TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  2.456 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

MÁRLON MENDONÇA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

        

PADARIA PADOCA PÃES E DOCES

Uberlândia

ABRIL - 2016

MÁRLON MENDONCA DE OLIVEIRA

PADARIA PADOCA PÃES E DOCES

Relatório de estágio supervisionado obrigatório  apresentado ao Curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia, como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos.

Empresa: Padoca Pães e Doces.

Orientador: Prof. Dra. Letícia Vieira Castejon

Uberlândia

2016

FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DO ESTAGIÁRIO: MÁRLON MENDONÇA DE OLIVEIRA

ORIENTADOR: LETÍCIA VIEIRA CASTEJON

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE: PADOCA PÃES E DOCES

SUPERVISOR: LETÍCIA VIEIRA CASTEJON

ÁREA DE DESENVOLVIMENTO: PANIFICAÇÃO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 01/12/2016 À 12/04/2016

CARGA HORÁRIA TOTAL: 240 h

AGRADECIMENTOS

Á Deus, por todas as bençãos derramadas na minha vida.

Ào Professor Vítor Hugo Pacheco pela oportunidade concedida em sua padaria.

A Professora Letícia Vieira Castejon por me auxiliar nesse trabalho.

A minha esposa Patrícia Lugo Fatecha pelo conselho de fazer esse curso.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................02

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA ...............................................................................03

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...................................................04

4. RESULTADOS.....................................................................................................................05

5. CONCLUSÃO .....................................................................................................................09


1. INTRODUÇÂO

Dando conclusão ao estágio supervisionado obrigatório do curso de Tecnologia em Alimentos, tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento tanto na área técnica como também na área de relações interpessoais no trabalho e na oportunidade de aplicar os fundamentos e princípios teóricos adquiridos durante o  curso, foi desenvolvidos trabalhos na áreas de panificação, visando relacionar as teorias estudadas à realidade prática.

O Estágio Supervisionado obrigatório foi realizado na empresa Padaria Padoca Pães e Doces, situada na Rua Garcia Lorca N0166, Bairro Nossa Senhora das Graças no municipio de Uberlandia MG.

Para a elaboração deste estagio foram aproveitados  180 h de monitoria da diciplina de Química Analítica Aplicada e 60 h na referida padaria.

O objetivo do estagio foi orientação de funcionarios na parte de organização e procedimentos adequados em boas praticas de higiene, controle de produção e perdas, como também orientação da concedente quanto a necessidade de atendimento ao cliente no que tange  suas necessidades não atendidas.

O estágio foi proveitoso, pela possibilidade de acompanhar de perto as necessidades dos clientes a satisfação dos mesmos ao encontrarem seus produtos desejados como também a frustração por parte de ontros por não encontrarem o produto desejado, bem como pequenas orientações basicas de higiêne e controles fundamentais para qualquer área de produção que o funcionario da mesma não realizava.

Este relatório é composto da descrição das atividades realizadas diariamente durante o período do estagio e de observações das experiências vividas na empresa.

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Padoca Pães e Doces é uma padaria dedicada a venda de panificados, sua infraestrutura e basica, com pucos equipamentos limitando em muito a gama de variedades de produtos comercializados, como a gestão é nova a 3 meses em funcionamento ainda está se adequando as necessidades de seus clientes.

Apesar da dificuldade de espaços da área de manipulação a padaria atende rasoavelmente bem a maior parte de seus clientes que sempre desejam um pão francês e um pão de queijo quente saido na hora, sendo esse o diferencial e constante crecimento da clientela e volume de venda.

O pão francês e o pão de queijo não são elaborados na empresa, são comprados congelados e apenas assados na padaria, o que diminui bastante o gasto com um numero maior de funcionarios e mantem um padrão constante no sabor do pão cuja maior parte dos   clientes fidelizou devido ao sabor e qualidade.

Sua localização também é uma grande vantagem, pois está junto a estabelecimentos comerciais e empresas oficinais que tem bastante mão de obra, ou seja, sempre aparece funcioarios em busca de salgados e lanches rapidos, o que no momento está sendo foco na padaria.

Outra vantagem da Padaria é a existência de pouca concorrência em um longo perímetro e a constante queixa de clientes quanto a qualidade dos pães de seus concorrentes mais proximos.


3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

        Como a padaria é nova algumas exigencias no que diz respeito a higiêne estavam fora do padrão, como inesistência de cartazes de lavagem correta das mãos na área de manipulação e banheiro, paleleira com papel toalha e saboneteira com sabonete para lavagem das mãos.

        O manupulador Auxiliar de panificação também foi orientado quanto a importancia da organização para uma melhor qualidade e agilidate nos seus processamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (267.4 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com