a intervenções mais ou menos planejadas por agentes que estavam de alguma forma, vinculados a esse universo denominado rural. Considerando que esse processo de intervenção é dinâmico e que o seu formato muda na mesma medida em que promove mudanças na realidade social, propomo-nos, nesta Unidade, a apontar elementos que compõem a trajetória dos projetos de desenvolvimento rural e definir suas diferentes concepções. Enfatizaremos que o processo de intervenção no meio rural pode ser conduzido de diversas formas, com diferentes objetivos e por uma grande diversidade de atores sociais (OLIVEIRA 2010).

O estágio supervisionado de conclusão de curso tem por função fazer com que o aluno vivencie no cotidiano empresarial o que aprendeu ao longo dos anos no ambiente acadêmico e isso será visível durante a passagem pela empresa Terrativa, onde se observará de forma mais íntima todo o processo que envolve a elaboração de projetos, laudos e levantamentos topográficos.

Como forma de estimular o desenvolvimento do campo em suas várias esferas, o governo tem disponibilizado ao longo dos anos linhas de crédito que atendem às necessidades dos produtores rurais em todos os níveis. Essas linhas de crédito podem ser destinadas ao custeio, ao investimento e à comercialização. Quando destinados ao custeio, os recursos financeiros têm por finalidade dar suporte aos produtores quanto a despesas rotineiras e emergenciais de lavouras e rebanhos; quando destinados ao investimento, esses recursos visam ampliar e/ou modernizar os negócios de um produtor através da compra de novos equipamentos, entre outros; por fim, quando destinados à comercialização, esses recursos, visam auxiliar os produtores, quanto à venda e armazenagem de produtos que garantam abastecimento em épocas de quedas de preço.

Um exemplo de estímulo a agricultura é o projeto do PRONAF, O Programa destina-se a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas. 

        O georreferenciamento de imóveis rurais consiste na correta descrição do imóvel, com levantamento das coordenadas dos vértices limites, perímetro e 12 confrontações, georreferenciado ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), com precisão posicional fixada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Tem como objetivo regularizar a malha fundiária do país, acabando com as matrículas emitidas em duplicidade, às descrições de divisas pouco confiáveis; e, principalmente, acabar com a grilagem de terras. Este serviço deve ser executado por profissional habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e no INCRA (COLPO, 2015).

2. OBJETIVOS

Apresentar o funcionamento da elaboração de projetos agropecuários através de um modelo de contratação de recursos utilizando uma das linhas de crédito oferecida aos produtores rurais, custeio agrícola, georreferanciamento de imóveis rurais por meio de levantamento topográfico. E a atuação da empresa Terrativa no município de Paratinga – BA.

3. PROGRAMAÇÃO

5 e 6 de agosto - Reconhecimento do ambiente de trabalho

8 a 13 de Agosto - Visita a propriedades rurais a fim de efetuar avaliação, para elaboração de projetos.

8 a 13 de agosto - Elaboração de Projetos de Investimento Rural – PRONAF

15 a 20 de gosto – Visita a propriedades rurais a fim de efetuar fiscalização de aplicação de recursos.

22 a 27 de agosto – Elaboração de laudos

29 a 31 de agosto – Atendimento clientes no escritório

01 a 03 de setembro - Atendimento clientes no escritório

05 a 10 de setembro – Levantamento planimétrico de áreas rurais

12 a 17 de setembro – Elaboração de plantas e memoriais descritivos de áreas rurais.

19 a 24 de setembro – Levantamento e avaliação de imóveis, para fins de licenciamento ambiental.

26 a 30 de setembro – Elaboração de licenciamento ambiental.

01 de outubro – Atendimento escritório.

03 a 08 de outubro - Elaboração de Projetos de Investimento Rural – PRONAF

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O estágio supervisionado teve início no dia 05 de agosto de 2016 na empresa Terrativa. No período que compreende do dia 19 de setembro ao dia 07 de outubro, foram realizadas atividades no escritório, atendimento e elaboração de laudos. O atendimento era aos agricultores que solicitavam ao crédito do PRONAF e supervisão de imóveis rurais.

Elaboração de projeto de Financiamento

No atendimento aos agricultores, tive a oportunidade de fazer o acompanhamento da elaboração de um projeto de financiamento do Banco do Brasil para produtores rurais, tendo a oportunidade de trabalhar com as planilhas de financiamento que os bancos disponibilizam e documentos importantes para a elaboração de projetos, como os dados pessoais dos interessados e os demais documentos necessários. O auxílio aos agricultores se deu basicamente explicando o funcionamento de como era necessário adquirir o crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com